Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Tenho 2 hds e preciso transferir o windows de um para o outro


Ir à solução Resolvido por WOZ Dods,

Posts recomendados

O pc tem um 2 hds.. um eu formatei.. é um hd antigo.. e o outro é um SSD, que está o sistema, mas quer o usar o SSD em outro PC.

Então o plano é formatar o SSD e usar o HD antigo, que está formatado, com tudo que tem no SSD, no mesmo PC.

Tentei clonar, mas todas as tentativas não foram bem sucedidas, dá para para particionar esse HD de 1TB e gravar uma imagem de disco nele. reiniciar com o pen drive, instalar o windows na partição sem o imagem e depois recuperar ? não né ?

Alguém tem alguma dica, ou algum programa ?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

você quer copiar a imagem de qual para qual?

se for do HD para o SSD, desfragmente-o antes de clonar a imagem.

passei uns perrengues com situação similar, levei 2 dias para me dar por conta que precisava fazer isso antes de clonar a imagem.

na desfragmentaçao ele reordena todos os arquivos gravados no disco para ficarem em blocos unicos (sem dividir os arquivos ao longo do disco) e gravados todos "juntinhos" na parte inicial do disco, ai quando você clona o espaço ocupado será somente a parte gravada dele, senão ele clona o espaço em branco junto e se tiver um arquivo lá no final do disco todo esse espaço vazio será interpretado como dados e não será possivel clonar pois o SSD (na maioria das vezes) será menor que o HD.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@malcahol Recomendo que leia o tópico abaixo.

 

52 minutos atrás, Eder Neumann disse:

na desfragmentaçao ele reordena todos os arquivos gravados no disco para ficarem em blocos unicos (sem dividir os arquivos ao longo do disco) e gravados todos "juntinhos" na parte inicial do disco, ai quando você clona o espaço ocupado será somente a parte gravada dele, senão ele clona o espaço em branco junto e se tiver um arquivo lá no final do disco todo esse espaço vazio será interpretado como dados e não será possivel clonar pois o SSD (na maioria das vezes) será menor que o HD.

À parte de problemas no block size entre a partição original e o SSD, ou de excesso de arquivos, sempre consegui tanto com o macrium quanto com o acronis redimensionar as partições na hora de passá-las ao SSD. Se o modo de backup de unidades e partições for utilizado, pode-se mudar o tamanho da partição final no SSD na hora de restaurar, mas para isso você tem que usar o disco inicializável dos respectivos programas e copiar esse backup para uma partição/disco alheio aos dois que serão utilizados (origem e destino).

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Eder Neumann Não.. seria do SSD para o HD antigo.. pois vou deixar o HD de 1TB no PC antigo.. e comprei um novo e vou por o SSD nele.. mas queria deixar o antigo com tudo, entendeu ?

@WOZ Dods olhei o tópico recomendado.. e acaba por não ser o meu caso..

Veja.. O que eu tenho é:
1um SSD Com 200 gb usados e o windows 10 original
1 HD de 1 TB que eu formatei e não tem nada nele, no momento.
2 pendrive, de 8 gb cada, um deles eu instalei o setup do windows 10.

O que eu quero é transferir tudo do SSD para o HD... deixar ele funcionando ou pelo menos transferir alguns arquivos.. mesmo que tenha que reinstalar o windows

Entendeu meu caso ?

Nesse momento estou pensando em instalar o windows 10 no HD de 1TB.. ligar o windows por ele.. botar o outro e pegar o que quero.. mas não tenho certeza se posso fazer isso.. instalar 2 windows iguais em 2 hd diferente no mesmo pc, sem dar problema... o que acham ?
Alguma outra sacada vcs tem ?

@WOZ Dods Eu pesquiseei para clonar com o macrium.. e aparentemente tinha funcionado.. estava tudo no outro HD.. mas quando ligada sem o primeiro, não dava boot

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

2 horas atrás, malcahol disse:

O que eu quero é transferir tudo do SSD para o HD... deixar ele funcionando ou pelo menos transferir alguns arquivos.. mesmo que tenha que reinstalar o windows

O macrium faz isso sem problemas. O HDD tem que estar basicamente vazio e você terá que redimensionar a partição de sistema ou criar uma adicional depois, mas vai funcionar tranquilamente.

2 horas atrás, malcahol disse:

Nesse momento estou pensando em instalar o windows 10 no HD de 1TB.. ligar o windows por ele.. botar o outro e pegar o que quero.. mas não tenho certeza se posso fazer isso.. instalar 2 windows iguais em 2 hd diferente no mesmo pc, sem dar problema... o que acham ?

funciona sim, mas quando instalar o sistema em um disco só ele pode estar ligado na máquina.

2 horas atrás, malcahol disse:

Eu pesquiseei para clonar com o macrium.. e aparentemente tinha funcionado.. estava tudo no outro HD.. mas quando ligada sem o primeiro, não dava boot

Você fez errado. O correto é usar o disco de inicialização do macrium, criar um "BACKUP" das partições do windows (Disco C e todos os pequenos discos que o windows cria), depois pegar esse backup (tem que estar numa terceira unidade) e restaurá-lo para o HDD. 

Enfim, é um processo que requer entendimento de como o programa funciona. Se quer só copiar arquivos é bem mais fácil usar o Hiren's BCD e iniciar o windows portátil pelo Pendrive. Pronto, copia tudo que quer e resolve a situação.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

2 minutos atrás, WOZ Dods disse:

O macrium faz isso sem problemas. O HDD tem que estar basicamente vazio e você terá que redimensionar a partição de sistema ou criar uma adicional depois, mas vai funcionar tranquilamente.

funciona sim, mas quando instalar o sistema em um disco só ele pode estar ligado na máquina.

Poxa.. eu vi vários tutoriais, ainda fiz o processo completo duas vezes.. copiou tudo, era uma partição principal e as outras do sistema (recuperação essas coisas)... mas quand oia dar boot não aparecia o windows boot.. logo não abria nada.. pedia pra dar reebot.. dai botava o SSD e ligava normal e via que estava tudo dentro, mas não dava boot.

 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Clonagem mesmo não costuma funcionar a menos que sejam discos idênticos, mas se desligar o secure boot e fizer a restauração das partições sempre dá certo. Nunca vi dar errado a menos que tenha diferença no tamanho dos blocos de alocação do HD, mas isso pode ser corrigido com um bom diskpart/clean.

  • Obrigado 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@malcahol Olha, se tivesse partido para uma instalação limpa do windows 10 já teria concluído o processo umas 20x. Sério, acho a melhor alternativa. Se está obcecado a fazer apenas para aprender, aí recomendo que aprenda a usar a BIOS antes. O Secure Boot previne que você tente iniciar o sistema por um HD que não o registrado. Desligar geralmente resolve isso. Ainda sim não sei se foi isso que errou. O Macrium é um programa com muitos recursos e você tem que ler com calma tanto o conteúdo quanto os conceitos para fazer do jeito certo sem um tutorial específico para sua situação. A questão de criar um disco inicializável, de nunca fazer um backup no próprio disco ou no disco de destino, de nunca usar o recurso de clonagem a menos que sejam discos idênticos, dentre tantos e outros pequenos detalhes são algo que eu consigo transmitir só até certo ponto sem ter o programa na minha frente para ver.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Solução

@malcahol Então pegue o drive de instalação do windows 10, instale ele no HD (com o SSD desconectado), depois de instalar reconecte o SSD, selecione na BIOS para iniciar do SSD e mova todos os arquivos para uma partição secundária do HD.

Se eles estiverem criptografados ou algo do tipo, serão descriptografados ao copiar a menos que você opte por criptografar o HD todo.

Para criar seu pendrive de instalação sempre utilize a ferramenta oficial da microsoft: https://www.microsoft.com/pt-br/software-download/windows10

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

6 minutos atrás, WOZ Dods disse:

@malcahol Então pegue o drive de instalação do windows 10, instale ele no HD (com o SSD desconectado), depois de instalar reconecte o SSD, selecione na BIOS para iniciar do SSD e mova todos os arquivos para uma partição secundária do HD.

Se eles estiverem criptografados ou algo do tipo, serão descriptografados ao copiar a menos que você opte por criptografar o HD todo.

Para criar seu pendrive de instalação sempre utilize a ferramenta oficial da microsoft: https://www.microsoft.com/pt-br/software-download/windows10

Era issso mesmo que queria saber! hahaha.. tentarei e volto em breve, para falar do sucesso.
Tinha medo de dar problema conectar dois windows no mesmo pc

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@WOZ Dods Formatei, estou falando do HD formatado.. mas o SSD não está dando boot e nem sendo reconhecido como uma unidade por esse... sabe porque ??

Acontece o mesmo que acontecia quando eu clonava o outro.. mas agora está acontecendo no SSD, da tela preta falando pra inserir uma mídia, como se não tivesse boot.
 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@malcahol Você acionou a criptografia no SSD? Reparou que falei, no meu último post, para você iniciar pelo SSD e copiar os arquivos para o HDD? Sabe a razão? Justamente por que suspeito que esse SSD esteja criptografado. Se estiver, não tem sistema operacional no mundo que vá enxergar o conteúdo dele sem um programa, e uma chave de acesso, específicos.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@WOZ Dods Obrigado pela ajuda, acabei entrando pelo próprio HD e conseguindo copiar o que queria.. deu certo mesmo sem entrar pelo SSD.. 
 

Os dois já estão formatados e já estou usando o SSD no PC novo..

acabei de instalar o driver da AMD.. e estou percebendo a temperatura da GPU em 60 graus e o CPU em 45.. mesmo sem fazer nada...

está parecendo que tem algo errado, né ?

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@malcahol Sim, certamente. Qual é o modelo de gabinete, quantas ventoinhas ele tem, em qual posição estão instaladas e com qual orientação de fluxo de ar (cada uma)?

Um errinho nesses detalhes pode sufocar a GPU. Se a CPU estivesse acima de 50° eu consideraria que o gabinete está 100% sufocado, mas não é o caso. No geral é só melhorar a ventilação. Se a GPU tivesse 8 anos de idade também, aí eu consideraria a possibilidade de trocar as ventoinhas, mas só em último caso o adesivo térmico.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@WOZ Dods é tudo novo. só o SSD que foi usado.

O gabinete é um pichau kazan.. tem 3 ventiladores com uma luz insuportavelmente branca, na frente.. rs.. ele tem a  fonte em baixo, abertura em cima e na frente.. e os ventiladores são na frente, fazendo o ar entrar..

placa de vídeo é rx 550 e o processador é ryzen 5  1600

image.thumb.png.6d0a0bbc4c6cf1c17d7eabc62264be17.pngimage.thumb.png.68e6cff32426d1986462ba9a706a2d35.png

 

image.png.a3d535a095175b56c46702b1051427a6.png

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

6 horas atrás, malcahol disse:

O gabinete é um pichau kazan.. tem 3 ventiladores com uma luz insuportavelmente branca, na frente.. rs.. ele tem a  fonte em baixo, abertura em cima e na frente.. e os ventiladores são na frente, fazendo o ar entrar..

Sugiro que mude a posição das ventoinhas. Retire a mais do alto do painel frontal e instale ela no painel traseiro jogando ar para fora. Muito ar entrando sem uma ventoinha para remover o ar quente (fluxo positivo) causa reciclagem do ar quente dentro do gabinete. Suas temperaturas certamente ficarão melhores com esta configuração. Veja as imagens abaixo para entender como melhorar seu fluxo de ar.

image.thumb.png.e7ed36ecfcf9fa53ffdddca9a9b43902.pngimage.thumb.png.33963e23bd82b5f743b740e26fb1ad3d.pngimage.thumb.png.e53bafb039629cf943328cdb32f11cde.png

 

Se as luzes forem realmente muito incomodas e você não quiser mantê-las, sempre pode cortar o cabo que alimenta os LEDs de cada ventoinha. É uma solução drástica e difícil de reverter, então tenha certeza de que quer isso antes de fazê-lo.

 

Outro ponto negativo na sua ventilação atual é que o painel frontal não é perfurado. As aletas que deixam o ar entrar raramente são o bastante para permitir um fluxo livre de ar. Pessoalmente não indico esse tipo de gabinete. Uma solução barata e simples de implementar seria retirar o tampo de vidro do painel frontal e substituí-lo por uma chapa microperfurada ou com cortes verticais e uma telinha de tule rígido ou até meia calça colados na parte interna. Por já ter esse sistema de fixação a solução fica mais fácil de implementar e ajudaria a bloquear boa parte da luz dos LEDs também.

Outra coisa interessante que pensei agora: Vidro permite a instalação de insufilme ou até de contact para bloquear parte da luz ou até toda ela.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@WOZ Dods Boa tarde..
Então.. se eu retirar essa parte de vidro, fica um ferro todo perfurado.. o que fico com medo é de entrar muita poeira, já que tem uma janela no meu quarto que ajuda pra entrada de poeira.

Acha que vale a pena ? é uma pena que não tenha vindo com a proteção magnética, como em cima. mas estou pensando em retirar o vidro.

De toda forma, eu percebi duas coisas.. o 0 RPM da fan da GPU e a oscilação toda hora de uso da GPU de 0 a 100%, mesmo sem eu fazer nada.. constantemente.

Quanto ao 0 RPM, percebi que é uma configuração de fábrica da AMD.. e que eles são feitos para funcionarem nessa temperatura mesmo.. e que quando esquentar mas ele vai ligar ( ainda não testei entrar em um jogo que está apertado o tempo esses dias)

Quanto a oscilação ainda não identifiquei a causa e se é normal. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 28/04/2021 às 17:18, malcahol disse:

Então.. se eu retirar essa parte de vidro, fica um ferro todo perfurado.. o que fico com medo é de entrar muita poeira, já que tem uma janela no meu quarto que ajuda pra entrada de poeira.

Nunca recomendo expor os componentes de um computador desnecessariamente. Quando sugeri a remoção do tampo de vidro eu complementei dizendo que você poderia fazer outro tampo frontal para substituí-lo. Fica a seu critério o que preferir fazer.

 

Sobre a ventoinha da GPU ficar parada eu costumo recomendar que se use o MSI Afterburner e defina-se a velocidade da ventoinha através da curva de performance nele. Lá o ideal é 50% de velocidade a 40° ou 50°, 100% a 70°. Isso vai evitar que as ventoinhas fiquem desligando desnecessariamente quando a GPU pode se beneficiar de um arrefecimento constante e mais gradual.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...