Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Boa tarde, pessoal. Tenho um notebook antigo (Windows 7 - emachines) que estava formatando, e no meio no processo houve um pico de luz e ele desligou. Ao inicia-lo novamente, aparece a informação de que não há sistema operacional. Cheguei a baixar o Windows 10, através do próprio site da Microsoft, e coloquei em meu HD Externo pra poder instalar no notebook. Quando eu tento colocar pra bootar pelo HD externo, parece que não reconhece que ele está conectado. Pode ser um problema do próprio notebook? O meu HD externo deve conter APENAS o windows? (porque nesse hd tenho outros arquivos, e não sei se isso influencia em algo). Agradeço a ajuda!

Postado

Primeiramente, certifique-se de que o HD externo está devidamente conectado a sua máquina e que você possui um arquivo ISO, ou mesmo a mídia de instalação do Windows. Agora, será necessário abrir o Prompt de Comando: há diversas formas de fazer isso – a mais prática é pressionar o atalho para o “Executar” (Tecla do Windows + R) e digitar “cmd” (sem aspas).

image.png.01348df6e61145764ec38067403167cc.png

Com o Prompt aberto, digite o comando “diskpart” e pressione Enter. O DiskPart é um interpretador de comandos em modo de texto contido no Windows e permite gerenciar objetos (discos, partições ou volumes) por meio de scripts ou de entradas diretas em um prompt de comando. Apesar de parecer complicado, seu uso é bastante simples.

image.png.afdfb95905949d5f75c0ac84de2ef8ef.png

Após digitar esse comando, uma nova janela se abrirá. Neste novo Prompt, digite o comando “List Disk” e aguarde para que uma lista com todos os discos conectados a sua máquina seja apresentada. Agora, entre com o comando “Select Disk” seguido pelo número do HD externo em que você quer instalar o Windows (por exemplo, “Select Disk 2”). Esse disco, geralmente, é o último apresentado na lista, mas o bom mesmo é conferir na coluna “Tamanho” para ter certeza qual disco você está selecionando.

image.png.fe101e3d168ece480caee3f93f1141eb.png

Para executar o próximo comando, certifique-se de que você fez um backup de todo o HD externo, pois seu conteúdo será apagado. Digite “Clean” para que o disco seja totalmente limpo e aguarde o comando finalizar.

image.png.db0b63c85d864b3ff07b1b2558786dff.png

Com o disco limpo, digite o comando “Create partition primary”. Como o nome implica, esse comando criará uma partição primária dentro do HD externo. Após ser informado que a ação foi concluída, digite “Active” para ativar a partição.

image.png.00c006b85312574de0c3d6fc852b383a.png

Agora, resta-nos apenas formatar a partição e associá-la a uma letra. Para formatá-la, digite o comando “Format fs=fat32 quick”. Os parâmetros passados anteriormente fazem referência ao sistema de arquivos do HD externo (file system = FAT32) e a velocidade com a qual desejamos que o processo seja concluído. Em seguida, digite o comando “assign letter=F”, escolhendo uma letra não utilizada pelo Windows em algum de seus discos.

Para sair do DiskPart e do Prompt, digite o comando exit. Agora será necessário enviar todo o conteúdo do arquivo ISO ou mídia de instalação para o disco recém-criado. Selecione todas as pastas e arquivos e arraste-os (ou copie e cole) para a nova partição “F” (ou outra letra qualquer que você tenha utilizado).

image.png.dcf9bc98511fc6e7d92fc875232d7040.png

Pronto! O seu HD externo se transformou em uma mídia de instalação do Windows, exatamente como um pendrive, e pode ser utilizado sempre que você precisar. E o melhor de tudo? Sem que haja desperdício de espaço no dispositivo, podendo ser utilizado para armazenar outros tipos de arquivo. Caso tenha dúvidas em como instalar o sistema, leia nosso outro tutorial sobre instalação do windows.

image.png

image.png

• Curtir 1

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...