Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Curso técnico e faculdade ao mesmo tempo


Posts recomendados

Olá, esse ano tentei entrar no curso de Análise e desenvolvimento de sistemas da FATEC aqui da minha cidade (por nota do boletim), e não consegui. Então entrei em um curso técnico de Desenvolvimento de sistemas, acontece que estou sentindo o curso muito fácil e estou pensando em tentar a faculdade de novo esse ano (caso a seleção seja por prova). Não queria abandonar o curso, minha dúvida é: vale a pena fazer curso técnico e faculdade ao mesmo tempo? Ambos são gratuitos.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@JhessyMayra Eu não acho que compensa fazer os dois ao mesmo tempo, faria só a faculdade e usaria seu tempo para aproveitar bem ela, fazer estágio, estudar muito em casa,

Há uma diferença de nível de aprofundamento de ensino superior e médio (curso técnico é nível médio). Vou dar um exemplo, estas é uma apostila de organização de computadores que deverá ver no curso técnico.

http://redeetec.mec.gov.br/images/stories/pdf/eixo_infor_comun/tec_inf/081112_org_arq_comp.pdf

Agora este é o livro referência que usei em organização de computadores (faço engenharia de computação, que obviamente aprofunda mais esta parte que em ADS, mas quando fiz essa matéria a fiz na turma se sistemas, então dá na mesma).

https://github.com/xstpl/Livros-1/blob/master/Arquitetura e Organização de Computadores - 8ª Ed.pdf

 

É uma diferença de aprofundamento.

Mas é claro que isso depende muito da faculdade, depende do professor, o professor poderia aprofundar o quanto quisesse da matéria, se ele só passar uma introdução à arquitetura de von newman, explicar o que é memória, cache e essas coisas a matéria será de boa, se ele quiser aprofundar, cobrar  pesado conteúdos de registradores e essas coisas, a matéria fica difícil, por isso pegue uma boa universidade para te nivelar para cima e fazer com que você saia da zona de conforto. Lembre-se   também que isso depende do aluno, o quanto ele se interesse por procurar materiais complementares, ler livros e essas coisas.

Mas, em geral, curso superior costuma ser mais aprofundado. Não vejo lógica em fazer os dois ao mesmo tempo, se estivesse entrando no médio agora e quisesse ensinar um técnico, ai seria uma boa escolha. Mas fazer dois cursos da mesma coisa, fazer 2 TCCs, 2 estágios, para quê? Você pode aproveitar o tempo de curso técnico com muita outras coisas que vou listar abaixo.

 

Te aconselho é fazer um bom curso, numa boa universidade, de preferência federal ou estadual boa (tem muita estadual lixo também ). E aí o tempo que você usaria fazendo este técnico você usa se aprofundando nos conteúdos e estudando mais programação por conta própria, dando monitoria, fazendo iniciação científica, fazendo estágio.. Se entrar numa boa universidade, você terá oportunidade de fazer muita dessas coisas. Será um tempo bem mais aproveitado do que ficar fazendo um curso que estuda a mesma coisa em outro nível.

 

Outra coisa também que aviso é que análise de desenvolvimento de sistemas e engenharia de software não costumam ser cursos tão difíceis, pois são mais voltados ao mercado. Aí se você for uma pessoa acima da média e tiver interesse em ver coisas mais avançadas de computação como modelagem computacional, inteligência artificial, ciência de dados, sistemas embarcados, te aconselho também a pesquisar sobre os cursos de engenharia da computação e ciências da computação que tem este perfil mais teórico e mais difícil. Claro, se o curso atender ao seus interesses, se você gosta de matemática....se você só quer mesmo se capacitar e ser um desenvolvedor desktop, mobile, fazer back end, front end (que também são áreas excelentes, com muito emprego ) aí o curso de ADS é o mais adequado mesmo.

 

 

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@MARLON LACERDA Realmente a maioria das faculdades deixa a desejar em muitos pontos pelo que pesquisei. Obrigada pela resposta!

@Luigi Augusto Rovani Obrigada pelo conselho, Luigi. Mais pessoas me disseram que não compensa fazer os dois ao mesmo tempo, que fica redundante. Ainda não tenho certeza da carreira que quero seguir, até porque estou bem no começo, mas já percebi que gosto muito da parte de desenvolvimento e sei que quero trabalhar remotamente. Vou aproveitar o tempo que tenho disponível para praticar e definir em qual seguimento vou me especializar e futuramente poder ingressar na faculdade. Novamente, agradeço a resposta.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!