Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Como proteger? SUBtensão, mesmo usando Clamper, fonte estragou.


Ir à solução Resolvido por .if,

Posts recomendados

Estava usando o computador, e não tinha ideia que a energia estava fraca, apenas quando ele desligou, achei que tinha faltado energia, desliguei o filtro de linha Clamper e tirei os aparelhos da tomada, as lampadas led da casa acendiam, testei acender uma lâmpada incandescente de 40w e estava bem fraca, e assim permaneceu por mais 1 hora até faltar de vez.

Quando a energia retornou religuei os equipamentos, e pra minha supresa o computador não ligou, é uma fonte Corsair 750w gold com 2 anos de uso e ainda muitos anos de garantia. Com outra fonte o pc ligou.

Resultado, como proteger os equipamentos, visto que com um bom filtro de linha, e uma boa fonte, ainda assim o pc so desligou quando "morreu". Poderia ter se desligado antes disso se algo tivesse o protegido, a propia fonte nao deveria ter feito isso,se desligado?

Como evitar uma próxima vez, para nao ficar gastando dinheiro comprando fontes uma atras da outra e torcendo para que so a fonte tenha morrido e nao todo o pc?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olá @Alisson PS, para esse tipo de situação, somente um nobreak vai conseguir manter a tensão estável para o equipamento sob regime de sub tensão. O filtro de linha não ajuda nesses caso. 

 

Se você deve equipamento danificado devido a problemas com a rede elétrica, anote o horário do ocorrido e acione a concessionaria de energia, ela é obrigada a consertar ou ressarcir o valor do equipamento danificado.

  • Curtir 3
  • Obrigado 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Acho que o Indeletra Prot-x é o mais indicado, mas tem alternativa mais barata

https://vetti.com.br/produto/protetor-contra-raio/

 

Só não sei a partir de quanto % esse protetor acima desarma no caso de sub-tensão

A fonte não era para ter estragado, mas talvez o sistema de monitoramento de tensão dela não funcionou corretamente ou queimou após algum outro problema como pequeno surto

  • Obrigado 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@ederlap  anotei, e entrei em contato, mas daqui há  uns 15 dias vão querer fazer uma vistoria, e nesse processo nao sei se vão querer abrir a fonte, o que faria perder a garantia.

@.if nesse caso, teria que ser um relé so para o pc visto que as fontes são bivolt, 90v à 240v se nao me engano? E qual seria a corrente máxima a se configurar nesse relé? Esse relé  seria melhor que um nobreak, visto que um de ondas senoidais puras, sao caros e necessitam de manutenção e troca das baterias periodicamente não  é ?

@donzmaker  é no caso de prote x e prote raios, fica difícil sem saber a partir de que sub/sobre tensão ele desligaria, visto que fontes são bivolts.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 hora atrás, Alisson PS disse:

@ederlap  anotei, e entrei em contato, mas daqui há  uns 15 dias vão querer fazer uma vistoria, e nesse processo nao sei se vão querer abrir a fonte, o que faria perder a garantia.

@.if nesse caso, teria que ser um relé so para o pc visto que as fontes são bivolt, 90v à 240v se nao me engano? E qual seria a corrente máxima a se configurar nesse relé? Esse relé  seria melhor que um nobreak, visto que um de ondas senoidais puras, sao caros e necessitam de manutenção e troca das baterias periodicamente não  é ?

@donzmaker  é no caso de prote x e prote raios, fica difícil sem saber a partir de que sub/sobre tensão ele desligaria, visto que fontes são bivolts.

Esse da Vetti parece que é a partir de 98V, já o Prot-x indeletra em 220V em 198~199V

  • Obrigado 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
  • Solução

A ideia do relé só lhe foi um norte. Ele é usado mais no ramo industrial o que não impede de usar no residencial. Sim poderia colocar só pro seu pc se desejasse. Na geladeira também é um uso interessante.

 

ok a fonte é bivolt mas sua rede (sua tomada) não é. Hás de escolher o coerente com ela. A corrente seria proporcional à potência de sua fonte. P.ex. fonte 500W em 220V dá 500/220=... (sem calculadora)A. Escolha um que suporte acima do triplo. E não , não é melhor que um nobreak, só é a princípio mais barato.

 

Olhando por fora, não dá pra ter certeza que o tal plug anti raio protege (desliga) com sub tensão. Sugiro contatar o fabricante ou ler seu manual. Se algum dia comprar um, desmonte e mostre pra nós ok? Teoricamente ele deve ter algo como um relezão duns 30A por dentro.

  • Obrigado 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

11 horas atrás, Alisson PS disse:

@ederlap  anotei, e entrei em contato, mas daqui há  uns 15 dias vão querer fazer uma vistoria, e nesse processo não sei se vão querer abrir a fonte, o que faria perder a garantia.

Se está na garantia, mande para garantia.

 

A vistoria será feita na sua rede elétrica, eles irão verificar se a rede esta de  acordo com as normas da concessionária. Eles não podem mexer na fonte de alimentação porque não são capacitados para isso. Tive um problema com um raio que caiu no poste em frente de casa e o meu amado Sega Saturn foi desta pra melhor rsrsrs, na época me pediram para eu mandar três orçamentos de eletrônicas para pagarem o concerto. Felizmente teve concerto a concessionária pagou.

 

Mas caso tenha problemas com a concessionaria, acione o PROCOM, que eles saberão lidar com a situação.

  • Obrigado 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@.if eu gostei da ideia do relé, pois ja tive dois nobreaks que nao duraram muito, fora que ouço sempre falar que prejudicam a fonte se nao forem senoidais puros, o que fica caro,além de precisarem trocar a baterias periodicamente, mas você sabe indicar um bom que não seja tão caro para uma fonte de 750w, ou um pouco mais? Na geladeira uso um proteraio, ela ficou bem, talvez ela nao tenha tentado ligar quando a energia estava fraca.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...