Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Olá, Pessoal!

Não sei se seria o Tópico certo!

Gostaria de saber se há uma configuração de undervolt para minha gtx 1070 que reduzisse o consumo e temperatura, atualmente estou minerando e gostaria de reduzir o consumo e talvez aumentar a eficiência energética, alguém saberia de um config? Pois aquela curva editor do MSI Afterburner e um pouco estranha pra quem não esta adaptado. questão de temperatura não que ela esquente muito, mas uma redução seria bem vinda pois o resfriamento dela já e bem eficiente modelo "MSI".

Uma outra questão, um undervolt para mineração seria muito diferente para a de jogos por exemplo? Haveria ai duas configurações uma voltada para mineração e outra para jogos que reduzia o consumo mas tentasse ali manter o mais próx do desempenho atual?

Obrigado!

• Membro VIP
Postado

@LuisRT Sim, em games o undervolt é mais delicado. No geral não se mexe na tensão para games (pra baixo), somente pra cima (overclock). Em games vai travar, então você vai ter que ficar trocando o perfil.

Quanto reduzir pra mineração (e aumentar os clocks), apenas testando pra saber.

Já sobre a sua dificuldade com o software, fica difícil ajudar, pois é meio intuitivo após pesquisar sobre.

• Curtir 1
Postado

Tanto undervolt quanto overclock são questão de sorte, tentativa e erro. Cada chip é único e não existe uma receita que vai funcionar pra todas as placas, tem que ir testando pra saber. Travou o jogo, congelou o PC, etc, sobe um pouquinho a tensão e continua testando. Você vai saber que está bem estável quando puder deixar vários dias/semanas minerando, ou então quando conseguir jogar várias horas por dias sem nenhum crash. Geralmente na mineração você consegue baixar bem mais a tensão do que em jogos.

• Curtir 1
Postado

@LuisRT no geral, quanto maior o memory clock em mineração, melhor.

Salvo alguns casos com VRAM Hynix que você desce 502MHz no memory clock, mas minha 1660S é Hynix e eu tenho que subir a memoria, enfim

no Core Clock pode deixar no mínimo que não reduza o hashrate

• Curtir 1
Postado

mexendo na tensão consegui uma config que diminuiu o consumo e têmperatura afetando só um pouco o desempenho, mas normal, está se comportando bem estável. Acredito que dá pra melhorar, mais de momento está bom.

Valeu pelas respostas pessoal, obrigado.

Postado

@Yan_ sim, e bem diferente, o curioso e que na minha placa aumentando a velocidade do memory clock não me ocorre o aumento de hashrate mas sim o core clock, por exemplo fazendo um OC.

Power limit 60%

Core clock +150

Memory clock +200

Pega média de 28.5mh/s á 29mh/s aumentando o Power limit tenho mais desempenho ainda porém aquece mais e aumenta o consumo, mesmo a memory clock estando a +200 posso diminuir para 100 que aí sim eu perco um minimo de desempenho, mas nada comparado ao core clock.

Esse e um exemplo de oc que já testei porém chega a 61C e consome 140w, já um outro teste e reduzir o Power pra 55% e core a +100 q obtenho média de 27mh/s em contrapartida reduz consumo e têmperatura.

Esse exemplo foge da questão do undervolt, mas lá acredito que tem uma curvatura melhor que dá para fazer e manter um equilíbrio, a que encontrei me traz 24.5mh/s em consumo de 95w e têmperatura de 50 a 53c de tarde e 47c a noite. Se eu aumentar o memory clock ocorre até uma piora que e bem curioso.

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...