Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Olá galera, tudo certo?
Esse é meu primeiro post no Clube depois de muitas tentativas de resolver meu problema por informações de outros fóruns, videos e etc.

Primeiro as configurações do meu PC:

Processador: AMD Ryzen 5 3600X
Memórias RAM: Memória XPG Spectrix D80, RGB, 16GB (2x8GB), 3200MHz, DDR4, CL16, Vermelho - AX4U320038G16A-DR80
                  era CORSAIR VENGEANCE LPX 16GB (2X8) DDR4 3200MHZ PRETA, CMK16GX4M2D3200C16 mas troquei recentemente pelas de cima em busca de compatibilidade listada no site da ASROCK (não resolveu)
placa-mãe: Asrock B450M Steel Legend
SSD: WD Green 2.5´ 480GB - WDS480G2G0A
SSD (boot): SSD Samsung 970 EVO Plus, 250GB, M.2 NVMe, Leitura 3500MB/s, Gravação 2300MB/s - MZ-V7S250B/AM
Placa de Vídeo: Gigabyte NVIDIA GeForce GTX 1660 OC 6G
Fonte: Cougar 600W 80 Plus Bronze VTE - CGR BS-600

Estou com esse computador desde o final de 2019 praticamente. Desde então venho enfrentando alguns problemas.
O primeiro problema lida com as BSoD (tela azul) com os seguintes erros:
IRQL_NOT_LESS_OR_EQUAL
MEMORY_MANAGEMENT
REGISTRY_ERROR
SYSTEM_SERVICE_EXCEPTION
PAGE_FAULT_IN_NONPAGED_AREA

E nos navegadores:
Status_access_violation
(Outros erros com números e letras porém nunca anotei, infelizmente)

Além de programas bem leves fecharem do nada ou simplesmente congelarem como o client do OldSchool RuneScape. O discord instalado fica impossível de user, uma vez que ele fica reiniciando toda hora. 

De tempos em tempos também acontece como se o explorer.exe reiniciasse e voltasse com todos o programas "funcionando" porém com todas as interfaces pretas ou congeladas.
Por exemplo, quando isso acontece enquanto vejo um vídeo no youtube a página e o navegador congelam porém o áudio continua normal.

Detalhe: NENHUM ERRO ACONTECE ENQUANTO EU JOGO E STREAMO. Enquanto eu estou jogando e fazendo streaming o computador funciona normalmente. Bom pelo menos eu nunca consegui notar nenhuma anomalia nesse ponto. Parace que ficar com o PC em modo idle ou "sem stress" piora a situação. 

Ao ler as coisas, estudar o possível problema, eu descobri que esse modelo de memória ram não é compatível com a minha placa-mãe. Além de não ser compatível por modelo aparentemente não é compatível com os processadores Matisse uma vez que o suporte de memória ram descrito no manual da placa-mãe vai até o mínimo de 2667 mhz em perfis NON-XMP, a minha memória ram é 2133 em non-xmp. Então eu busquei no site uma memória ram compatível com a placa-mãe e o Ryzen, e comprei as XPG citadas acima. 

Eu já tentei atualizar a BIOS e nada melhorou, nem com a que chegou de fábrica (se eu não me engano 2.70), nem com a 2.90 ou a 3.30. Atualizei também o chipset e nada. 
Rodei o memtest64 e na primeira vez o pc congelou e não virou nada, das outras vezes foi tudo normal só que o pc ficava travando infinitamente mas, o teste rodava, não acusava nenhum erro e o computador voltava ao normal quando eu parava o teste.
Rodei o teste de memória do windows e ele não acusou nenhum problema.
Executei os comandos de diagnóstico do windows como sfc/ scannow e o DISM, algumas vezes o pc travou e deu o erro SYSTEM_SERVICE_EXCEPTION ou, o sistema simplesmente reiniciou ou, nada foi acusado ou, o pc acusava erros de arquivos corrompidos e executava por completo o diagnóstico. (sim, todos esses cenários aconteceram)
Fora as inúmeras vezes que eu formatei o PC. atualizei e desatualizei drivers e etc... Fazia apenas por desencargo de consciência porque os erros começavam assim que o Windows começava a rodar depois de uma instalação limpa.

Nunca tentei nenhum tipo de overclock a não ser habilitar o XMP da memória. Nunca tentei mexer por mim mesmo em qualquer configuração.

As memórias da XPG estão nos slots corretos e rodando a 3200mhz como no teste de compatibilidade sugerido pela ASROCK para processadores Matisse. 
Encontrei o seguinte tutorial pra corrigir tela azul (BSOD) no Asrock B450M-DHV R4 + ryzen 2xxx c e tentei executar os passos porém a única parte semelhante foi a do Global C-tates Control, que estava em auto e desabilitei. Acabei de fazer isso (23/03/2021) e por enquanto está tudo tranquilo. 

Já foram testadas as memórias pente a pente, tanto as da XPG quanto as da CORSAIR. 

Monitorei também as temperaturas e sempre estiveram normais.
Frequência do meu processador gira em torno de 4.1 ghz.
Não há quaisquer uso excessivo de memória ram, processador ou disco sem justificativa.

Obrigado, caso eu lembre de alguma informação para complementar eu estarei editando aqui, ou respondendo o post.

Mais uma vez obrigado!

Postado

@Math.Pi Então, eu nao tenho um HD, eu tinha antes e dava tela azul do mesmo jeito. Por que eu fui trocando as peças lentamente. Ontem o windows estava no SSD da WD e hoje esta no M.2 da samsung que segundo o site da asrock permite boot. 

• Membro VIP
Postado

Teste um pente de cada vez na máquina. Pode ser problema de memória, problema de slot. Seria bom também retirar um desses SSDs e testar um de cada vez, nunca os 2 ao mesmo tempo, senão não dá pra descartar nada. É bom também arrumar outra fonte.

Postado

@Math.Pi Eu testei os módulos antigos separadamente e o problema persistiu. Eu adicionei o M.2 hoje e troquei o boot para o m.2 hoje também. A fonte nunca testei ou pensei como problema. O que me deixa intrigado é o tanto de gente com problemas similares com a mesma placa-mãe. Mesmo em inglês você encontra pessoas reclamando e devolvendo essa mesma placa-mãe. Você não acha que poderia ser a placa-mãe?

• Membro VIP
Postado

Então deixe só o M.2 e tire o outro. 

4 minutos atrás, Renato Bortolotto disse:

Mesmo em inglês você encontra pessoas reclamando e devolvendo essa mesma placa-mãe. Você não acha que poderia ser a placa-mãe?

Não to sabendo. Se ela é nova, tente outro modelo.

Postado

@Math.PiEntão o problema começou quando eu troquei de placa-mãe e processador, porque eu troquei esses dois juntos, porém quando eu troquei eu tinha uma 660ti, placa muito antiga e eu achei que seria algum problema de incompatibilidade, e logo após trocar o problema persistiu e a mesma coisa aconteceu com a troca do resto das pessoas que eu achei que poderia ser o problema. Eu vou retirar o ssd da placa-mãe e testar porque isso eu nunca tinha feito antes. Eu executei o teste no HD Tune Pro do ssd sata e nao teve nenhum problema acusado, mas vou testar sem ele mesmo assim.  Amanha eu devo postar o resultado, ok? 

• Curtir 1
  • Moderador
Postado

@Renato Bortolotto Se os problemas persistirem:

Prezado usuário,

De forma a auxilia-lo na resolução do problema que pode estar causando as telas azuis, preciso das seguintes informações:

• Não responda essa pergunta se seu aparelho for um notebook: Qual a marca e modelo da sua fonte de alimentação? (MARCA e MODELO, não apenas potência);
  • Você usa o PC diretamente na tomada ou no estabilizador/nobreak/filtro de linha?;
  • Periféricos avulsos (se você usa adaptadores Wi-Fi e/ou Bluetooth, se usa algum tipo de HUB, etc);
  • Você faz overclock no seu PC?
  • Você usou/usa algum "atualizador de drivers" no seu PC? Se sim, então abra-o, veja se existem opções para reverter as atualizações realizadas e então remova esse software do seu PC. Drivers devem ser baixados obrigatoriamente do site do fabricante e não de atualizadores de drivers, pois eles muitas vezes são os responsáveis por gerar problemas no Windows;

Preciso, também, que você faça os seguintes procedimentos para podermos coletar informações no seu computador que nos ajudarão no diagnóstico, permitindo que encontremos mais rapidamente o culpado pelas telas azuis.

Você deve executar os procedimentos EXATAMENTE como estão descritos aqui para coletar as informações da maneira correta.

Clique em "expandir" para ver os procedimentos.

Citação

1- Baixe o arquivo LogsCdH.zip:

LogsCdH.zip

2- Abra este arquivo e mova a pasta LogsCdH que está dentro dele para a área de trabalho.

Esta pasta deve OBRIGATORIAMENTE estar na área de trabalho, do contrário, o procedimento não irá funcionar.

É para mover A PASTA que está DENTRO do arquivo LogsCdH.zip para a área de trabalho. NÃO É para colocar o arquivo LogsCdH.zip na área de trabalho, mas sim, é para abri-lo, e mover a PASTA QUE ESTÁ DENTRO DELE para a área de trabalho.

Te3Ul9U.png

3- Abra a pasta e dê um duplo-click no arquivo "Meu PC e 32 ou 64bits.bat", ele irá dizer se a arquitetura do seu Sistema Operacional é 32bits ou 64bits.

4- Com o resultado do arquivo acima, clique com o botão direito no arquivo "ColetarLogs (32 bits)" ou "ColetarLogs (64 bits)", dependendo da arquitetura do seu Sistema Operacional, e selecione "Executar como administrador" e aguarde, o script irá coletar alguns logs e isso pode levar até 2 minutos.

5- Existirão diversas mensagens na tela que será exibida (prompt de comando) lhe informando alguns detalhes sobre o procedimento. Atente-se a essas mensagens.

6- Um dos programas responsável pela coleta de logs poderá exigir que você aceite algumas telas de confirmação. Aceite todas elas para que as informações sejam coletadas corretamente.

7- Finalizado os procedimentos, uma pasta chamada "LogsColetados" será criada na sua área de trabalho. Você deve salvar esta pasta como .zip ou .rar (A PASTA com todos os arquivos dentro, NÃO É PARA SALVAR ARQUIVO POR ARQUIVO!) e anexa-la na sua próxima resposta.

Quando a pasta "LogsColetados" for criada, certifique-se de que existem 6 arquivos e uma pasta dentro dela, como na imagem abaixo. Se não existirem, apague a pasta e execute o script novamente.

4iAvusF.png

8- Baixe e instale o Speccy, esse software lista a marca e modelo de todas as peças do seu computador. Após instala-lo, abra-o, tire uma print APENAS da tela inicial (NÃO É PARA ENVIAR prints de todas as telas, somente da tela inicial) e envie-a no seu próximo post:

https://www.ccleaner.com/speccy/download

----

Estou no aguardo das informações para resolução do caso 👍

Postado

@Math.Pi 032421-6906-01.rarO teste esta sendo executado apenas com o M.2, a parte engraçado foi que quando eu retirei o SSD Sata, o pc nao deu boot e eu tive que reinstalar o windows no M.2. Ligou normal, nenhum erro durante a formatação. Porém eu uso dois monitores, um deles eu uso um adaptador para HDMI já que ele é bem antigo, de 2012 provavelmente, e quando eu fui alterar a resolução deste segundo monitor para uma maior que a recomendável deu tela azul instantaneamente. Segue o arquivo gerado pelo BlueScreenView. image.png.27bdc1fa32c265225fa0a82dd25fa221.png

@GabrielLV vou executar os seus passos agora.
Está é a fonte -> Fonte Cougar 600W 80 Plus Bronze VTE - CGR BS-600
Uso o pc em um filtro de linha.
Não uso nenhum tipo de periféricos avulsos. Unicas coisas conectadas ao computar são mouse, teclado, webcam, headset (não usb), monitores e cabo ethernet. 

Nunca fiz nenhum tipo de overclock no PC.
Não uso nenhum tipo de atualizador de driver faço o download apenas do site dos fabricantes. Mesmo assim vale lembrar que eu só atualizei o chipset, placa de video e bios. Todos baixados de sites das fabricantes.

Edito com os resultados dos passos, só um momento. 

LogsColetados.rar@GabrielLV ai estão o print e os logs. 

image.png.001ad477e5516a31560426b69454f3b0.png

Postado

@GabrielLV Então tinha mesmo, os arquivos estão anexados abaixo. Só que quando eu fui testar o m.2 sozinho sem o SSD Sata o PC não ligava e pedia um disco de boot, tive que formatar novamente, e esses arquivos se perderam. E por enquanto só uma tela azul ocorreu como eu citei aqui

23 minutos atrás, Renato Bortolotto disse:

o pc nao deu boot e eu tive que

15 horas atrás, Renato Bortolotto disse:

minidump.rar 670 kB · 0 downloads

Postado

@GabrielLV O engraçado é que eu instalei o windows no M.2 ontem, como eu fiz hoje. Eu executei os mesmos passos. Tanto que o meu sata estava vazio. Eu conferi isso. O M.2 com alguns gigas usados normalmente por causa da instalação do windows enquanto o Sata estava vazio. 

• Moderador
Postado

Recomendo que você reconecte seu SSD antigo pois aparentemente todos os logs dos problemas estão lá (se é que você já não formatou esse SSD). Faça isso e me envie os logs do LogsCdH a partir dele.

• Membro VIP
Postado
24 minutos atrás, Renato Bortolotto disse:

@Math.Pi  mesmo eu escolhendo para instalar no M2 a partição do disco ignoraria a minha escolha e faria a instalação no Sata? 

A instalação é feita certa. Mas se existe partição de boot em algum HD, ele reaproveita.

• Moderador
Postado

@Renato Bortolotto Você me enviou os mesmos logs do post anterior, que possuem dados apenas de hoje.

A única informação que consegui extrair dos logs foi que o provável culpado foi o driver de vídeo, sendo que você disse que os problemas ocorrem desde 2019, portanto, não dá pra levar isso a sério.

image.png

17 horas atrás, Math.Pi disse:

Teste um pente de cada vez na máquina. Pode ser problema de memória, problema de slot. Seria bom também retirar um desses SSDs e testar um de cada vez, nunca os 2 ao mesmo tempo, senão não dá pra descartar nada. É bom também arrumar outra fonte.

Fica ai o ensinamento. Evite ao máximo sugerir troca de peças nesse nível (substituição de HD/SSD) sem antes analisar corretamente todos os logs. Lembre-se que estamos em um fórum não em uma assistência técnica presencial. Não é possível, em 95% das vezes, ficar recomendando que o usuário teste com outra peça pois, apesar de ser o ideal, nem sempre é possível pois os usuários não possuem um estoque de peças em casa para fazer testes. Recomendar procedimentos que façam com que os logs sejam perdidos está MUITO longe de ser o recomendável (novamente, estamos em um fórum online).

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

LANÇAMENTO!

eletronica2025-popup.jpg

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!