Ir ao conteúdo

C++ Desenvolvimento de Programa - Calcula Dígito Verificador

Ir à solução Resolvido por arfneto,

Posts recomendados

Postado

Pessoal estou travado no desenvolvimento de um programa podem me ajudar?

Consegui fazer apenas o esqueleto dele.

//Exercício: calcula_digito_verifcador

//Autor:Luiz Eduardo Eleuterio de Souza.

//Professor: Eduardo

#include<stdio.h>
#include<locale.h>
#define TOTREG 3

typedef struct 
{
float num [30];
char fim [3];	

}entrada_dados;

entrada_dados dados [TOTREG];

int main()

{

setlocale(LC_ALL, "Portuguese");

int idx;

printf("Desenvolvido por:\n\n Luiz Eduardo Eleuterio de Souza\n");

for (idx =0; idx <TOTREG; idx ++)

{

printf("Digite FIM para encerrar o programa:\n");
    	//fgets(dados[idx].fim,3,stdin);
    	//fflush(stdin);

printf("Entre com uma string com valores decimais (máximo 30 caracteres):");
    	scanf("%f",&dados[idx].num);
    	fflush(stdin);

}

}

//FIM DO PROGRAMA

A primeira informação a ser disponibilizada deve ser o nome completo de todos os alunos que integram o grupo;

O programa deverá solicitar a entrada de uma string (máximo de 30 caracteres) com caracteres decimais, a string pode possuir caracteres utilizados para formatação do valor como: .(ponto), -(traço), virgula e outros;

A solicitação da entrada de strings será finalizada apenas quando o usuário digitar “FIM” em qualquer padrão. Mensagem: "Digite 'FIM' para encerrar o programa.”;

Caso o usuário digite uma string onde não seja possível calcular o dígito verificador, emitir a mensagem: "Atenção!!! Valor informado inválido."

Caracteres não decimais (utilizados na formatação) devem ser ignorados no cálculo do dígito verificador;

O cálculo do dígito verificador de ser realizado por uma função com nome “calcula_dv”;

A string informada pelo usuário deve ser passada para a função calcula_dv() através de chamada por valor;

A função calcula_dv() deve retornar um valor inteiro, ou seja, se o cálculo for bem sucedido retornar DV, caso contrário retornar valor -1;

Se cálculo do DV for bem sucedido enviar mensagem para o usuário: DV calculado com sucesso: + string digitada + “-“ + DV calculado.

Regras para cálculo do dígito verificador módulo 11.

Para obter o DV da string digitada pelo usuário, multiplica-se cada caracter da string sem o DV pelos multiplicadores 9,8,7,6,5,4,3,2 nesta ordem (repetir está sequência quantas vezes for necessário), soma-se as unidades das dezenas.

Postado

parece que você "travou" bem no começo :(

Não tentou sequer declarar a função como pedida ou ler e mostrar uma string? Teve dificuldade ao escrever isso?

Postado
3 minutos atrás, arfneto disse:

parece que você "travou" bem no começo :(

Não tentou sequer declarar a função como pedida ou ler e mostrar uma string? Teve dificuldade ao escrever isso?

Sim, estou iniciando e não sei pra onde seguir agora.

Postado
14 minutos atrás, eduheavy disse:

Sim, estou iniciando e não sei pra onde seguir agora

Então não sabe nem declarar uma função

1 hora atrás, eduheavy disse:

a função calcula_dv() através de chamada por valor;

A função calcula_dv() deve retornar um valor inteiro, ou seja, se o cálculo for bem sucedido retornar DV, caso contrário retornar valor -1

cujo nome está aí acima. recebe um valor e retorna um valor inteiro que ;e o DV ou -1?

Tem um livro? Uma apostila? Já escreveu algum programa?

O programa deverá solicitar a entrada de uma string (máximo de 30 caracteres) com caracteres decimais, a string pode possuir caracteres utilizados para formatação do valor como: .(ponto), -(traço), virgula e outros;

A solicitação da entrada de strings será finalizada apenas quando o usuário digitar “FIM” em qualquer padrão. Mensagem: "Digite 'FIM' para encerrar o programa.”;

Caso o usuário digite uma string onde não seja possível calcular o dígito verificador, emitir a mensagem: "Atenção!!! Valor informado inválido.

Essa parte também não saberia escrever? um loop lendo e mostrando uma string e que para quando a string for "fim"?

E se conseguir isso não conseguiria fazer um loop, do índice 0 até o fim da string, ignorando os caracteres que não sejam numero e mostrando na tela?

E se conseguir isso não pode declarar um contador e ir multiplicando os dígitos conforme aparecem na string pelos pesos

multiplica-se cada caracter da string sem o DV pelos multiplicadores 9,8,7,6,5,4,3,2 nesta ordem (repetir está sequência quantas vezes for necessário)

e somando até chegar ao valor do DV?

Consegue calcular o DV de seu RG usando essa técnica? De um CPF? do número 1234? 

Postado
16 minutos atrás, arfneto disse:

Então não sabe nem declarar uma função

cujo nome está aí acima. recebe um valor e retorna um valor inteiro que ;e o DV ou -1?

Tem um livro? Uma apostila? Já escreveu algum programa?

Essa parte também não saberia escrever? um loop lendo e mostrando uma string e que para quando a string for "fim"?

E se conseguir isso não conseguiria fazer um loop, do índice 0 até o fim da string, ignorando os caracteres que não sejam numero e mostrando na tela?

E se conseguir isso não pode declarar um contador e ir multiplicando os dígitos conforme aparecem na string pelos pesos

e somando até chegar ao valor do DV?

Consegue calcular o DV de seu RG usando essa técnica? De um CPF? do número 1234? 

O problema é a parte do Dv vou escrever as demais partes e retorno aqui onde travou.

Postado
19 minutos atrás, eduheavy disse:

O problema é a parte do Dv vou escrever as demais partes e retorno aqui onde travou

Não escreva seus programas assim. Vai levar uma eternidade para fazer. Outra para testar. E com duas eternidades já gastas pode ficar tudo difícil ;) e faltar tempo.

Pode fazer o contrário e começar então por um programa simples que chama a tal função. É trivial. O que importa é prosseguir logo. Testar logo.

Copiando um trecho do enunciado e acrescentando uns números

para formatacao do valor como: .(ponto), -(traco), virgula 1234 e 5678 outros;"

levou 10s. É claro que a string tem traços e ponto e vírgula já que eu copiei do enunciado :D e claro que tem uns números porque dá pra ver daqui. E eles estão até separadinhos para ter mais graça...

E escrever um  programa assim:

#include <stdio.h>

int DV( const char*);

int main(void)
{
    const char string[] = { "\
    };

printf( "Exemplo de entrada: \"%s\"\n", string);
    int valor = DV(string);
    printf( "DV() retornou %d\n", valor );
    return 0;
}

int DV(const char* linha)
{
    return -1;
}

// fim do grande programa

quanto tempo leva?

E rodar o tal programa?

ch$  gcc x.c
ch$  ./a.out
Exemplo de entrada: "para formatacao do valor como: .(ponto), -(traco), virgula 1234 e 5678 outros;"
DV() retornou -1
ch$  

E não é que funcionou?

E agora? Sabe que a string deve virar "12345678" que são os números que tem lá, certo?

E os multiplicadores não são 

49 minutos atrás, arfneto disse:

multiplicadores 9,8,7,6,5,4,3,2

E então não deve dar pra multiplicar os caras e somar?

12345678
	98765432

9 + 16 + 21 + 24 + 25 24 + 21 + 16 = 156 ? 

156 * 10 = 1560, 1560 = 141 * 11 + 9 então DV() deve retornar 9

12345678-9 seria o oficial então ...

Você cortou a definição :D :D  mas uma maneira popular é somar essas parcelas, multiplicar por 10 e usar o módulo 11 como DV. Tem métodos que somam os dígitos das parcelas --- 24 somaria 6 por exemplo --- e não o total, mas não faz diferença: faça o que tem que fazer apenas.

Entende o que quero dizer? O que importa é testar logo. chegar a algo. Não "travar" se ainda sabe fazer algo.

• Curtir 1
Postado
3 horas atrás, arfneto disse:

Não escreva seus programas assim. Vai levar uma eternidade para fazer. Outra para testar. E com duas eternidades já gastas pode ficar tudo difícil ;) e faltar tempo.

Pode fazer o contrário e começar então por um programa simples que chama a tal função. É trivial. O que importa é prosseguir logo. Testar logo.

Copiando um trecho do enunciado e acrescentando uns números

levou 10s. É claro que a string tem traços e ponto e vírgula já que eu copiei do enunciado :D e claro que tem uns números porque dá pra ver daqui. E eles estão até separadinhos para ter mais graça...

E escrever um  programa assim:

#include <stdio.h>

int DV( const char*);

int main(void)
{
    };

int valor = DV(string);
    return 0;
}

int DV(const char* linha)
{
    return -1;
}

// fim do grande programa

quanto tempo leva?

E rodar o tal programa?

ch$  gcc x.c
ch$  ./a.out
Exemplo de entrada: "para formatacao do valor como: .(ponto), -(traco), virgula 1234 e 5678 outros;"
DV() retornou -1
ch$  

E não é que funcionou?

E agora? Sabe que a string deve virar "12345678" que são os números que tem lá, certo?

E os multiplicadores não são 

E então não deve dar pra multiplicar os caras e somar?

12345678
	98765432

9 + 16 + 21 + 24 + 25 24 + 21 + 16 = 156 ? 

156 * 10 = 1560, 1560 = 141 * 11 + 9 então DV() deve retornar 9

12345678-9 seria o oficial então ...

Você cortou a definição :D :D  mas uma maneira popular é somar essas parcelas, multiplicar por 10 e usar o módulo 11 como DV. Tem métodos que somam os dígitos das parcelas --- 24 somaria 6 por exemplo --- e não o total, mas não faz diferença: faça o que tem que fazer apenas.

Entende o que quero dizer? O que importa é testar logo. chegar a algo. Não "travar" se ainda sabe fazer algo.

Anexei o exemplo de como ele deve ficar para ficar mais claro.

verificador.rar

Postado
37 minutos atrás, eduheavy disse:

Anexei o exemplo de como ele deve ficar para ficar mais claro

Por favor, não faça isso. Você anexou um link para um arquivo externo. Eis o que eu DEVO fazer então: 

• vou abrir um arquivo compactado de destino desconhecido
  • depois vou ter que arrumar algo para abrir uma biblioteca do tipo rar, que não é portável. zip seria mais como no Windows, rpm no Linux.
  • Aí vou extrair os arquivos para uma pasta do MEU computador para poder ler
  • E esse é um forum público. Cada um que achar que pode ajudar e cada um com um problema semelhante vai ter que fazer a mesma coisa se quiser entender

Outra opção:

• você posta o conteúdo bem aqui na tela

Qual opção eu prefiro 🤔❓

a segunda. Não me leve a mal.

Postado
19 horas atrás, arfneto disse:

Por favor, não faça isso. Você anexou um link para um arquivo externo. Eis o que eu DEVO fazer então: 

• vou abrir um arquivo compactado de destino desconhecido
  • depois vou ter que arrumar algo para abrir uma biblioteca do tipo rar, que não é portável. zip seria mais como no Windows, rpm no Linux.
  • Aí vou extrair os arquivos para uma pasta do MEU computador para poder ler
  • E esse é um forum público. Cada um que achar que pode ajudar e cada um com um problema semelhante vai ter que fazer a mesma coisa se quiser entender

Outra opção:

• você posta o conteúdo bem aqui na tela

Qual opção eu prefiro 🤔❓

a segunda. Não me leve a mal.

Mil desculpas, entendo seu ponto nessa questão, é que como eu vi que o fórum permite o compartilhamento .zip ou .rar achei que não teria este problema, mas entendi sim o que quis dizer.

Postado
20 minutos atrás, eduheavy disse:

Mil desculpas, entendo seu ponto nessa questão

Oh... Entenda que é apenas minha opinião em um forum público. Não represento o forum de modo algum. :) Só queria dizer que acho que seria o caso de ter toda a informação disponível aqui para quem busca ajuda e para quem tenta oferecer ajuda.

• Curtir 1
  • 2 semanas depois...
Postado

@arfneto  estou totalmente travado

#include<stdio.h>
#include<locale.h>
//#define TOTREG 3
#define TOTREG 3
//typedef struct 
typedef struct
{
	char num[31];

} Pessoa;

Pessoa pes[TOTREG];
//char num [30];

//}entrada_dados;

//entrada_dados dados [TOTREG];
//************************************************FUNÇÃO CALCULA_DV******************************************************************//
void caucula_dv(){

}

//***********************************************************************************************************************************/
 main()

{

setlocale(LC_ALL, "Portuguese");

char idx;
 char FIM;

printf("Desenvolvido por:\n\nIsrael Carlos\nLuiz Eduardo\nGuilherme Garbin\n\n");

printf(            "Digite FIM para encerrar o programa:\n"                    );

for(idx=0;idx<31;idx++)
 {

printf("Entre com uma string com valores decimais (máximo 30 caracteres):\n");
    	scanf ("%c", &idx);

if(idx < 0 )
		{
    		printf("\nAtenção!!! Valor informado inválido.\n\n");

}
	    if (idx == FIM)
	    {

}

}

}

//FIM DO PROGRAMA

• Solução
Postado

Você ao menos rodou  programa que te mostrei no tópico #6? 

É praticamente a solução de seu problema.

E leu a explicação sobre o cálculo como eu expliquei?

Eu te mostrei como escrever, assim:

int DV( const char*);

int main(void)
{
    };

int valor = DV(string);
    return 0;
}

e te mostrei até a saída do programa.

E aí você posta isso 15 dias depois:

void caucula_dv(){

}

Porque não fez como eu disse? Tem um motivo para inovar e escrever uma função assim?

E qual a fórmula do cálculo do DV afinal?

Descreva o cálculo do DV como está no enunciado e eu te mostro um exemplo

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...