Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Rádio de sucatas com implementações


Posts recomendados

Já mencionei quase tudo em meu Receiver, mas ainda falta a parte do pré amplificador e da fonte.

Deixei essas por último por ser as partes onde estavam os problemas que as vezes me tiravam o sono e não conseguia resolver.

5Qp358P.jpg

Sendo essa a única foto que tenho do aparelho antes da reforma, destaco os circuitos que fazem parte do pré-amplificador. São compostos pelo equalizador, a placa do potenciômetro de volume a aquela outra ali à esquerda que também faz outras funcões que explico mais adiante.

A fonte não marquei, mas se trata da placa pequena mais acima com os capacitores grandes, além claro do enorme transformador ao canto da caixa.

 

A começar pelo equalizador ali a direita, trata-se de um circuito retirado de um Micro System CCE. Não sei bem o modelo exato, mas sei que se trata de algum próximo ao SS5880, pois as ligações da placa eram parecidas com a mostrada no esquema abaixo:

1787842813_Semttulo.png.fcfc143aa4e2a6ee8900dc2ab50f19d0.png

A diferença da minha placa é que o volume (VR607AB) não era independente, pois ficava na placa principal.

Mas o principal ali é o integrado BA3822LS, que consiste de 10 amplificadores operacionais já interligados de maneira a funcionar como um equalizador completo de 5 bandas estéreo.

Bastando apenas conectar os capacitores com seus devidos valores aos potenciômetros e ao CI. Sua alimentação é de 9VCC feita via resistor de 100R (Bornes 45 e 46 da placa).

 

Peguei essa sucata de um aparelho totalmente destruído, com os potenciômetros quase todos quebrados. Então arrumei uma outra placa de outro Micro System, mas este era diferente. Não tinha um equalizador os 5 Potenciômetros faziam outras funções: Graves, Agudos, Volume, Balanço e volume do Microfone.

Troquei os potenciômetros com valores diferentes e usei essa placa e também a outra. Como se vê na foto a placa do CCE ficou ali pendurada cheia de fios ligados aos potenciômetros da outra placa, uma verdadeira gambiarra que por incrível que pareça não dava problemas de ruídos! :lol:

 

Já a placa do volume como é visto ali usei aquelas placas padrão com furação de 2,54mm. Pois são perfeitas pra encaixar potenciômetros comuns e circuitos integrados PHT-DIP. O esquema dela aparece abaixo:

2010233556_Semttulo1.png.7f2dd3222c4bd0d0cad513719b826984.png

Além do potenciômetro de volume (VR701AB) temos o Balanço (VR702) que conforme indica o tracejado vermelho está fora da placa, no caso mais abaixo do Volume no painel do aparelho.

O CI CMOS MN4053B chaveia as funções MONO e Loudness.

Quando Mono é acionado os canais L e R são conectados juntos, isso é útil quando temos um aparelho com uma única saída de áudio mas podemos fazer sair o Som nas duas caixas acústicas.

A função loudness era muito usada em equipamentos antigos visando melhorar o som abafado provindo de Fitas e Discos. Consiste de capacitores ligados ao meio volume do potenciômetro formando um filtro rejeita faixa deixando passar mais os som graves e agudos, ignorando um pouco os médios.

Através dos pinos 9 e 10 do CI podemos ativar ou não essas funções.

 

Por último a placa do pré amplificador é mostrada no esquema abaixo, esta parte eu a projetei do zero, por esse motivo também foi escolhida a placa padrão de 2,54mm:

418887997_Semttulo2.thumb.png.33ec0aefe6bd8eb2f5cc31879c2e8dd7.png

Além do Pré-amplificador (os circuitos transistorizados à esquerda) essa placa também faz o chaveamento das funções.

 

A começar pelo CD4066 ali em cima, este faz a seleção das entradas Auxiliar e Tape (a função Tuner e CD era feita por outro 4066 na placa do rádio, já mostrado em outra postagem). O Soquete J6 se conecta às entradas RCA traseiras.

Do outro lado, o 4017 seleciona as funções através do Painel enviando os sinais ao micro (IC701) através dos pinos K1, K2, K3, T2 e T3.

Enquanto que os Flip-Flops do 4013 chaveiam o 4053 no botão de volume para as funções Mono e Loudness.

Os 5 transistores abaixo são nada mais que driver para os leds do painel e as lâmpadas X1 e X2 iluminavam o LCD do Dial.

 

No pré amplificador temos um circuito bem tradicional do tipo emissor comum que acaba invertendo o sinal original. Esse tipo de circuito é um derivado dos amplificadores tipo classe A.

Como é possível ver ali temos 2 pares de circuitos praticamente iguais. Os dois de cima entregam o som diretamente a saída RCA. Essa saída tem impedância alta e tem como objetivo o uso com outro amplificador ou mesmo a adição de um aparelho pra gravação, sendo por exemplo a possível gravação do sinal do rádio.

O outro pré na parte de baixo tem seu sinal levado aos VU Meter (indicadores Leds do Painel) e ao equalizador, já mostrado acima.


Por último a fonte:

1069027789_Semttulo4.png.ff1514451904fe3d647d194d84524bee.png

Trata-se de uma fonte linear com várias tensões, usei os tradicinais 7805 e 7812 para fornecer uma alimentação estabilizada aos circuitos integrados do aparelho, enquanto que o amplificador de potência recebe tensão DC diretamente dos diodos e capacitor (esse de 2500uF posteriormente foi substituído por um de 6800uF, pois grande parte do tal zumbido vinha daí).

A tensão de 5V alimenta os CIs CMOS e o Micro do Display LCD, os 12V regulados alimentam o Rádio, o equalizador e o circuito Pré amplificador. A tensão marcada como 11V (não regulada) alimenta o VU e os demais Leds do Painel.

E o Q901 era responsável por controlar a luz do Dial (lâmpadas incandescentes que funcionavam com uma tensão de 7,5V) que posteriormente substituí por leds planos de cor quente.

 

A pequena fonte abaixo fornece 5V mesmo com o aparelho desligado, seu objetivo é manter o Relógio no display e manter as memórias das rádios no Micro controlador, o trafinho é somente 220V por isso não passa pela chave.

Na tensão de 110V ele fornece os 5V, quando em 220V fornece 10V mas o diodo zener D3 mantém a tensão em 5V.

 

A tomada S901 serve como alimentação para outro aparelho enquanto que o fusível e os varistores fazem a proteção contra tensão errada e surtos evitando a queima do trafo principal.

O trafo veio de um equipamento importado, por isso ali a estranha tensão de 200VCA. Suas tensões de saída eram 36+36V (3A) e 9+9V (2A).

 

  • Curtir 1
  • Amei 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 anos depois...

Ressuscitando o tópico.... 

 

Havia me esquecido disso aqui. Porém, ainda há pouco fui responder o tópico abaixo:

https://www.clubedohardware.com.br/forums/topic/1666690-qual-alto-falante-usar-para-um-amplificador-caseiro/

E por se tratar do mesmo amplificador do meu rádio, acabei reencontrando-o. 

 

Mas, voltando ao assunto.... 

 

Ali em cima concluí a explicação do aparelho que havia montado, conforme já tinha dito foi terminado em 2009, mais precisamente no mês de dezembro. 

Em janeiro desenhei o esquema, inclusive. 

Deixei conectado ao meu outro PC (um mais simples que fica junto da minha bancada) e também a um par de caixas de 4R com alto falante de 150W e 12".

xmwHjFP.jpg

E assim, de 2010 a 2015 o receiver permaneceu embaixo da minha bancada ligado a essa caixa acústica. A esquerda estava a mesinha com o computador. O par desta caixa, estava ligado também só que um pouco longe. 

 

Usei bastante, tanto o rádio quanto a parte do amplificador quando usava o áudio do PC. 

Apesar dos problemas que já apresentei nas outras postagens, estava com um som legal e tudo mais só que com o tempo outros problemas surgiram:

Além do tal zumbido de 60Hz.

Os botões do painel falhavam e as vezes acionavam funções erradas, isso aconteceu porque a placa onde estava os botões veio do tal tape deck, estava cheia de remendos e cortada pra se adaptar às novas ligações do circuito e projeto diferente. 

Eu não gostava do som do rádio FM, não era limpo tinha umas distorções. Conforme já disse troquei o CI decodificador e depois mexi no filtro passa baixas mas o problema não era neles. 

 

E eis que chega o ano de 2016. Um problema de falta de material no meu trabalho, faz com que eu tenha bastante tempo sobrando e aí resolvi corrigir todos os problemas desse aparelho. 

 

Além dos defeitos já citados, ainda tive outras ideias novas pois afinal iria mexer com praticamente tudo. 

Resolvi que uma nova caixa de madeira seria feita, pois a antiga estava torta e com muitos furos feitos para as placas que não deram certo. O fundo de plástico seria o mesmo, a frente também mas com uma melhora na estrutura. 

E visto que o micro processador usado tinha suporte a controle remoto, por que não colocar?! 

 

Depois de fazer a nova caixa de madeira, a primeira coisa que seria resolvida era o problema dos botões do painel e adicionar o sistema para o controle remoto. 

Para isso, duas novas placas teriam que ser feitas. Uma para os botões do painel (que pudesse também abrigar o sensor IR) e outra para o circuito do processador (Invólucro QFP80 SMD), fiquei pensando um bom tempo em como fazer uma placa pra um CI smd de 80 pinos usando apenas uma caneta de retro projetor. 

 

Pensei em pintar a placa toda na área onde estava os pinos e depois com uma ponta fina ir descascando a tinta seca, mas dado a disposição das trilhas não deu muito certo. 

O melhor jeito, foi esse aqui:

wEMkyld.jpeg

Encontrei na sucata uma placa que tivesse um CI de mesmo tamanho e que os pinos utilizados fossem coincidentes (ou pelo menos a maioria deles). 

 

Todos os componentes dessa placa foram retirados e em cada ponto de solda que tivesse contato com o CI eu fiz um furo. 

Com um punção, eu marquei a placa virgem de fenolite para que fosse furada no mesmo alinhamento, assim se pode passar fios ligando a placa onde está o ci a essa outra que recebeu conectores e componentes adjacentes para o funcionamento do circuito. 

HfQfkUV.jpeg

A parte de baixo, com as trilhas desenhadas à mão conectando o CI aos soquetes para o display, botões e outros componentes. 

 

Abaixo, a nova placa de parte do painel:

cws0wxK.jpeg

Só tenho foto da parte traseira, com os botões, leds na mesma placa e toda fiação com soquetes reaproveitados de vídeo k7. 

 

Visto que estava fazendo tudo novo, a parte do pré amplificador e seletor de funções também  recebeu uma nova placa, até porque com a ideia do controle remoto novos componentes precisariam ser adicionados. 

DgKfhBZ.jpeg

Um circuito mais bonito do que aquele feito na placa padrão. Muitas modificações foram feitas aqui, as funções de entrada agora são controladas por um único CI 4052, em substituição aos dois 4066. O 4017 continua ali, mas desta vez ele controla diretamente as funções sem passar pelo processador como era antes e para não forçá-lo, um driver ULN2003 foi adicionado para o acionamento dos leds. 

O 4013 que controlava as funções Loudness e mono não existe mais, foi substituído por um pequeno PIC12F629. 

Esse agora também pode receber os pulsos do controle remoto pra alterar as funções, inclusive as do 4017 para alterar o seletor. 

 

Enfim, com as placas novas prontas resolvo montar tudo em posições diferentes, dado ao tamanho dos fios e disposição. 

Eis uma nova descoberta:

Ao colocar a placa do pré seletor do lado oposto da caixa o mais longe possível do trafo o zumbido de 60Hz sumiu quase que 100%.

A montagem desta vez, ficou assim:

luJcMnc_d.webp?maxwidth=640&shape=thumb&

Com essas mudanças, obviamente as outras placas também mudaram de lugar. 

O receptor de AM/FM que antes estava a direita visível agora está escondido no fundo da caixa. 

O amplificador M150A continua por baixo, mas agora está mais ao centro, seu dissipador ainda é possível ver um pedaço. 

Sendo assim, a placa do processador agora fica por cima bem no meio da caixa. Ali ela está próximo ao display, onde tem a maior quantidade de fios ligados a ela e também fica próximo ao restante, pois ela se conecta com tudo. 

 

Ali se vê que outras novas placas foram feitas, mas essas são assunto pra outras postagens. Pois ainda não tinha me dado por satisfeito, uma grande modificação foi feita em 2018.

 

 

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!