Ir ao conteúdo

Dram calculator /memory type e over clock com 2 e 4 pentes de memoria

Ir à solução Resolvido por Adriel Santos Freitas,

Posts recomendados

• Solução
Postado

Eu estava com 3 pentes de memoria de 2666 mhz da pichau t-grup ,ativei o xmp e coloquei 3000mhz e não funcionou ,só funcionava 2800mhz mais quando coloquei só dois pentes funcionava os 3000mhz sem aumentar a voltagen ,pensei que era incompatibilidade com 3 pentes ,minha placa-mãe é uma b450m gaming/BR e atualizei a bios para a ultima versão disponível que é a 2807 e persistiu o problema ,comprei mais uma pente e continuou o problema ,mais aumentando a tensão de 1.2v para 1.3v o sistema inicia com os 4 pentes a 3000mhz ,mais quando inicio um game leve jogo lol depois de um tempo da tela azul ,portanto penso que seja os times então entrei no programa thaipboon e mostra que minha meory type é a ''Nanya Technology'' e não consta essa memory type no Dram calculator ,só mostra samsung B-die ,S-die ,Samsung D/E-die ,Samsung OEM,Hynix MFR ,AFR ,CJR/DJR ,Micron B-die ,A-die, E/H-die ,D-die .E preciso achar o memory type semelhante para poder por no Dram calculator para poder calcular ,os times para ver se para de dar a tela azul se poderem me ajudar fico muito agradecido ,ficou um pouco grande mais .quis por todos os detalhes para melhor compreensão .

Postado

Thaiphoon é o mais famoso para pegar o IC das RAMs, porém ele não é perfeito e pode apresentar o IC errado ou as vezes nem mostrar nada, recomendo dar uma olhadinha nesse artigo no reddit, ele explica o problema e mostra outras formas de pega o IC da RAM: https://www.reddit.com/r/overclocking/comments/ig9d76/thaiphoon_burner_cluelessly_guessing_memory_ics/

Você também pode ver aqui: https://github.com/integralfx/MemTestHelper/blob/master/DDR4%20OC%20Guide.md#thaiphoon-report nesse site você tem mais informações sobre overclock, como dicas de programas, segurança e é atualizado com uma certa frequência...

Lembra-se, coração forte! Overclock é para quem tem coração forte e está afim de quebrar a cabeça com problemas. :D

Postado
8 horas atrás, Adriel Santos Freitas disse:

Eu estava com 3 pentes de memoria de 2666 mhz da pichau t-grup ,ativei o xmp e coloquei 3000mhz e não funcionou ,só funcionava 2800mhz mais quando coloquei só dois pentes funcionava os 3000mhz sem aumentar a voltagen ,pensei que era incompatibilidade com 3 pentes ,minha placa-mãe é uma b450m gaming/BR e atualizei a bios para a ultima versão disponível que é a 2807 e persistiu o problema ,comprei mais uma pente e continuou o problema ,mais aumentando a tensão de 1.2v para 1.3v o sistema inicia com os 4 pentes a 3000mhz ,mais quando inicio um game leve jogo lol depois de um tempo da tela azul ,portanto penso que seja os times então entrei no programa thaipboon e mostra que minha meory type é a ''Nanya Technology'' e não consta essa memory type no Dram calculator ,só mostra samsung B-die ,S-die ,Samsung D/E-die ,Samsung OEM,Hynix MFR ,AFR ,CJR/DJR ,Micron B-die ,A-die, E/H-die ,D-die .E preciso achar o memory type semelhante para poder por no Dram calculator para poder calcular ,os times para ver se para de dar a tela azul se poderem me ajudar fico muito agradecido ,ficou um pouco grande mais .quis por todos os detalhes para melhor compreensão .

É, vamos lá, OC de RAM não é só escolher a frequência e ser feliz, tem que mexer também na tensão e nos timings. Se não fizer isso, boa sorte, a chance de dar ruim é alta.

Comece colando a tensão em 1.4v direto. Deixe nisso e não mexa mais. Depois, você ajusta a frequência e os timings primários. Não use o DRAM calculator que não vale muito a pena, você vai ter que fazer na marra mesmo já que tem pentes diferentes.

Postado
4 minutos atrás, Adriel Santos Freitas disse:

@Imakuni meus pentes nao sao diferentes sao todos iguais 

Mas não fazem parte de um kit com timings secundários / terciários pre configurados levando todos os pentes em conta.

Postado
1 minuto atrás, Adriel Santos Freitas disse:

@Imakuni beleza entao o que eu faço ? que programa eu uso como calculo o que eu faço?

Não usa, você configura na marra mesmo.

V

1 hora atrás, Imakuni disse:

Comece colando a tensão em 1.4v direto. Deixe nisso e não mexa mais. Depois, você ajusta a frequência e os timings primários. Não use o DRAM calculator que não vale muito a pena, você vai ter que fazer na marra mesmo já que tem pentes diferentes.

Postado

@Imakuni DRAM Calculator da uma base de timings e em quase todas às vezes é o suficiente para atingir bons resultados. E mesmo usando o DRAM Calculator ainda da problemas de memória corrompida, ele já aperta bastante os timings(apesar de deixar a tensão com folga). Além disso, da para mudar esse 1.4 para de 1.45, já usei RAM em 1.44 com excelentes resultados, cada IC tem resultados diferentes de acordo com a tensão

Só mais alguns detalhes, não mude os timings sem ao menos saber o que eles são https://github.com/integralfx/MemTestHelper/blob/master/DDR4 OC Guide.md#general-ram-info

E se for fazer 100% na mão, já que a leitura do IC da RAM está com problemas, recomendo não passar de 1.4v e sempre que fizer alguma alteração nos timings rode alguns Benchmarks: https://github.com/integralfx/MemTestHelper/blob/master/DDR4 OC Guide.md#benchmarks

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!