Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Tenho aqui a GTX 1660 6GB da Galax há pouco tempo e tenho observado algumas coisas estranhas nela.

Pra começar, o "gpu clock" fica indo de 330mhz até 1530mhz, enquanto que o clock memory fica variando de 705mhz a 810mhz e 4001mhz. Fora isso, as ventoinhas ficam girando e parando, girando e parando a todo segundo, a minha placa endoidou de vez. 

Nota: Essas situações acontecem quando não se está usando tanto da GPU, quando se usa bastante dela ou até mesmo 100%, ela fica estável e funciona perfeitamente.. Não sofro com quedas de FPS em jogos nem nada do tipo, muito menos artefatos na tela. O problema foi notado por mim após formatar o computador, tentei reinstalar os drivers da NVIDIA usando o DDU em modo de segurança.

image.thumb.png.2ffcd10cea33b673f076b57cc367cb3d.png

image.thumb.png.e9fca73e6db494e513b36c519f002262.png

O que pode ser?

Especificações do meu PC:

GPU: GTX 1660 6GB GALAX
CPU: RYZEN 5 3500X
MEMÓRIA: 16GB DDR4 (2X8)
placa-mãe: A320M-S2H 
FONTE: OCZ 700W

Postado
2 horas atrás, Natan Soares disse:

Pra começar, o "gpu clock" fica indo de 330mhz até 1530mhz, enquanto que o clock memory fica variando de 705mhz a 810mhz e 4001mhz. Fora isso, as ventoinhas ficam girando e parando, girando e parando a todo segundo, a minha placa endoidou de vez. 

tá normal, só gira os FANs quando a placa fica acima de 50C

vai variar o clock, normal também

Postado
2 horas atrás, Yan_ disse:

tá normal, só gira os FANs quando a placa fica acima de 50C

vai variar o clock, normal também

Mas as ventoinhas ficam ligando e desligando a cada segundo, sem exagero nenhum. Isso não acontecia antes, não que eu tenha reparado...

1 hora atrás, WOZ Dods disse:

@Natan Soares Perfeitamente normal. Se quiser, pode configurar a curva de desempenho das ventoinhas da GPU no MSI Afterburner.

Mas e quanto as ventoinhas que ficam ligando e desligando a cada segundo? Isso não para, ele tá 0 rpm e do nada sobre pra 1200.

• Curtir 1
Postado

Teste instalar o MSI Afterburner. Vá em configurações do programa, ative iniciar com o windows, coloque a curva de performance da ventilação da GPU em 30% a 30°, 100% a 70° (apague os outros pontos). Observe como ela vai se comportar depois disso.

• Curtir 1
Postado
5 horas atrás, WOZ Dods disse:

Teste instalar o MSI Afterburner. Vá em configurações do programa, ative iniciar com o windows, coloque a curva de performance da ventilação da GPU em 30% a 30°, 100% a 70° (apague os outros pontos). Observe como ela vai se comportar depois disso.

Após 30% do uso ela continua a girar sem parar, porém eu não queria deixar as ventoinhas ligadas direto pra não desgastar. Também há o problema da oscilação no clock da gpu e da memória. 

5 horas atrás, Yan_ disse:

@Natan Soares faz a curva e ve se continua ocorrendo

Fiz a curva e acima de 30% ela funciona tranquilamente sem parar, mas eu não queria ter que deixá-la ligada o tempo todo. Abaixo de 30 ela começa a endoidar, e também tem o problema da oscilação com o clock da memória e da GPU.

Postado
17 horas atrás, Natan Soares disse:

Após 30% do uso ela continua a girar sem parar, porém eu não queria deixar as ventoinhas ligadas direto pra não desgastar. Também há o problema da oscilação no clock da gpu e da memória. 

A oscilação de clocks é normal. Se eles estivessem 100% o tempo inteiro você teria uma GPU superaquecendo. Todo processador (incluindo processador gráfico) reduz o desempenho dinamicamente para diminuir o consumo e aquecimento, é o normal deles. Quando há maior demanda eles sobrem o desempenho instantaneamente, sem perda.

Se faz questão da ventoinha desligar quando não é necessária, cabe a você otimizar seu perfil no MSI afterburner ou deixar o padrão de fábrica. Pessoalmente eu prefiro que ela rode o tempo inteiro, mantendo a GPU em uma temperatura constante. O consumo da ventoinha é muito baixo e ela é feita para durar muitos anos de uso constante.

Postado

Infelizmente o problema ainda continua, achei que tivesse sido resolvido ao atualizar o driver. Triste, vou ter que buscar ajuda técnica mesmo. 

• Curtir 1

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...