Ir ao conteúdo

Ryzen 5 Pro 4650G compensa?

Ir à solução Resolvido por WOZ Dods,

Posts recomendados

Postado

Estou montando um computador do zero. Compensa pegar um ryzen 5 PRO 4650g? Levando em consideração que não vou comprar placa de vídeo por agora devido a alta dos preços.

Postado

Esta na moda Youtuber's recomendarem estas APU's como a "salvação da lavoura gamer" nestes tempos de "vacas magras" de VGA, porém com os 1.699,00 do custo de um você monta coisa melhor (+FPS), veja este vídeo.

Spoiler

i5-10400 - 1.050,00 + RX 550 2gb - 541,00 = R$ 1.591,00 com mais FPS, e vai economizar também na placa-mãe e memória.

• Curtir 2
  • Obrigado 1
Postado

@mtsoaress Depende, você tem problema em comprar processador no aliexpress? Se não tiver problema não compensa comprar o 4650G, pois dá para conseguir um ryzen 5 3600, cooler avulso melhor que qualquer coolerbox e uma rx 550 2gb, isso te traria mais desempenho em qualquer situação de jogo. Mas se tiver problema, também não compensa comprar o 4650G visto que pode ter um i5 10400f com uma rx 550 2gb.

• Obrigado 1
Postado

Entendi, obrigado. Mas consegui ela por 1450 reais, mesmo assim não compensa? Gostei desta placa por apresentar uma especificação técnica parecida com a do r5 3600, claro que com um pouco menos desempenho, porém com a possibilidade de fazer upgrade de placa de vídeo futuramente sem a necessidade de comprar uma por agora, levando em consideração a alta dos preços e também a frequência de 3200mhz da memória ram. Em relação a comprar no Aliexpress, não é algo que acho interessante, devido a falta de garantia. Já esse ryzen 5 PRO 4650 tenho garantia de 3 anos.

• Curtir 1
Postado

@1lokos Mas cara, fui dar uma olhada nas opções que vocês me passaram e o i5 10400f custa 1100 em média. A rx 550 está com um preço absurdo, cerca de 700 a 750 reais. Por isso quero saber se em questão de desempenho compensa pegar o ryzen 5 4650, visto que vou pagar 1450 reais nele e posteriormente não vou precisar ficar me preocupando em vender a rx 550.

Postado

Já que você quer o Ryzen 4650G - independente de opções, compre logo porque este preço de R$ 1.450,00 (~250 dólares) esta mais barato que na Amazon, Newegg EUA. Indicativo que logo o preço aqui deve subir bem mais.

• Obrigado 1
  • Solução
Postado

@mtsoaress O 4650G é uma ótima opção para quem não quer queimar dinheiro com GPUs medíocres hoje. O valor adicional compensa porque você estará pagando por uma GPU razoável com uma adição muito pequena de valor em relação ao Ryzen 5 3600, cujo desempenho de processamento é similar. Com isso você terá uma GPU razoável agora, mas quando puder fazer o upgrade para uma GPU melhor já terá uma CPU capaz de extrair o potencial até de GPUs mais robustas e ainda sobra um pouco de desempenho para streaming se quiser.

O desempenho do 4650G é similar, em single thread, ao 10400F, mas em multi thread supera muito, justificando a diferença de preço. Jogos atuais e antigos fazem mais uso de single thread, mas jogos que estão em desenvolvimento agora e que sairão nos próximos anos serão melhor otimizados para multi threading. Isso tudo fora o fato de que ter uma CPU melhor para multi é bom para o uso do PC como um todo, não só para games. 

Fiz um orçamento bem legal para um colega aqui hoje, veja só:

Com memórias de 3600 MHz o 4650G terá um ganho substancial de desempenho, compensando ainda mais.

• Obrigado 1
Postado
20 minutos atrás, Normal user disse:

No momento 5:18 estão os testes dos games.
Apesar de ser pouco tempo é perceptível a diferença.

Eu sempre indiquei o i5 10400F + RX550 ao invés do Ryzen 4650g justamente pelo fato da primeira opção ter maior valor agregado, ou seja num futuro upgrade de GPU voce poderia vender a RX550 e usar a grana para abater no valor da nova placa de video. No caso do 4650g se voce colocasse uma placa de video dedicada, o video integrado iria ficar lá inutilizado...

Mas eu imaginava que o desempenho em jogos das duas opções eram semelhantes, porém nesse vídeo a gente ve que a RX 550 é sim superior ao Vega7.

Até então todos os comparativos que vi no youtube da RX550 contra a Vega 8 ou 11 eram usando um processador 4C/8T. 

• Obrigado 1
Postado

@gutopereira @gutopereira Obrigado pela resposta de todos. Realmente a diferença de desempenho é notória, porém no momento a rx550 mais barata na terabyte custa cerca de 750 reais e na Kabum 700 reais. Acredito que no momento devido a diferença de preço, compensa mais o ryzen 5 4650g. O meu foco não é só jogo, então acredito que vá me atender bem. @WOZ Dods Obrigado pela resposta, o que você disse é justo o meu caso, um PC para multitarefas.

• Curtir 1
Postado

@mtsoaress Se vai montar na Terabyte, ligue para eles e converse sobre a possibilidade de montar escolhendo os componentes e colocando no carrinho, fechando a compra e depois pedindo a montagem diretamente para eles. É a única loja que eu sei que já se prestou a fazer isso. A alternativa é melhor do que comprar no full custom porque lá as opções de componentes são poucas e geralmente são componentes inferiores. Seja como for, se for montar na terabyte use a fonte Super Flower Leadex III 550 ou 650W, vale muito a pena.

Postado

Se por 1.700 reais ele já não valia a pena, agora que aumentou pra 1.900 ficou mais difícil ainda encontrar justificativa pra indicar esse processador. 

Uma pena pois por 1.400 reais ele estava num bom custo-benefício...

• Curtir 1
Postado
1 hora atrás, gutopereira disse:

Se por 1.700 reais ele já não valia a pena, agora que aumentou pra 1.900 ficou mais difícil ainda encontrar justificativa pra indicar esse processador. 

Uma pena pois por 1.400 reais ele estava num bom custo-benefício...

Eu estava pensando em pegar ele, mas por esse preço não compensa >_<

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...