Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Fala amigos do fórum, como vão? Boa tarde!

Recentemente eu deixei meu computador ligado a tarde enquanto estava trabalhando (desfragmentado, baixando algumas coisas, etc) e foi um pessoal em casa arrumar o portão. Eles ligaram aqueles ferros de solda direto no padrão da casa. Quando cheguei em casa fiquei com a pulga atrás da orelha quando fiquei sabendo disso, pois o pessoal disse que as luzes até apagaram um pouco e deu interferência na TV.

Pois bem, tenho essa fonte real da Corsair (que é 80 plus golda ainda) e uso um filtro de linha Clamper. Não acredito que tenha ocorrido algo, mas resolvi fazer uns testes pra ter certeza. Na BIOS da placa-mãe, as voltagens estão ok (3.3v, 5v e 12v). Fiz um teste rápido no Heaven Unigine (cerca de uns 10 minutos) com o AIDA Engineer aberto e vi que as voltagens sofriam pouquíssimas variações (com certeza permanecendo dentro dos 5% de tolerância). A linha 12v, por exemplo, em ócio no S.O. fica em 12.190 a 12.240. Usando no Benchmark, ela ficava cravada em 12.096v e poucas vezes subia pra 12.140v.

Isso significa que a fonte está ok? Posso ficar despreocupado com o ocorrido? Segue foto em anexo (acho que a qualidade pode estar meio ruim, tirei com o celular, mas dá pra ver as voltagens aí).

Agradeço quem puder responder. Abraços!

Unigine.jpg

Postado
14 minutos atrás, Saulo Andrade Araújo disse:

A linha 12v, por exemplo, em ócio no S.O. fica em 12.190 a 12.240. Usando no Benchmark, ela ficava cravada em 12.096v e poucas vezes subia pra 12.140v.

Isso significa que a fonte está ok?

Não significa nada. Medições de tensão por software não são confiáveis.

• Curtir 2
Postado
18 minutos atrás, Saulo Andrade Araújo disse:

Mas com relação a terem ligado a solda no padrão da casa pra mexer no portão e o PC estar ligado, há algum problema?

Não tenho como te garantir, mas é uma boa fonte e tem proteções efetivas contra subtensão que, teoricamente, fazem com que ela desarme no pior dos cenários pra proteger a si mesmo e ao PC.

• Curtir 1
Postado

@Shaman93

6 minutos atrás, Shaman93 disse:

Não tenho como te garantir, mas é uma boa fonte e tem proteções efetivas contra subtensão que, teoricamente, fazem com que ela desarme no pior dos cenários pra proteger a si mesmo e ao PC.

Sim, eu cheguei em casa e o computador estava funcionando ok (não houve nenhum reiniciou, nada mesmo). Mas eu fiquei com receio de ter danificado algo

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

LANÇAMENTO!

eletronica2025-popup.jpg

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!