Ir ao conteúdo

Dual ou triple boot Windows 10 + Linux em SSD a partir de HD com Ubuntu


Ir à solução Resolvido por rpioveza,

Posts recomendados

Postado

Olá pessoal,

 

Estou com um Dell OptiPlex MFF (não é pra jogos) com um HD 1TB com partição única Ubuntu que veio de fábrica (não quero perder mas não pretendo usar regularmente) e instalei nele um SSD 500GB (pergunta, parafuso de SSD tem que ficar bem apertado? Ah, agora já foi, tá funcionando com uma pequena sobra). Pergunta 2: O SSD aparece no Ubuntu e eu tenho a opção de formatar, devo? Mas parece que só oferece para formatar ele inteiro, e não partições individuais, pode isso Arnaldo?

 

Pergunta 3: O que quero fazer: quero instalar no SSD dual boot Windows 10 e outro Linux. Tenho à disposição hoje um pendrive de 16 GB, se precisar posso arrumar mais. Na verdade eu queria deixar ainda um espaço para um terceiro SO (triple boot) não-Windows a ser escolhido futuramente, se não for muito trabalhoso fazer isso.

 

Por fim, ainda queria reduzir bem a partição do HD para caber uma NTFS para dados. Pergunta 4 então, Consigo fazer tudo isso com um pendrive só ou precisa de mais? E #comofas?

 

Pergunta 5 de bônus: o que é melhor fazer com o espaço restante no SSD? Deixa sem formatar, formata uma partição para dados, e aí?

Postado

@rpioveza a regra eh clara: utilize somente o hd/ssd que for usado para ser hd/ssd de sistema com uma ou mais particoes que deseja usar, calculando antes o espaco minimo para cada sistema operacional (alem dos programas basicos auxiliares ) para um hd/ssd de 500gb seria confortavelmente criar tres particoes de 150 gb cada (3x150gb) e sobrariam 38gb para uma particao onde seriam colocados arquivos essenciais e drivers para o sistema.

os demais hd/ssd que nao seriam utilizados, seriam apenas conectados apos instalar e configurar todos os sistemas operacionais. desta forma, todos hd/ssd seriam reconhecidos e nao entrariam em conflito durante a instalacao do sistema.

um pendrive de 8gb eh o suficiente para instalar todos os sistemas. tem que ter a imagem.iso de cada sistema pre-gravado para que possam ser montadas antes de instalar tudo. neste caso windows10.iso - linux.iso - outrosistemaqualquer.iso 

o programa rufus monta a iso para qualquer sistema operacional no pendrive

https://rufus.ie/pt_BR/

 

obs: eu tenho tripo boot no meu pc: winxp/win7/win10 (e funciona :) ) 

para formatar hd e criar particoes eu uso o hirens boot cd tools (tem algumas ferramentas para criar particoes) segue o link

https://www.hirensbootcd.org/download/

 

para a versao desejada do windows

https://tb.rg-adguard.net/public.php

 

lembrando que o pendrive sera utilizado para instalar um sistema operacional por vez, e a cano novo sistema a ser instalado, eh preciso criar o pendrive com a iso do sistema a ser instalado, com a iso pre-existente, e gravada em algum lugar seguro (backup). isso porque quando o rufus monta a iso do sistema, este programa formata previamente o pendrive, logo, só se pode instalar um sistema operacional por vez.

Postado
3 horas atrás, rpioveza disse:

pergunta, parafuso de SSD tem que ficar bem apertado?

 

Não precisa fazer muita força não, senão pode espanar o parafuso. Vai suave rs... só veja se encaixou corretamente.

 

3 horas atrás, rpioveza disse:

Pergunta 2: O SSD aparece no Ubuntu e eu tenho a opção de formatar, devo?

 

Não precisa, na hora que colocar o disco com a instalação do primeiro SO, ele já vai formatar.

 

3 horas atrás, rpioveza disse:

Pergunta 3:...

 

Além das dicas do Van, tem esse vídeo que faz isso, um pouco longo mas vai no passo a passo aqui:

 

Spoiler

 

 

Ele tem instalado primeiro o Windows e depois os dois Linux, compartilhando o swap e o home entre eles. E como visto no vídeo, consegue sim separar uma pra dados mesmo dentro do Windows, eu deixaria uns 80 GB pro Win10, 15 GB pra cada Linux, mais um tanto pra swap e pra /home (depende do quanto você vai usar os Linux) e o restante pode deixar para os dados em NTFS do Windows.

 

[edit] completando...

 

Pergunta 4, consegue com um só, um de cada vez né, mas da sim.

 

Pergunta 5, use para os dados, não precisa deixar sobrando espaço vazio fora das partições não.

Postado

@dudaskank Oi Tenchi! Animes das antigas aqui hein :D

 

1 hora atrás, dudaskank disse:

 

Não precisa fazer muita força não, senão pode espanar o parafuso. Vai suave rs... só veja se encaixou corretamente.

 

Rsrs não é bem força, é que era um parafuso que arranjei no improviso (não veio com o mini PC nem com o SSD, os caras nem pra mandarem um) e pra não forçar muito ficou parcialmente rosqueado, sobrou um "jogo" e o SSD por alguma força elástica do encaixe dele se apoiou embaixo da cabeça do parafuso, sem encostar na superfície ao longo da qual foi colocado. Captou a descrição? Kkkkk Mas parece que está firme e encaixado, só tem esse "jogo" se você tenta pressionar o SSD para baixo, não encostou na superfície da placa. Acho que nem dá nada né? Eu pelo menos não tenho muita intenção de reabrir o bichinho :P

 

1 hora atrás, dudaskank disse:

Não precisa, na hora que colocar o disco com a instalação do primeiro SO, ele já vai formatar.

Então. É um mini PC, eu não tenho drive de CD/DVD e no momento só tenho um pendrive disponível, que eu estou achando aqui que dá pra definir como dual boot para instalar com o mesmo pendrive de uma "gravada" só os dois SO's. E a minha expectativa, que não tenho muito o hábito de mexer em instalação, é que deveria formatar somente uma partição de "x" GB por vez no SSD definidos por mim na hora, cada uma para um SO. Procede isso?

 

E obrigado pelo vídeo, vou dar uma olhada.

 

2 horas atrás, Van Jacques disse:

a regra eh clara: utilize somente o hd/ssd que for usado para ser hd/ssd de sistema com uma ou mais particoes que deseja usar, calculando antes o espaco minimo para cada sistema operacional (alem dos programas basicos auxiliares ) para um hd/ssd de 500gb seria confortavelmente criar tres particoes de 150 gb cada (3x150gb) e sobrariam 38gb para uma particao onde seriam colocados arquivos essenciais e drivers para o sistema.

os demais hd/ssd que nao seriam utilizados, seriam apenas conectados apos instalar e configurar todos os sistemas operacionais. desta forma, todos hd/ssd seriam reconhecidos e nao entrariam em conflito durante a instalacao do sistema.

 

Fala @Van Jacques, obrigado pela resposta. Olha, com todo respeito, eu não tenho muita prática mas acho que essa regra não procede não viu :P eu sou meio teimoso ahahah. Por que não posso ter partições modestas para cada SO e uma partição para dados no SSD? (além da do HD?). Eu penso em ter uma NTFS no SSD para acesso tanto pelos Linux como pelo Windows de dados em geral (o objetivo é programação, estudo, rodar umas máquinas virtuais, coisas assim). Mas posso considerar a ideia (se soubesse tinha comprado um SSD menor heheheh). E quanto a deixar de fora fisicamente um HD para instalar os SO's em outro dispositivo de armazenamento de sistema, isso não se resolve só mexendo na sequência de boot da máquina? Mais uma coisa, tem uma história que a parte não-formatada do SSD ajuda no wear-leveling, procede isso? Aí talvez fosse interessante deixar um espaço não-utilizado. Por fim, o que seria esse espaço para arquivos essenciais e drivers para o sistema? Não sei se é necessário isso, são coisas que já vão na partição de cada SO (não contando as partições de swap). Em tempo: e a questão de pendrive multiboot?

Postado
6 horas atrás, rpioveza disse:

Em tempo: e a questão de pendrive multiboot?

Pesquise sobre o Ventoy, após instalar ele no pendrive basta colocar as iso na raiz do pendrive

Ele dará boot no modo Legacy e UEFI

Pode colocar isos de windows, Linux, Hirens Boot, etc....

 

  • Solução
Postado

Pessoal, custou umas horinhas mas aprendi algumas coisas:

 

- Ventoy é o que tem de mais fácil pra criar pendrive multiboot: no Ubuntu (mas funciona no Windows também) você manda gerar um pendrive de boot vazio especial, preparado pra você só precisar jogar as ISOs que quer instalar lá dentro e pronto!! Pendrive multiboot instantâneo com quantas ISOs couber!

 

- Windows 10 é tranquilo de instalar, agora Linux tem suas complicações, partições separadas para a pasta-raiz do SO, partição swap e achei por bem criar uma partição /home, além da /boot que é necessário ter.

 

- Sim, tudo se resolve mexendo na sequência de boot :) Se fossem três Windows aí eu acho que não ia saber fazer não heheheh

 

De resto tudo funcionou belezinha, agradeço às dicas!

Postado

@rpioveza , sem necessidade pra entregar a idade rs.

 

6 horas atrás, rpioveza disse:

Rsrs não é bem força, é que era um parafuso que arranjei no improviso (não veio com o mini PC nem com o SSD, os caras nem pra mandarem um) e pra não forçar muito ficou parcialmente rosqueado, sobrou um "jogo" e o SSD por alguma força elástica do encaixe dele se apoiou embaixo da cabeça do parafuso, sem encostar na superfície ao longo da qual foi colocado. Captou a descrição? Kkkkk Mas parece que está firme e encaixado, só tem esse "jogo" se você tenta pressionar o SSD para baixo, não encostou na superfície da placa. Acho que nem dá nada né? Eu pelo menos não tenho muita intenção de reabrir o bichinho :P

 

Não veio? Sacanagem aí... devia vir com a placa-mãe, a minha de tamanho normal pelo menos veio. Se está reconhecendo não tem problema, ou pode procurar um nas lojas ou mercado livre: Parafusos M2 X 3mm

 

6 horas atrás, rpioveza disse:

Então. É um mini PC, eu não tenho drive de CD/DVD e no momento só tenho um pendrive disponível

 

Onde disse disco, entenda pendrive rs.

6 horas atrás, rpioveza disse:

a parte não-formatada do SSD ajuda no wear-leveling, procede isso?

 

Aparentemente não precisa se preocupar com isso, pode deixar com o próprio SSD que ele dará um jeito: SSD: keep unallocated space?

 

10 minutos atrás, rpioveza disse:

Ventoy é o que tem de mais fácil pra criar pendrive multiboot

 

Esse não conhecia, ia falar do Easy 2 Boot, que já tentei usar, mas o Windows tive dificuldades com ele. Vou olhar este outro também pras minhas coisas.

 

E que bom que deu tudo certo.

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...