Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Bom dia, espero que vocês possam me ajudar.
Recentemente comprei uma placa de rede para meu computador. Instalei na Pci 1x normalmente e liguei meu computador. Eu não tenho leitor de CD/DVD no pc, por isso tive que baixar do site.
A placa de rede é Tp-Link TG-3468 versão 4.0. Quando meu computador ligou, a internet não conectou. No gerenciador de dispositivos, aparece assim: realtek pcie gbe family controller.
Tentei instalar  o driver manualmente, mas o nome da placa continuou realtek pcie gbe family controller. Já olhei alguns Forums e até fui na BIOS e desliguei o Onboard Lan, mas não mudou nada.
Pelo que vi o nome no Gerenciador de dispositivos era para ser tp-link e não realtek.
Minha placa-mãe é uma MSI Gaming e meu computador já deve ter uns 8-10 anos, mas é meu xodó. Ás vezes eu vejo que uma luz verde pisca, o que me leva a crer que instalei corretamente na placa-mãe.
Espero muito que vocês me ajudem. Obrigado!

Postado

@DuKaH Teste a placa em outro PC. Se não funcionar, acione a garantia.

E a TP-Link fabrica a placa, mas o chipset é da Realtek. Seria normal aparecer realtek no gerenciador de dispositivos observando-se isso, mas não tenho certeza por que nunca usei esse modelo específico. O driver você pode baixar no site da fabricante, mas o diagnóstico de redes do windows pode resolver o problema de falta de conectividade se seu problema for só configuração. Se você estava com um problema similar antes de comprar a placa, pode ser questão de sistema e de drivers de rede do windows corrompidos. Tem mil formas de resolver esses problemas do windows, mas como eu não gosto de jogar meu tempo no lixo prefiro simplesmente reinstalar o windows todo, que leva aí uns 20 a 30 minutos, mais meia hora para instalar todos os drivers (baixando do site do fabricante por favor), instalar os programas de uso comum (use o https://ninite.com se quiser facilitar sua vida) e instalar as atualizações importantes do windows. 

Se optar pela solução que sugeri, recomendo a leitura abaixo para facilitar a manutenção futura do seu PC:

Postado
Em 01/04/2021 às 09:05, WOZ Dods disse:

@DuKaH Teste a placa em outro PC. Se não funcionar, acione a garantia.

E a TP-Link fabrica a placa, mas o chipset é da Realtek. Seria normal aparecer realtek no gerenciador de dispositivos observando-se isso, mas não tenho certeza por que nunca usei esse modelo específico. O driver você pode baixar no site da fabricante, mas o diagnóstico de redes do windows pode resolver o problema de falta de conectividade se seu problema for só configuração. Se você estava com um problema similar antes de comprar a placa, pode ser questão de sistema e de drivers de rede do windows corrompidos. Tem mil formas de resolver esses problemas do windows, mas como eu não gosto de jogar meu tempo no lixo prefiro simplesmente reinstalar o windows todo, que leva aí uns 20 a 30 minutos, mais meia hora para instalar todos os drivers (baixando do site do fabricante por favor), instalar os programas de uso comum (use o https://ninite.com se quiser facilitar sua vida) e instalar as atualizações importantes do windows. 

Se optar pela solução que sugeri, recomendo a leitura abaixo para facilitar a manutenção futura do seu PC:

Boa noite amigo, tentei sua dica e não deu certo. Formatei o pc do zero e mesmo assim a rede não conecta na tp-link. Não sei mais o que fazer

Obrigado!

• Curtir 1
Postado

@DuKaH Então seria o caso de acionar a garantia da TP-Link. Se o sistema está novinho e você baixou e instalou os drivers DO SITE DA TP-LINK (nunca de qualquer outro lugar), então ela pode muito bem ter defeito. Geralmente a garantia da TP-Link é bem extensa, então consulte a página do seu produto se tiver dúvidas se ainda está vigorando.

• 2 semanas depois...
Postado

Então,

Se passou algum tempo pois eu comprei outra placa de rede para testar, e não funcionou

Eu já não sei o que pode ser, pois 2 placas de redes diferentes e de marcas diferentes não funcionaram.

Eu desativei na BIOS a LAN ONBOARD e resetei as configurações do adaptador de rede para fazer uma instalação limpa.

Simplesmente não conecta. Eu tenho para emergência um usb wi-fi e ele funciona perfeitamente, único problema é que é bem ruinzinho para jogos.

Eu também tentei trocar de pcie. estava numa 1x e coloquei em uma 16x, além de não funcionar também, meu computador não iniciava mais a BIOS, indo direto pro sistema( nãoo faço ideia porque deu isso). Eu li que adaptador de rede tem que ser colocado em pci de no mínimo 2x mas não sei se é verdade, mas meu computador só tem 4 de 1x e 4 de 16x.

A situação ta ***** meu parceiro, tô sem jogar já faz um tempo, parece que to de TPM de tão bravo por causa disso. Eu não entendo muito mas eu sinto que é alguma configuração, ou sei lá, alguma coisa queimou na placa-mãe.

Eu tenho uma placa msi gaming z97 gd65

@WOZ Dods

Obrigado por toda ajuda

• Curtir 1
Postado

Usou driver booster ou similar? Baixou os drivers da placa-mãe no site da fabricante? Atualizou o windows todo?

1 hora atrás, DuKaH disse:

Eu também tentei trocar de pcie. estava numa 1x e coloquei em uma 16x, além de não funcionar também, meu computador não iniciava mais a BIOS, indo direto pro sistema( nãoo faço ideia porque deu isso). Eu li que adaptador de rede tem que ser colocado em pci de no mínimo 2x mas não sei se é verdade, mas meu computador só tem 4 de 1x e 4 de 16x.

Vai funcionar normalmente no slot 1x. Mesmo a 1x tem barramento mais que suficiente para placas de rede Gigabit.

Postado

@WOZ Dods Eu baixei aquele live update 6 da própria msi, atualizei tudo por la, inclusive a BIOS.

Essa pergunta sobre o driver booster não sei o que é isso, então provavelmente não usei isso.

Referente ao windows, eu atualizei pelo windows update mesmo, procurei as atualizações e resetei o pc diversas vezes.

Pelo que estou procurando percebo que não é um erro muito comum, parece que geralmente as pessoas só plugam a placa e já funciona.

Outra questão é se desativar a opção onboard lan da BIOS realmente muda alguma coisa.?

Será que tem alguma configuração bloqueando a placa de funcionar? quando eu reseto os drivers de rede e instalo o da placa offboard, no gerenciador de dispositivos na aba de conectores de rede aparece vários outros drivers.

Postado
1 minuto atrás, DuKaH disse:

Eu baixei aquele live update 6 da própria msi, atualizei tudo por la, inclusive a BIOS.

ok

Essa pergunta sobre o driver booster não sei o que é isso, então provavelmente não usei isso.

Driver booster, driver easy e outros similares são lixo digital, não está perdendo nada em não saber.

Referente ao windows, eu atualizei pelo windows update mesmo, procurei as atualizações e resetei o pc diversas vezes.

Isso mesmo.

2 minutos atrás, DuKaH disse:

Pelo que estou procurando percebo que não é um erro muito comum, parece que geralmente as pessoas só plugam a placa e já funciona.

Outra questão é se desativar a opção onboard lan da BIOS realmente muda alguma coisa.?

Sim, é só plugar e usar (depois de instalar os drivers). Se sua onboard LAN está com problemas, desligar ela na BIOS é ESSENCIAL.

E se não desligar o Windows pode colocar ela acima na hierarquia, então tem que desligar de qualquer jeito.

3 minutos atrás, DuKaH disse:

Será que tem alguma configuração bloqueando a placa de funcionar? quando eu reseto os drivers de rede e instalo o da placa offboard, no gerenciador de dispositivos na aba de conectores de rede aparece vários outros drivers.

Se for windows 10 é normal. Desligue a onboard e nos diga o que rolou.

Postado

@WOZ Dods Então, eu já desativei a LAN ONBOARD da BIOS, e não mudou nada..

Eu tenho duas placas de vídeos rodando em SLI em 2 pcie, e testei essa placa de rede em outra pci e também naõ funcionou, então provavelmente não deve ter problemas nos pcie, certo?

Eu monitorei pela bios o hardware e a placa de rede aparece conectado no pcie como se tudo tivesse em prefeito estado.

Cara, ou eu sou muito burro ou sei lá, não consigo visualizar o que pode ser.

• Curtir 1
Postado

@WOZ Dods Então, eu já desativei a LAN ONBOARD da BIOS, e não mudou nada..

Eu tenho duas placas de vídeos rodando em SLI em 2 pcie, e testei essa placa de rede em outra pci e também naõ funcionou, então provavelmente não deve ter problemas nos pcie, certo?

Tem que testar em outro PC.

Eu monitorei pela bios o hardware e a placa de rede aparece conectado no pcie como se tudo tivesse em prefeito estado.

Cara, ou eu sou muito burro ou sei lá, não consigo visualizar o que pode ser.

Esse é o único computador que tem em sua casa? Já testou com outro? Já olhou se não é seu cabo?

Postado

@WOZ Dods Vou passar detalhadamente o que aconteceu nos primórdios

Do nada minha internet caia, e depois de um tempo voltava. Depois começou a não conectar mais, daí eu tinha que desabilitar o driver da placa de rede no gerenciador de dispositivos e habilitar de novo, tinha que fazer isso várias vezes até que do nada voltava a funcionar. Outras vezes eu tinha que desligar e ligar o modem para funcionar. No final eu tinha que resetar as configurações todas e torcer para dar certo. Agora simplesmente minha internet não conecta mais de jeito nenhum.

Daí eu comprei uma placa de rede para substituir, e também não deu.

Mas como você mencionou, será que pode ser o cabo cara?? Mas ele não iria quebrando aos pouquinhos né? Por isso nem cogitei isso. Mas eu já vou atualizar os cabos, porque esse meu atual é dos primeiros e já deve ter uns 10 anos, deve ser daqueles bem fracos CAT5, to pensando em já colocar um CAT7. O que você acha.

Minha internet é de 500mb e eu nem devo aproveitar o máximo.

Abraços

• Curtir 1
Postado

@WOZ Dods Bom dia,

Tentei de outra forma agora, eu consegui um adaptador USB 3.0 Ethernet para fazer o teste e também não funcionou.

Assim, eu fiquei olhando para a parte do adaptador de rede e pude perceber que meu pc tenta conectar na internet, ele vai até a parte onde aparece identificando rede, onde aparece rede desconhecida, e ali cai de novo.

Às vezes cai antes, tipo só começa e já cai e as vezes demora um pouco mais, mas nunca passa da parte do identificando rede. Eu mudei no modem a porta mas também continuou a mesma coisa.

• Curtir 1
Postado
Em 20/04/2021 às 14:08, DuKaH disse:

Mas como você mencionou, será que pode ser o cabo cara??

Cabos são conectorizados por compressão de pinos de cobre contra os fios. É muito comum a conexão falhar mesmo em cabos novos e de aparência perfeita. Testar outro cabo é a primeira coisa a se fazer sempre. Mesmo que não esteja falhando ainda pode ter sido conectorizado errado, pois tem a ordem correta dos fios. 

Cabo CAT7 eu acho jogar dinheiro fora. Compre ou CAT5e, que é o suficiente, ou CAT6 se quiser algo "top", mas entre os dois não vai fazer diferença a menos que o cabo tenha mais de 10 metros (nesse caso tem que ser 6). Teste outro cabo e veja como ele se comporta. Outra coisa que pode fazer é testar esse mesmo cabo que tem em outro PC. Se for o cabo ele não vai conectar corretamente.

Se o cabo funcionar normalmente em outro desktop ou note (lembre de desligar o wifi no computador quando for testar cabo), pode ser alguma falha de rede no windows. Se não testou ainda a opção de solução de problemas de rede, teste. Se falhar você pode tentar fazer uma instalação limpa do sistema ou até usar o Hiren's BCD para rodar um windows portátil e ver se funciona. Lembre-se de que terá que instalar os drivers corretos do adaptador de rede que for usar no windows portátil. Se funcionar nele, prossiga para a reinstalação do sistema.

Postado

@WOZ Dods Então,

Eu já formatei o pc e o problema continuou do mesmo jeito.

Ontem eu testei o notebook do meu pai no meu cabo de internet e também não deu.

Vou providenciar a troca dos cabos e retorno para dizer se deu certo.

Seguirei o conselho do amigo e vou comprar o CAT6, pois a distância do modem pro meu pc é de quase 30 metros, bem longe.

Obrigado pelos conselhos.

Postado
22 minutos atrás, DuKaH disse:

Seguirei o conselho do amigo e vou comprar o CAT6, pois a distância do modem pro meu pc é de quase 30 metros, bem longe.

Se preferir pode só reconectorizar o cabo que tem. Usando o cable test você descobre se os conectores estão ok ou não.

Postado

@WOZ Dods Bom dia,

Estou até com vergonha de contar como foi a solução. (kkkkkk)

Eu troquei os cabos da internet e voltou a funcionar normal, tanto na onboard como na offboard.

Recomendo TP-Link kkkkkkkkkkkk.

Realmente, posso ser a pessoa mais burra do mundo por não ter conferido isso antes.

Obrigado a todos que desperdiçaram seu tempo tentando me ajudar.

• Curtir 1

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

LANÇAMENTO!

eletronica2025-popup.jpg

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!