Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Eu tenho um computador com as seguinte configuração:
A4-6300 with Radeon™ HD 8370D

placa-mãe Gigabyte GA-F2A55M-S1 (rev. 1.0) 

Placa de Vídeo PCYes NVIDIA GeForce GT 210 1GB, DDR3

Memória Ram Multilaser 4GB, DDR3, 1600Mhz PC3-12800

Memoria 8gb Ddr3 1600mhz Markvision

Fonte Atx 450w Cowboy Kp-533 Bivolt Pc Desktop

Não tenho condições de um upgrade muito caro, por isso queria uma ajuda para um custo beneficio. 
Quero aproveitar o máximo possível das peças que já tenho, mas se for necessário trocar muitas peças, irei considerar.
Pretendo jogar, de modo geral, jogos leves no médio-alto, mais especificamente: LoL, Overwatch, Valorant, Paladins, Diablo 3, Metro Last Light Redux. 
também uso Photoshop e Illustrator.

Postado

@Aaron Ferreira Quanto exatamente você tem para gastar? porque isso implica diretamente no que você pode comprar.

Um fato desanimador é que você precisa urgentemente subir essa placa de vídeo, mas os preços atuais pra GPU estão surreais, por isso recomendo esperar.

Sempre que eu faço up na minha máquina, eu upo 3 coisas em conjunto:

- placa-mãe

- Processador

- Placa de vídeo

Caso os demais itens possam ser utilizados.

Porém, consierando que seu PC é bastante antigo, infelizmente acredito que você vá precisar subir ele por completo. Minha recomendação, inclusive, é que você faça isso, porque a chance de dar incompatibilidade com as peças novas e velhas é grande e você só vai ter jogado dinheiro fora tentando comprar peças novas pra usar com as velhas (Falo por experiencia própria, estou com um i9 9900k parado e preciso vender, porque nao deu certo com minha maquina nova).

Enfim, minha dica é essa, abraços.

Postado

@Aaron Ferreira Tava relendo aqui a spec do seu pc e vi que a ddr é 3, o que é um pouco ruim porque se você trocar placa-mãe, vai ter que trocar memoria tmb, pra uma ddr4.

Questao é a seguinte, com 1.500 você ate consegue subir, mas seria pra um PC com video integrado, ou seja, sem placa de video. Ate da pra jogar os jogos que você falou, menos metro last light...

Uma opção pra baratear tmb seria comprar um Xeon, mas ai foge completamente do meus conhecimentos técnicos. Eu entendo mais de amd ryzen e intel core...

Mas eu recomendo fortemente que você junte, se possível, mais uns 1.500, fechando 3k, porque ai seu up seria pra um pc de entrada que roda tudo isso e que você conseguiria segurar por mais uns 2 anos sem precisar mexer.

Faz o seguinte, pesquisa sobre o XEON, sobre como comprar, sobre quais placa maes e memorias da pra usar, se tem video integrado (foge de comprar placa de video, que ta absurdo de caro).

Essa eu vou ter que deixar na suas mãos, porque se eu for orientar quais peças comprar da intel ou AMD, vai passar muito de 1.5k, infelizmente, é o brasil que vivemos :(

Postado

E você esqueceu de falar dessa fonte, troca ela o mais rápido possível revende ela dá algum jeito e compra uma fonte boa.

É meio difícil você jogar essas coisas que falou nesse preço, mas por 2k a gente já acha algo interessante...

Ryzen 5 1600AF

GA-AB350M DS3H

E sobram 600 reais para placa de vídeo então para começar pegue uma RX 550 e quando os preços abaixarem você tem uma boa placa-mãe que aguenta bons processadores.

E sim você teria que trocar essa fonte e as memórias o que deixaria mais caro então lá vamos nós...

Todo mundo fala bem de Xeon e eu já recomendei mas é um risco a se correr, socket das placas-mãe são reaproveitados tem que fazer importação ainda mais que é aliexpress que tem chance de dar caca pode ser que nem chegue que nem te respondam nem chega reembolso e que pode chegar num estado deplorável ou pior sem funcionar.

Memória DDR4 3000MHz

EVGA 600w Semi Modular

Em média quase 3 mil é o que dá pra fazer nesse preço.

Se você não quer gastar muito teria que abrir mão de algumas coisas como por exemplo

• Ao invés de pegar uma B350 pegue uma A320 (-R$100)

• Pegue uma fonte da Gigabyte 450w (essa) (-R$130)

• Memórias mais baratas (alguma Gloway ou Asgard do aliexpress)

Seria mais para dar uma aliviada no preço mas de qualquer jeito eu não recomendaria trocar a placa-mãe.

Se quer economizar ainda mais vamos pro lado da Intel.

H410M-E + I3 10100F + 8GB DDR4 2666MHz

Gigabyte GP-P450B

RX 550 Red Dragon (Magazine Luiza a única por 500 reais)

Se bem que em questão esse pc da intel fechou em 2300 reais, um poucp mais barato do que o da AMD então :

Se quiser poder fazer upgrade para um processador melhor vai no pc da AMD que é bem melhor pra suas atividades mas se você só quer jogar Intel dá mais FPS.

E depois você pode pegar um I5 10400F que de acordo com esse vídeo em jogos tem uma certa vantagem pro lado dos Ryzen mas dependendo do jogo é uma diferença pequena do 5600x.

Quer jogar seus jogos? Intel

Vai fazer multi tarefas? AMD

Enfim tá aí minhas recomendações 

Espero ter ajudado :)

Postado

@Aaron Ferreira Minha recomendação é:

Ryzen Pro 4350G

Gigabyte B450M DS3H

8 GBs de memória a 3200 MHz (para acrescentar mais 8 depois).

Isso seria um upgrade muito bom e seguraria a onda até as GPUs voltarem aos preços normais. O problema é que o 4350G está em falta (depois que comecei a indicar ele simplesmente sumiu do mercado). Uma alternativa razoável é o 3400G, mas o desempenho inferior de processamento significa que você não teria um desempenho muito bom quando mudasse a GPU.

Outra alternativa agora é trocar sua fonte (que é o mais urgente no seu caso) por uma de qualidade, pois afinal investir dinheiro em componentes para sua fonte de má qualidade queima-los depois não faz sentido. Depois disso você põe uma GPU razoável no seu sistema (a melhor que puder comprar com o dinheiro que tiver) e jogar com seu processador atual (que ainda aguenta alguns jogos sem problemas) até poder fazer um upgrade mais completo.

Essa opção de trocar só a fonte e GPU é a melhor perspectiva que você tem de jogar bem agora. A outra opção seria para você jogar melhor no futuro, depois de comprar uma boa GPU.

Sobre desempenho de GPUs, essa tabela abaixo te dará uma boa ideia de qual vale quanto quando for pesquisar:

VZVsTYRXsajfAC2fNeBu7j-970-80.png.webp

https://www.pcgamer.com/amd-radeon-rx-5500-xt-8gb-review/

34 minutos atrás, Normal user disse:

EVGA 600w Semi Modular

Essa fonte é muito mediana para o valor cobrado. Hoje se for para pagar mais de 300 reais em fonte já recomendo indicar a XPG Core Reactor 650W ou a Super Flower Leadex III 550W, pois ambas valem o que custam.

• Curtir 1
Postado
1 hora atrás, WOZ Dods disse:

@Aaron Ferreira Minha recomendação é:

Ryzen Pro 4350G

Gigabyte B450M DS3H

8 GBs de memória a 3200 MHz (para acrescentar mais 8 depois).

Isso seria um upgrade muito bom e seguraria a onda até as GPUs voltarem aos preços normais. O problema é que o 4350G está em falta (depois que comecei a indicar ele simplesmente sumiu do mercado). Uma alternativa razoável é o 3400G, mas o desempenho inferior de processamento significa que você não teria um desempenho muito bom quando mudasse a GPU.

Outra alternativa agora é trocar sua fonte (que é o mais urgente no seu caso) por uma de qualidade, pois afinal investir dinheiro em componentes para sua fonte de má qualidade queima-los depois não faz sentido. Depois disso você põe uma GPU razoável no seu sistema (a melhor que puder comprar com o dinheiro que tiver) e jogar com seu processador atual (que ainda aguenta alguns jogos sem problemas) até poder fazer um upgrade mais completo.

Essa opção de trocar só a fonte e GPU é a melhor perspectiva que você tem de jogar bem agora. A outra opção seria para você jogar melhor no futuro, depois de comprar uma boa GPU.

Sobre desempenho de GPUs, essa tabela abaixo te dará uma boa ideia de qual vale quanto quando for pesquisar:

VZVsTYRXsajfAC2fNeBu7j-970-80.png.webp

https://www.pcgamer.com/amd-radeon-rx-5500-xt-8gb-review/

Essa fonte é muito mediana para o valor cobrado. Hoje se for para pagar mais de 300 reais em fonte já recomendo indicar a XPG Core Reactor 650W ou a Super Flower Leadex III 550W, pois ambas valem o que custam.

Na terabyte tem esse processador, está custando 989,00 a vista 

Postado

@SuzyMayumi Fala do 4350G? Não achei ele lá, só em Kits.

Ah, agora apareceu... Que graça. Olha só o desempenho dele em vista dos outros: https://www.cpubenchmark.net/compare/AMD-Ryzen-3-PRO-4350G-vs-AMD-Ryzen-3-3100-vs-AMD-Ryzen-5-3400G-vs-AMD-Ryzen-5-1600/3794vs3715vs3498vs2984

Observe bem o single threaded dele e o fato de que ele tem vídeo integrado (Vega 8, salvo engano) que aumenta seu custo consideravelmente, mas mesmo assim está com esse preço.

Postado

@WOZ Dods Eu estava pensando em comprar uma rx 550 4gb. O que você acha? Eu queria fazer um up na minha cpu só pra evitar gargalos mas eu n sei se compensa porque essa minha placa-mãe só suporta amd série A. Mas sobre a placa de vídeo, uma 550 de 4gb estaria boa para minha situação? 

Postado

@Aaron Ferreira O desempenho da RX 550 é similar à Vega do 4350G (menor na verdade). Veja o vídeo abaixo para entender.

Spoiler

A vantagem do 4350 é que você terá mais desempenho de processamento, o que não teria com a RX 550m e mantendo o mesmo processador.

Postado

Considerando o que OP disse aqui:

9 horas atrás, Aaron Ferreira disse:

... eu posso gastar até R$1500

Com este valor de AMD só se for um Athlon...

Ou

13-10100F - 599,00

placa-mãe H410 - 499,90

2x4 (8GB) DDR4 2666 - 369,90

Total: 1.468,80

E tem que continuar usando a GT 210 e a fonte "Cowboy"*. :) 

* Ou dependendo do valor que conseguir com as peças restantes, quebrar o galho com uma fonte de servidor Seasonic SS300TFX, que pelo menos garante os 300 watts, também opção para o Athlon com vídeo integrado.

Postado

@WOZ Dods Maior* compensa mais comprar um 10400F que é quase um 5600x e comprar a RX 550.

O desempenho da RX 550 é bem parecido com os do R5 4650g um 10400F + RX 550 seria bom pra sobreviver nessa crise, e quando baixarem os preços... Basta comprar uma GPU melhor.

• Curtir 1
Postado
9 horas atrás, Normal user disse:

O desempenho da RX 550 é bem parecido com os do R5 4650g um 10400F + RX 550 seria bom pra sobreviver nessa crise, e quando baixarem os preços... Basta comprar uma GPU melhor.

Para games não otimizados para multi thread os dois são parecidos sim, apesar de o 4650 ainda levar a melhor em testes de single thread. Em multi thread o 4650 ganha por mais de 30%, o que o torna melhor para jogos que serão otimizados para multi thread, bem como para cargas de trabalho e produtividade profissionais (render, video encoding, edição de vídeo, etc.). Se o OP só quiser um PC para jogos e nada mais, e isso só para jogos atuais sem se preocupar com os futuros, ainda há vantagem na compra do 4650 ou até do 4350. Afinal você paga menos por eles em vista do desempenho total oferecido e seu vídeo integrado do que pagaria em outra CPU+RX550. Isso levando o desempenho total, não só em games. Se a pessoa pretender fazer streaming então a escolha fica ainda mais fácil, pois para streaming o 10400 perde por uma boa margem. 

No geral ambos os processadores tem suas vantagens e isso é refletido no preço. Para quem pretende apenas jogar, sem considerar futuros jogos ou cargas de trabalho, o Intel pode oferecer a melhor opção, especialmente se a pessoa já tiver uma GPU em casa. Se ainda vai adquirir a GPU e quer esperar um pouco para comprar com um preço "decente", então os AMD já oferecem a melhor opção.

Postado

@Normal user Sim, tudo tem que ser levado em consideração, especialmente o fator "custo Brasil" e a disponibilidade no mercado. Não adianta achar uma opção melhor se ela some das lojas como os Ryzen 5000. E falta de estoque significa aumento de preço, como vemos hoje como o R5 1600. No geral eu indico os dois Ryzen PRO porque acho que eles tem melhor potencial a longo prazo e para certos orçamentos, mas não são nem de longe ideais em todas as situações.

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...