Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Overclock FX8320e em placa-mãe M5a97 evo R2.0.


Posts recomendados

Bom pessoal, estou fazendo um OC básico em meu FX8320e, mas não consigo estabilizar, as temperaturas ficam boas, mas depois de um tempo, o sistema simplesmente congela, estou só tentando manter o Clock em 4.0 com 1.225 v, nada demais, já que o turbo dele é esse.

 

Minha placa-mãe é uma m5a97 evo R2.0(chipset 970).

 

O que posso estar fazendo de errado?

 

Estou desabilitando o modo turbo,

 

Colocando em modo manual, multiplicador em 20x 200

 

E tensão em Manual com tensão em 1.225v.

 

Desde já agradeço.

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

@José Rubens Ferraz Junior Fonte ok, cooler é bem fraquinho, no nível Blizzard T2, mas vem com luzinha no fan. FX esquenta MUITO, pra OC a refrigeração teria que ser melhor.

Lembrando que nesta plataforma aí há uma diferença de ~20ºC pra baixo na leitura de temperatura (ou seja, tá mostrando 40ºC, tá em 60ºC ou mais). Veja tmb se o VRM está com boa temperatura (não chegar perto ou ultrapassar os 100ºC).

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

12 horas atrás, Phoenyx disse:

@José Rubens Ferraz Junior Fonte ok, cooler é bem fraquinho, no nível Blizzard T2, mas vem com luzinha no fan. FX esquenta MUITO, pra OC a refrigeração teria que ser melhor.

Lembrando que nesta plataforma aí há uma diferença de ~20ºC pra baixo na leitura de temperatura (ou seja, tá mostrando 40ºC, tá em 60ºC ou mais). Veja tmb se o VRM está com boa temperatura (não chegar perto ou ultrapassar os 100ºC).

A temperatura do VRM seria a temperatura da placa-mãe, que aparece no AIDA64? Ou só consigo ver essa temperatura com um medidor térmico?

Estou pensando em colocar um GAMMA 300 porque ele tem 5 heatpipes e ainda joga o ar pra baixo, ajudando na refrigeração dos VRMs, o que você acha? Ou tem algum melhor pra indicar?

 

Desde já agradeço.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Phoenyx Gostaria de saber onde olha as temperaturas do VRM, mesmo com uma placa-mãe gigabyte chipset 760g fiz overclock de 3.6Ghz para 4.0Ghz (gradativamente de 100 em 100), não tive problema algum e está rodando em 4.0Ghz nesse momento, desde ontem.

processador: FX 4100

Obs: tenho a mesma fonte que o cara lá, tá de boa sobre isso.

 

Por sinal, não tive que mexer na tensão.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Phoenyx beleza, sim!! como ele é bem mais fraco o cooler box segurou ele de boa em OC, não mudou muito aquelas temp zuada.

irei pesquisar lá, valeu.

@Phoenyx Pesquisei e os meus estão normais mesmo, sem problemas.

 

Em tese é a mesma placa-mãe (mas essa ai é superior e os VRMs do bagui tá fritando dms com um 4300 em Stock)

Creio então que está tudo bem, obrigado amigo.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

10 horas atrás, Phoenyx disse:

@José Rubens Ferraz Junior @Akimoto238 Irá depender da placa em questão. Placas antigas mais simples nem monitoravam o local. Já verificou com o HWInfo, HWMonitor, etc?

Quanto ao cooler, este Gama é fraquinho, low profile, vai assar o FX.

Acredito que a minha não monitora mesmo, sempre achei que a minha era uma boa placa-mãe, por ter chipset 970, quase o melhor pra época, mas no HW só aparece temperatura da CPU, placa-mãe e dos núcleos. Qual cooler você recomenda pra esse fim?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 hora atrás, Akimoto238 disse:

@José Rubens Ferraz Junior Ela é boa, mas infelizmente não monitora direito kkk.

Entendiii... kkkkkkk... O estranho é que vejo vídeos de pessoas fazendo OC de 4.5 com placa-mãe inferior a minha e rodando liso, então não sei em que estou errando ou se é meu cooler que não está segurando mesmo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@José Rubens Ferraz Junior Aumenta um pouco a o vcore, na minha opinião 1.225v é muito baixo para os 4Ghz. Comece com 1.25v, veja se persiste o problema. Pode aumentar até 1.3V tranquilamente. Se tiver um bom fluxo de ar no seu gabinete e considerando que não seja tão quente o local onde esta instalado, acredito que até 1.3v esse cooler consiga temperaturas "aceitáveis". Leia aceitáveis, não ideais, você tem uma excelente placa-mãe, suporta cpus até 140W de tdp, não ficaria com neura quanto as temperaturas do VRM. Fonte também Ok, mas esse cooler é um modelo básico e como ja foi falado FXs quando em OC esquentam bem.

 

Quanto a monitorar as temperaturas do processador use HWInfo, HWMonitor apenas para ter uma base.  Use AMD Overdrive para valores mais precisos ele mostra a Margem Térmica  para atingir a temperatura limite, salvo engano é 62ºC nesse caso.

 

E por ultimo cooler Low Porfile não são tão eficientes como modelos torre, pessoalmente recomendo GAMMAXX 400 V2 que é um excelente custo beneficio. 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 29/04/2021 às 18:02, Dhiego Hutter disse:

@José Rubens Ferraz Junior Aumenta um pouco a o vcore, na minha opinião 1.225v é muito baixo para os 4Ghz. Comece com 1.25v, veja se persiste o problema. Pode aumentar até 1.3V tranquilamente. Se tiver um bom fluxo de ar no seu gabinete e considerando que não seja tão quente o local onde esta instalado, acredito que até 1.3v esse cooler consiga temperaturas "aceitáveis". Leia aceitáveis, não ideais, você tem uma excelente placa-mãe, suporta cpus até 140W de tdp, não ficaria com neura quanto as temperaturas do VRM. Fonte também Ok, mas esse cooler é um modelo básico e como ja foi falado FXs quando em OC esquentam bem.

 

Quanto a monitorar as temperaturas do processador use HWInfo, HWMonitor apenas para ter uma base.  Use AMD Overdrive para valores mais precisos ele mostra a Margem Térmica  para atingir a temperatura limite, salvo engano é 62ºC nesse caso.

 

E por ultimo cooler Low Porfile não são tão eficientes como modelos torre, pessoalmente recomendo GAMMAXX 400 V2 que é um excelente custo beneficio. 

 

Meu gabinete é um Pichau Gaming Komor mas meus fans do gabinete não são bons, tenho 2 DEX Dx-14t em cima como exaustor, 1 DEX Dx-12t na parte de trás como exaustor e 3 DEX Dx-12t na parte da frente jogando ar pra dentro.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 29/04/2021 às 18:02, Dhiego Hutter disse:

@José Rubens Ferraz Junior Aumenta um pouco a o vcore, na minha opinião 1.225v é muito baixo para os 4Ghz. Comece com 1.25v, veja se persiste o problema. Pode aumentar até 1.3V tranquilamente. Se tiver um bom fluxo de ar no seu gabinete e considerando que não seja tão quente o local onde esta instalado, acredito que até 1.3v esse cooler consiga temperaturas "aceitáveis". Leia aceitáveis, não ideais, você tem uma excelente placa-mãe, suporta cpus até 140W de tdp, não ficaria com neura quanto as temperaturas do VRM. Fonte também Ok, mas esse cooler é um modelo básico e como ja foi falado FXs quando em OC esquentam bem.

 

Quanto a monitorar as temperaturas do processador use HWInfo, HWMonitor apenas para ter uma base.  Use AMD Overdrive para valores mais precisos ele mostra a Margem Térmica  para atingir a temperatura limite, salvo engano é 62ºC nesse caso.

 

E por ultimo cooler Low Porfile não são tão eficientes como modelos torre, pessoalmente recomendo GAMMAXX 400 V2 que é um excelente custo beneficio. 

 

 

Em 27/04/2021 às 00:16, Phoenyx disse:

@José Rubens Ferraz Junior Fonte ok, cooler é bem fraquinho, no nível Blizzard T2, mas vem com luzinha no fan. FX esquenta MUITO, pra OC a refrigeração teria que ser melhor.

Lembrando que nesta plataforma aí há uma diferença de ~20ºC pra baixo na leitura de temperatura (ou seja, tá mostrando 40ºC, tá em 60ºC ou mais). Veja tmb se o VRM está com boa temperatura (não chegar perto ou ultrapassar os 100ºC).

 

Em 28/04/2021 às 08:35, Akimoto238 disse:

@Phoenyx Gostaria de saber onde olha as temperaturas do VRM, mesmo com uma placa-mãe gigabyte chipset 760g fiz overclock de 3.6Ghz para 4.0Ghz (gradativamente de 100 em 100), não tive problema algum e está rodando em 4.0Ghz nesse momento, desde ontem.

processador: FX 4100

Obs: tenho a mesma fonte que o cara lá, tá de boa sobre isso.

 

Por sinal, não tive que mexer na tensão.

Estava dando esses problemas e resolvi trocar a pasta térmica e thermalpad dos VRMs e Chipsets da placa-mãe, porém, quando tirei os dissipadores dos chipsets, eu não sei se era thermalpad ou pasta térmica, eram rosa e beeem fininho, por isso a dúvida, e acabei tirando e colocando pasta térmica nos chipsets e troquei os thermalpads dos VRMs.

Continua congelando do mesmo jeito, vou comprar outro cooler e testar. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

 

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!