Ir ao conteúdo

Bitcoin, estou querendo minerar!

Ir à solução Resolvido por Phoenyx,

Posts recomendados

Postado

Fala Galerinha do Clube do Hardware beleza?

Bom galera, hoje estou aqui para fazer umas perguntas e gostaria de que se possível vocês respondessem organizadamente para ter uma melhor conclusão sobre as perguntas.

Bom, atualmente tenho um PC com essas configurações: i5 6500, 8GB RAM (vou colocar mais 8GB amanhã), 500GB (HD) e o vídeo integrado do processador.

PERGUNTAS:

1- É possível minerar apenas com essa placa de vídeo integrada?

2- Tenho que ser maior de 18 para minerar?

3- Se eu tiver minerando, ao mesmo tempo consigo utilizar o PC?

Bom, estou curioso para essas perguntas, pois deixo o PC ligado praticamente mais de 13/14 horas por dia, as vezes chega a ser 24horas.

Dessas 13/14 horas que deixo ligado, 4 horas eu utilizo, as outras 10 horas eu poderia deixar minerando. Mas, como não sei se a placa de vídeo integrada aguenta, não faço ainda.

Se puderem me ajudar ficarei muito agradecido, obrigado mesmo pessoal do Clube do Hardware ❤️

• Membro VIP
  • Solução
Postado

1 - É, mas não é rentável, utilizam placas de vídeo justamente por serem muito mais rápidas que processadores nesta tarefa. O vídeo integrado estará de enfeite somente.

2 - Não.

3 - Sim e não.

Pra minerar não é necessário 16GB de RAM. Pra minerar você tem que deixar o micro ligado 24hs 7 dias por semana, tendo placas de vídeo com boa perfomance, ou não será lucrativo. Teria tmb que possuir uma fonte de energia barata (não me refiro a fonte de alimentação e sim a energia elétrica). Paineis solares, baterias, inversores, etc. Ou, fazer gato na rede elétrica.
No BR o gasto de manutenção, peças, kW/h não compensa, ainda mais desta forma caseira que você tá pensando aí.

Existem diversos artigos/vídeos na net a respeito, se tá interessado seria bom pesquisá-los. Mas pra resumir, pra ter lucro precisa de um bom investimento (uns 20k pra começar, e isso só no PC e placas de vídeo).

• Curtir 3
Postado

@Tavaares00 Desiste, nem mesmo com 3 RTX 2080 TI seria lucrativo, custo aqui no Brasil é alto de mais para poder mexer com mineração, tem que ser de uma área que a energia é bem barata ou tem que ter um painel solar.

Você conseguiria menos de 1 bitcoin por Mês usando qualquer APU, nunca que isso seria lucrativo.

Você pode tentar investir em moedas mais baratas como Dogecoin  e entre outras mas ai dependeria se elas fossem ficar mais caras ou não para lucrar, no geral não vale a pena minerar sem equipamento especifico .

• Triste 1
  • Membro VIP
Postado

@Tavaares00 Tu sabe como funciona a economia de energia? Economiza quando não tá sendo utilizada toda a capacidade. Rodando 24hs no talo não haverá economia de energia.

Pode esquecer isso aí amigo, sem placa de vídeo esquece. Com uma placa de vídeo somente, mesmo que razoável, já falaria pra esquecer tmb. 

Você precisaria de um rig de mineração. placa-mãe específica pra comportar ao menos umas 6 placas de vídeo como a RX580 por exemplo. Processador é o de menos, um Pentium G ou similar já daria conta. Só em placa de vídeo hoje, usadas, você ia gastar mais de 6k. Teria que ter boas fontes de alimentação pra comportar todas estas placas, enfim, não é algo que você acorda com a ideia, instala e deixa rodando em qualquer PC não.

• Curtir 1
  • Triste 1
Postado

Tenho um PC com uma GTX1060. Um dia de mineração com ele me rende, no cenário atual, um pouco menos de R$10. Isso o PC ficando ligado 24 por dia fazendo barulho que nem um avião. Depois disso tenho que pagar os gastos com energia elétrica, os custos de conversão da moeda e mais custos para transferir o valor para a minha conta no banco. Só nessa última transferência já existe uma taxa de R$9,50 mais 0,5% do valor transferido.

Já no PC com a RTX3080 o valor diário sobre pra uns R$60. Bem mais atrativo, e não é à toa que não se encontra dessa GPU pra comprar em lugar nenhum do mundo. Mas mesmo assim ainda tem aqueles outros custos ali.

Resumindo: Esqueça a ideia de minerar.

5 minutos atrás, PlayerUzumaki disse:

Você conseguiria menos de 1 bitcoin por Mês usando qualquer APU, nunca que isso seria lucrativo.

É claro que ele conseguiria menos do que um Bitcoin por mês, e isso independente do equipamento ou coleção de equipamentos que tivesse. Afinal, um Bitcoin vale R$360 mil.

• Curtir 1
  • Triste 1
Postado

@Tavaares00 Eu não conheço muito sobre mas já vi umas conversas sobre o assunto, então não leve minha palavra como absoluta:

Investir em moedas baratas é igual investir em ações, pode gerar lucro massivo ou te perder uma grana braba, você investindo em tal moeda faz com que seu preço possa aumentar (não é garantido) fazendo com que possa lucrar em cima disso, pois quanto mais barata a moeda mais fácil é de minerar (ao menos eu acho), mas isso dependeria muito da sorte de uma moeda subir o preço igual louco, algo quase impossível no cenário atual com o bitcoin a 360 mil e o ethereum a 13 mil.

• Amei 1
  • Membro VIP
Postado

@Tavaares00 Aí é com ele, manjo muito pouco da cotação destas moedas específicas, quais valem mais a pena ou não.

Mas cai na mesma premissa, tu teria que gastar uma paulada em energia elétrica (ou equipamentos já citados), ter um bom rig, pra ver se obteria lucro ao final do mês. Lembrando que já teria o investimento inicial, ou seja, levaria vários meses até realmente obter algum retorno, se houver algum.

• Obrigado 1
Postado
5 minutos atrás, Tavaares00 disse:

@Phoenyx Beleza, obrigado. Mas, se eu seguir a ideia do @PlayerUzumakie minerar Dogecoin? Poderiam me explicar melhor sobre o que é isso?

Dá na mesma. 
O meu comentário logo acima não se trata de minerar bitcoin, mas sim de minerar a moeda que mais esteja compensando no momento. Bitcoin, etherium, dogecoin são algumas das muitas moedas virtuais. Geralmente o pessoal fala "bitcoin" só como forma de abreviação.
O programa/site utilizado já procura o que esteja valendo mais à pena no momento e usa o seu hardware para fazer as operações para aquela moeda. Se no meio do caminho outra moeda ficar mais "rentável", ele muda pra ela sozinho. 

• Obrigado 1
Postado
9 minutos atrás, Lilisandro disse:

É claro que ele conseguiria menos do que um Bitcoin por mês, e isso independente do equipamento ou coleção de equipamentos que tivesse. Afinal, um Bitcoin vale R$360 mil.

Eu me enganei, queria dizer menos que um décimo de centavo as vezes me confundo um pouco com isso.

• Haha 1

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

LANÇAMENTO!

eletronica2025-popup.jpg

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!