Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Olá pessoal, bom dia! Estou com o seguinte problema:

Meu filho estava utilizando o computador vendo vídeos e do nada ele reiniciou, travando (congelando) na tela de inicialização do windows. Não conseguia desligá-lo o computador pelo botão do gabinete, só restando desligá-lo pelo botão da fonte.

Após isso, ele não da mais sinal de nada quando tento ligá-lo. Nenhum cooler, tanto da fonte como do processador, dão o minimo de sinal, nenhuma luz acende.

Desmontei todo o computador, retirei e coloquei as peças, tentei ligá-lo somente com placa-mãe, fonte, processador e memória, todos fora do gabinete e nada.

Testei as 2 memórias de 8gb, separadas, em cada um dos 4 slots da placa-mãe e nada.
Fiz o teste da fonte colocando um clips no fio verde (12) e preto e a fonte funcionou normalmente fora do computador. Verifiquei visualmente a placa-mãe e o processador e aparentemente não tem nada de errado.
A tomada com o  filtro de linha onde o computador está ligado esta funcionando normalmente.

Qual, provavelmente seria o problema ? Já que a fonte funcionou com o testa, provavelmente seria a placa-mãe ?

Outra dúvida que tenho: Se por acaso fosse problema com o processador, pelo menos o cooler da fonte ligaria, certo ?

Segue abaixo a configuração do computador:

placa-mãe Gigabyte GA-B75M-D3H  rev 1.1   socket 1155

Intel core i5-3570 i5 3570 processador i5 3570

Memória ddr3 8gb 1600mhz (2 pentes)

Fonte corsair 550 cx

Postado

Segue as fotos da placa-mãe e do processador:

Possivelmente eu não terei como levar a um técnico, pois está tudo fechado nessa época de pandemia e aqui em Juazeiro do Norte - CE, não consegui achar ninguém que fizesse esse serviço.

Então o meu foco agora seria em comprar a peça que está "danificada" e assim que possível, quando as coisas voltarem ao normal, eu tentar achar alguém que faça esse serviço.

Então, pelas informações que eu repassei, o que vocês acham que pode ser ?

O que me recomendariam ?

x 01 - WhatsApp Image 2021-03-29 at 10.36.44.jpeg

x 02 - WhatsApp Image 2021-03-29 at 10.36.44.jpeg

x 03 - WhatsApp Image 2021-03-29 at 10.36.44.jpeg

x 04 - WhatsApp Image 2021-03-29 at 10.36.44.jpeg

x 05 - WhatsApp Image 2021-03-29 at 10.36.43.jpeg

x 06 - WhatsApp Image 2021-03-29 at 10.36.43.jpeg

x 07 - WhatsApp Image 2021-03-29 at 10.36.43.jpeg

x 08 - WhatsApp Image 2021-03-29 at 10.36.43.jpeg

x 09 - WhatsApp Image 2021-03-29 at 10.36.43.jpeg

x 10 - WhatsApp Image 2021-03-29 at 10.36.43.jpeg

Postado

@ToledoJKs PC bem montado. Se seu filho for criança, teste ligar o PC sem mouse e teclado. Um respingo em periféricos USB que não sejam resistentes a água pode deixar eles em curto e isso prevenir o funcionamento do PC. Se ligar sem os periféricos, já sabe o problema

Além disso, teste com apenas um pente de memória por vez, reveze os slots para os testes. Faça reset da BIOS pelo jumper CLR_CMOS antes de começar os testes e entre eles (isso com o PC desconectado da tomada SEMPRE). Faça o primeiro clear CMOS prolongado, mínimo de 20 segundos.

O que normalmente pode queimar é Fonte, RAM e MB. Raramente CPU queima a menos que estivesse superaquecendo por muitos tempo (dias, semanas) e nesse caso teria tido vários episódios de desligamento súbito antes. 

Lembre de testar outro cabo de energia (o monitor usa o mesmo padrão geralmente), pois um cabo com mal contato às vezes faz com que percamos horas e horas com diagnóstico desnecessariamente.

Outra coisa: mesmo com o cooler da PSU rodando quando você força a ligar, não quer dizer que ela esteja saudável. Ela pode estar ligando assim, mas não conseguir energizar o sistema para o boot. É mais raro, mas também pode acontecer.

Postado

@ToledoJKs o que to achando estranho é que não tem um mínimo de sinal... meu PC antigo, ele deu isso, e parou de funcionar, porém, ligava os fans e a fonte, mas desligava alguns segundos depois. testei todos os componentes.. foi a placa-mãe, tive que trocar, não teve jeito.. como você ta falando, é como se a energia ne chegasse na placa-mãe, ou então a placa-mãe deu pau hard ai.

Postado
1 minuto atrás, ToledoJKs disse:

Segue as fotos da placa-mãe e do processador:

Possivelmente eu não terei como levar a um técnico, pois está tudo fechado nessa época de pandemia e aqui em Juazeiro do Norte - CE, não consegui achar ninguém que fizesse esse serviço.

Então o meu foco agora seria em comprar a peça que está "danificada" e assim que possível, quando as coisas voltarem ao normal, eu tentar achar alguém que faça esse serviço.

Então, pelas informações que eu repassei, o que vocês acham que pode ser ?

O que me recomendariam ?

Você está usando pasta térmica Implastec? Cara, essa pasta é para aparelho de som, para fonte de alimentação, mas nunca para CPU. Geralmente não aquece o suficiente para queimar se o gabinete for minimamente bem ventilado, mas por favor compre outra assim que possíve (não condutiva e de qualidade como as Arctic MX3 em diante, as Deepcool ou as Cooler Master). Semper use apenas isopropanol para limpar (com auxílio de papel absorvente). Lembrei agora qu epor se tratar de um PC mais antigo, seria interessante limpar os slots (memórias e PCIe) com isopropanol e uma escova.

Lembrei de outra coisa: examine todas as portas USB. Já perdi muito tempo com PCs que não ligavam só para descobrir que alguém inseriu um plug USB com violência e empenou o contato dentro dele. Nenhuma MB liga se detectar curto no USB.

Postado
11 minutos atrás, WOZ Dods disse:

@ToledoJKs PC bem montado. Se seu filho for criança, teste ligar o PC sem mouse e teclado. Um respingo em periféricos USB que não sejam resistentes a água pode deixar eles em curto e isso prevenir o funcionamento do PC. Se ligar sem os periféricos, já sabe o problema

Além disso, teste com apenas um pente de memória por vez, reveze os slots para os testes. Faça reset da BIOS pelo jumper CLR_CMOS antes de começar os testes e entre eles (isso com o PC desconectado da tomada SEMPRE). Faça o primeiro clear CMOS prolongado, mínimo de 20 segundos.

O que normalmente pode queimar é Fonte, RAM e MB. Raramente CPU queima a menos que estivesse superaquecendo por muitos tempo (dias, semanas) e nesse caso teria tido vários episódios de desligamento súbito antes. 

Lembre de testar outro cabo de energia (o monitor usa o mesmo padrão geralmente), pois um cabo com mal contato às vezes faz com que percamos horas e horas com diagnóstico desnecessariamente.

Outra coisa: mesmo com o cooler da PSU rodando quando você força a ligar, não quer dizer que ela esteja saudável. Ela pode estar ligando assim, mas não conseguir energizar o sistema para o boot. É mais raro, mas também pode acontecer.

Olá Woz

Então, verifiquei todas as portas USB da placa-mãe e não tem nenhum líquido ou algo estranho plugado nelas.

Sobre as memórias, eu tenho 2 pentes de 8 gb cada

Peguei apenas 1 deles de cada vez e testei em cada um dos 4 slots da placa-mãe e nenhum sinal também.

Sobre o CPU, o cooler que está nesse pc é um Cooler Master Blizzard T2 RR-T2-22FP-R1, que até o ocorrido, estava com a pasta térmica prateada, que veio junto com o cooler (esse pc estava funcionando a umas 2 semanas somente, comprei a placa-mãe e o processador pelo aliexpress, usados, mas a fonte, o cooler são novos, comprados na kabum). A temperatura do processador estava em torno de 40-55 graus, e até o momento não tinha nenhum jogo pesado rodando nele.

Sobre o cabo de energia, testei 1 cabo que eu tenho aqui no pc em que estou escrevendo, e também não deu sinal.

Eu acredito que não seja a fonte pelo motivo de que quando eu vi o pc ligado a ultima vez, ele estava travado na tela de inicialização do windows, e o pc estava ligado, sem aparentemente não ter nenhum tipo de oscilação. O que pude notar foi que ao tentar desligar o pc pelo botão power do gabinete, ele não estava respondendo. Segurei o botão, umas 3 vezes, por mais de 5 segundos e nenhum sinal em desligar o computador.

Os últimos testes que fiz para ligar o computador, antes de vir para o fórum, foi de ligar a placa-mãe fora do gabinete + processador + cooler + fonte e 1 pente de memória, somente essas peças, fazendo o curto no Power Sw e nada de sinal.

Sobre a Bios, eu fiz o reset dela, mas fiquei somente uns 10 segundos. Vou fazer esse reset por mais tempo para ver se tenho algum sucesso (fazendo sempre com o pc desligado da tomada e sem bateria na placa-mãe).

Postado
1 hora atrás, ToledoJKs disse:

Então, verifiquei todas as portas USB da placa-mãe e não tem nenhum líquido ou algo estranho plugado nelas.

Se tiver entrado líquido em algum periférico pode ter causado curto e isso não é visível após secar. Teste sem eles conectados.

Sobre o CPU, o cooler que está nesse pc é um Cooler Master Blizzard T2 RR-T2-22FP-R1, que até o ocorrido, estava com a pasta térmica prateada, que veio junto com o cooler (esse pc estava funcionando a umas 2 semanas somente, comprei a placa-mãe e o processador pelo aliexpress, usados, mas a fonte, o cooler são novos, comprados na kabum). A temperatura do processador estava em torno de 40-55 graus, e até o momento não tinha nenhum jogo pesado rodando nele.

Se ficar na casa dos 40° quando em atividades leves, ok, se chegar a 55° sem atividade pesada nenhuma é sinal de ventilação deficiente no gabinete.

Postado

Eu acredito que não seja a fonte pelo motivo de que quando eu vi o pc ligado a ultima vez, ele estava travado na tela de inicialização do windows, e o pc estava ligado, sem aparentemente não ter nenhum tipo de oscilação. O que pude notar foi que ao tentar desligar o pc pelo botão power do gabinete, ele não estava respondendo. Segurei o botão, umas 3 vezes, por mais de 5 segundos e nenhum sinal em desligar o computador.

Normal ficar sem resposta, mas segurar por 10 segundos sem ele desligar completamente pode ser sinal de curto na placa-mãe ou falha no botão de power (em gabinetes antigos é normal o botão falhar). Já tentou ligar a placa-mãe sem o botão de power, direto pelo jumper PWR_SW não é? Desconecte todos os botões do painel frontal, portas e tudo mais, feche curto nos dois jumpers que levam esse nome (se tiver dúvidas consulte o manual). Só de encostar a chave tem que ligar. Lembre-se de que o botão de power e o botão reset do gabinete podem ser conectados no jumper de power (são fisicamente idênticos) se um estiver falhando.

2 horas atrás, ToledoJKs disse:

Os últimos testes que fiz para ligar o computador, antes de vir para o fórum, foi de ligar a placa-mãe fora do gabinete + processador + cooler + fonte e 1 pente de memória, somente essas peças, fazendo o curto no Power Sw e nada de sinal.

Fez o reset prolongado da BIOS antes disso?

2 horas atrás, ToledoJKs disse:

Sobre a Bios, eu fiz o reset dela, mas fiquei somente uns 10 segundos. Vou fazer esse reset por mais tempo para ver se tenho algum sucesso (fazendo sempre com o pc desligado da tomada e sem bateria na placa-mãe).

O prolongado pode destravar algum valor corrompido na BIOS. Já vi máquinas que travaram e receberam diagnóstico de perda e voltaram a funcionar normalmente após um reset prolongado. Por essas e outras que inventam de passar papela alumínio na MB e coisas do tipo, penso.

Enfim, se nada mais der resultado eu arriscaria presumir que seu problema está na placa-mãe. CPUs quase nunca queimam hoje em dia a menos que tenha havido algum curto muito sério. Por tê-la adquirido de segunda mão, isso seria até de se esperar. Observe depois se há algum capacitor estufado, sinal de trilha danificada ou outras anomalias na placa-mãe,

pinos empenados no socket da CPU também.

O diagnóstico definitivo demandaria uma placa-mãe compatível com sua CPU e/ou uma CPU compatível com sua placa-mãe.

Postado

@WOZ Dods Pode ter certeza que algum capacitor está ou estufado ou algum chip/ mosfet em curto, se tiver um ferro de solda e um multimetro em casa você consegue resolver. Sintomas, placa-mãe não inicia nem da sinal de vida. Esses 2 sintomas são de curto em algum componente, pois a sua fonte tem proteção, então se algo está em curto a fonte não deixa que eles iniciem para não alastrar mais o problema, teste somente a placa-mãe, sem processador e sem memoria, ou só com processador, se ela iniciar tenha em mente que não será ela, mais com quase toda certeza sua placa-mãe está com algum componente em curto!!!

Teste com o "Speaker" na sua placa-mãe!

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!