Ir ao conteúdo

cooler master mpe-4501-acaab-wo vs acaab-br

Ir à solução Resolvido por Physics,

Posts recomendados

Postado

Alguém saberia me dizer se há alguma diferença relevante entre esses dois modelos? Já tem um tempo que estava querendo pegar uma dessas fontes da Cooler Master, aí me deparei com esse modelo final WO em vez de BR que está R$90 mais barato na Kabum:

https://www.kabum.com.br/produto/130931/fonte-cooler-master-mwe-v2-450w-80-plus-bronze-mpe-4501-acaab-wo

https://www.kabum.com.br/produto/104000/-fonte-cooler-master-mwe-bronze-450w-80-plus-bronze-mpe-4501-acaab-br

No site da Cooler Master consta as especificações para MPE-4501-ACAAB (sem BR ou WO), então tenho quase certeza que não é nada relevante. Mas talvez alguém aqui pode saber de alguma coisa que eu não sei. Agradeço desde já.

Postado
20 minutos atrás, GuilhermeGB disse:

Alguém saberia me dizer se há alguma diferença relevante entre esses dois modelos? Já tem um tempo que estava querendo pegar uma dessas fontes da Cooler Master, aí me deparei com esse modelo final WO em vez de BR que está R$90 mais barato na Kabum:

https://www.kabum.com.br/produto/130931/fonte-cooler-master-mwe-v2-450w-80-plus-bronze-mpe-4501-acaab-wo

https://www.kabum.com.br/produto/104000/-fonte-cooler-master-mwe-bronze-450w-80-plus-bronze-mpe-4501-acaab-br

No site da Cooler Master consta as especificações para MPE-4501-ACAAB (sem BR ou WO), então tenho quase certeza que não é nada relevante. Mas talvez alguém aqui pode saber de alguma coisa que eu não sei. Agradeço desde já.

A MEW V2 é lançamento, veio pra substituir a primeira versão MWE, recebeu tecnologia DC-DC, auto-stop na fan para que pare por completo caso carga em uso seja menor que 100w, cabos reforçados, Fan com mancal hidrodinâmico etc etc etc.
Nos testes que vi ela se saiu bem, mas tem algumas melhorias a se fazer em relação a MEW V1, porém continuar sendo uma boa fonte, estando mais barata é uma ótima opção.

• Curtir 2
Postado
9 minutos atrás, Tavaares00 disse:

@GuilhermeGB Não sei lhe dizer por dentro, mas por fora muda! 3 anos de garantia da MPE-4501-ACAAB-BR e 1 ano de garantia da MPE-4501-ACAAB-WO.

Não tinha notado, obrigado por avisar. Provavelmente é uma versão internacional com menos tempo de garantia, isso supondo que BR se refira a Brasil.

1 minuto atrás, NIGHT FALL disse:

A MEW V2 é lançamento, veio pra substituir a primeira versão MWE, recebeu tecnologia DC-DC, auto-stop na fan para que pare por completo caso carga em uso seja menor que 100w, cabos reforçados, Fan com mancal hidrodinâmico etc etc etc.
Nos testes que vi ela se saiu bem, mas tem algumas melhorias a se fazer em relação a MEW V1, porém continuar sendo uma boa fonte, estando mais barata é uma ótima opção.

DC-DC acho que as duas tem (pelo menos está no site da Cooler Master para os dois modelos), não sei com relação as outras características que você disse. Realmente uma ótima opção se a diferença for apenas com relação ao tempo de garantia.

• Curtir 1
Postado

Não apenas parece, mas realmente é algo um tanto ridículo:

• MPE-4501-ACAAB-WO = Worldwide, sem cabo de força
  • MPE-4501-ACAAB-BR = Brazil, com cabo de força (NBR 14136 10A)
  • Curtir 1
  • Haha 1
Postado
50 minutos atrás, GuilhermeGB disse:

DC-DC acho que as duas tem (pelo menos está no site da Cooler Master para os dois modelos), não sei com relação as outras características que você disse. Realmente uma ótima opção se a diferença for apenas com relação ao tempo de garantia.

Também não me recordo se a V1 tem DC-DC.

Sobre os testes.

https://occlub.ru/testodrom/73926-coolermaster-mwe-bronze-v2-650w-obzor-ne-po-klassu

• Curtir 1
Postado
2 horas atrás, NIGHT FALL disse:

A MWE V2 é lançamento, veio pra substituir a primeira versão MWE.

Exatamente, embora tenha sido revisada recentemente, com uma nova MWE V2, indisponível no nosso país e que parece inferior.

Recebeu tecnologia DC-DC.

A MWE apresenta DC-DC Converter. Imagino que tenha se confundido com a topologia LLC Resonant Converter + Half Bridge no lugar do Double Forward.

Auto-stop na fan para que pare por completo caso carga em uso seja menor que 100W, mancal hidrodinâmico.

Não é uma característica muito boa (aquecimento, perda de eficiência, fan inicia a sua rotação de forma tardia e repentina, o que faz com que ele tenha um problema com isso e aquilo e mais umas coisas realmente irritantes), mas sinceramente, poderia ser estendido ao invés de tentarem forçar uma velocidade mais baixa no ventilador. O driver de U$0,10 que a Hong Hua utiliza nas suas fans é realmente ruim e faz com que o motor gere um ruído incômodo em velocidade de rotação baixa. Agora, a Thermal Control, da própria Cooler Master, que está nos modelos menos potentes, como a MWE V2 450W, é realmente muito boa e tem um driver excelente.

Quanto ao mecanismo, dessas duas fabricantes, apenas a Hong Hua compra Fluid Dynamic Bearing (que é patenteado, então ela não fabrica o mecanismo e tem que comprar da Protechnic Electric), esse ventilador Thermal Control da Cooler Master usa um mero Rifle Bearing. Acredito também que a versão desse fan da Hong Hua utilizado também seja Rifle Bearing, porque o Fluid Dynamic Bearing é muito caro.

Cabos reforçados.

É o contrário.

Nos testes que vi ela se saiu bem, mas tem algumas melhorias a se fazer em relação a MWE, porém continuar sendo uma boa fonte, estando mais barata é uma ótima opção.

A MWE V2 é uma fonte de alimentação muito difícil de se recomendar se considerarmos a existência de modelos como a PYLON e a CX. Ela tem muitos problemas (a maioria são relacionados a ruídos, mas os problemas elétricos são um pouco preocupantes também).

1 hora atrás, NIGHT FALL disse:

Também não me recordo se a MWE tem DC-DC.

Sim, ela tem mesmo, eu mandaria a análise para você, mas parece que o site da equipe que fez a análise do modelo está em seu descanso eterno.

1 hora atrás, GuilhermeGB disse:

Sim, além do cabo de força, essa é a única diferença mesmo.

• Curtir 2
Postado
47 minutos atrás, NIGHT FALL disse:

Também não me recordo se a V1 tem DC-DC.

Sobre os testes.

https://occlub.ru/testodrom/73926-coolermaster-mwe-bronze-v2-650w-obzor-ne-po-klassu

Considerando o final ACAAB, encontrei esses dois modelos, um com V2 e outro sem (provavelmente V1):

https://www.coolermaster.com/catalog/power-supplies/mwe-series/mwe-450-bronze-v2/

https://www.coolermaster.com/catalog/power-supplies/mwe-series/mwe-bronze-450

Ambos os links citam conversão DC-DC.

33 minutos atrás, Phynsx disse:

A MWE V2 é uma fonte de alimentação muito difícil de se recomendar se considerarmos a existência de modelos como a PYLON e a CX. Ela tem muitos problemas (a maioria são relacionados a ruídos, mas os problemas elétricos são um pouco preocupantes também).

Quais problema seriam esses da MWE V2? Essa fonte realmente chamou a atenção pelo preço, estava procurando um modelo com conversão DC-DC por ter uma regulação mais confiável. A maioria dos modelos mais em conta utilizam regulação simples em grupo. Não é tanto um problema, até porque minha fonte atual funciona dessa forma, é mais por opção mesmo. Quero substituir minha velha SS-350BS da Seasonic, um modelo simples projetada para PCs simples de escritório, mas que tem como únicos defeitos mais graves a falta de cabos PCI-Express e um cooler 80mm bastante barulhento (que chega até incríveis 3700 RPM, segundos as especificações). Mas ela me atendeu bem nesses mais de 6 anos de uso.

Postado

bom, vendo duas fontes com preços completamente diferentes porém me surge uma boa dúvida, falando da fonte em sí, mwe 450w bronze v2, ou cx 450w ? qual é a melhor de ambas?

• Solução
Postado

Considerando o final ACAAB, encontrei esses dois modelos, um com V2 e outro sem (provavelmente V1):

https://www.coolermaster.com/catalog/power-supplies/mwe-series/mwe-450-bronze-v2/

https://www.coolermaster.com/catalog/power-supplies/mwe-series/mwe-bronze-450

Ambos os links citam conversão DC-DC.

MPX-4501-ACAAB = MWE BRONZE 450W

MPE-4501-ACAAB = MWE V2 BRONZE 450W

MPE-4501-ACAAW = MWE V2 WHITE 450W

MPE-4501-ACAAW = MWE V2 BRONZE 450W¹

¹: É a nova versão que eu citei.

Quais problema seriam esses da MWE V2? Essa fonte realmente chamou a atenção pelo preço, estava procurando um modelo com conversão DC-DC por ter uma regulação mais confiável. A maioria dos modelos mais em conta utilizam regulação simples em grupo. Não é tanto um problema, até porque minha fonte atual funciona dessa forma, é mais por opção mesmo. Quero substituir minha velha SS-350BS da Sea Sonic, um modelo simples projetada para PCs simples de escritório, mas que tem como únicos defeitos mais graves a falta de cabos PCI-Express e um cooler 80mm bastante barulhento (que chega até incríveis 3700 RPM, segundos as especificações). Mas ela me atendeu bem nesses mais de 6 anos de uso.

Tanto a PYLON quanto a CX também tem isso. A topologia Group Regulation realmente não é uma boa ideia, principalmente se a sua configuração é de alto consumo. Se você quer uma fonte mais silenciosa, novamente, recomendo escapar da MWE V2. É um modelo que tem a capacidade de fazer mais ruído do que a sua fonte de alimentação atual, mas não com a rotação do fan:

1. Ruído do ripple alto em carga baixa¹
  2. Ruído do motor do fan em carga baixa¹
  3. Ruído do conversor da trilha de standby
  4. Ruído do burst mode do controlador de chaveamento

¹: Isso não vale para o modelo de 450W.

Deve ter mais algum ruído do qual eu não me recordo, mas é um modelo cheio de ruídos não muito convencionais. E mais uma vez, a PYLON e a CX não têm esses problemas e ainda apresentam performance elétrica superior. É sério, vale muito mais a pena partir para um desses dois modelos do que acabar caindo com uma MWE V2.

• Curtir 1
  • Obrigado 1
Postado
1 hora atrás, Phynsx disse:

MPX-4501-ACAAB = MWE BRONZE 450W

MPE-4501-ACAAB = MWE V2 BRONZE 450W

MPE-4501-ACAAW = MWE V2 WHITE 450W

MPE-4501-ACAAW = MWE V2 BRONZE 450W¹

¹: É a nova versão que eu citei.

Tanto a PYLON quanto a CX também tem isso. A topologia Group Regulation realmente não é uma boa ideia, principalmente se a sua configuração é de alto consumo. Se você quer uma fonte mais silenciosa, novamente, recomendo escapar da MWE V2. É um modelo que tem a capacidade de fazer mais ruído do que a sua fonte de alimentação atual, mas não com a rotação do fan:

1. Ruído do ripple alto em carga baixa¹
  2. Ruído do motor do fan em carga baixa¹
  3. Ruído do conversor da trilha de standby
  4. Ruído do burst mode do controlador de chaveamento

¹: Isso não vale para o modelo de 450W.

Deve ter mais algum ruído do qual eu não me recordo, mas é um modelo cheio de ruídos não muito convencionais. E mais uma vez, a PYLON e a CX não têm esses problemas e ainda apresentam performance elétrica superior. É sério, vale muito mais a pena partir para um desses dois modelos do que acabar caindo com uma MWE V2.

Entendi. Sendo assim, acho que vou de CX450 ou CX550 mesmo. Confesso que fiquei meio desconfiado da linha CX depois do problema que estava acontecendo meses atrás, mas creio que já foi resolvido há algum tempo. Vou ver se aparece alguma promoção boa desses modelos, mas ainda estou decidindo se compro primeiro um gabinete novo ou uma fonte nova. Obrigado pela ajuda.

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

LANÇAMENTO!

eletronica2025-popup.jpg

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!