Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

PC não utiliza memória RAM toda


Posts recomendados

Bom dia pessoal, preciso de uma ajuda. É a segunda vez que isso acontece comigo, a primeira consegui resolver mas agora não estou conseguindo. Minha memória RAM é DDR4 8GB single channel. Porém do nada ela está usando apenas 5,93 GB de 8 GB, eu fui no msconfig, tirei a opção marcada de usar memória máxima (aparece 8192), porém se eu mexer aí, vai diminuindo, e o máximo que fica é 5,93 GB. Já tirei a memória RAM de slot, troquei de slot, limpei, e continua a mesma coisa, não sei mais o que fazer, se puderem me ajudar ficarei muito grato.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Vinicius Bianchi Alguns processadores tem vídeo integrado, pode ser que os 2gb faltando está nele.

 

Eu por exemplo tenho o Ryzen 3 2200G que tem vídeo integrado, e são 2gb dado para a VRAM, então se eu usar o pc com apenas 8gb, o utilizável é 5,93gb.

 

Melhor informar qual é a sua configuração.

 

Além claro, da foto como o amigo @Tavaares00 pediu.

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

31 minutos atrás, Vinicius Bianchi disse:

lha ali, de 8 GB só 5,9 estão disponíveis, não consigo jogar, o PC ta meio lento, nao sei o que fazer

Veja se não há alguma coisa funcionando em segundo plano que está consumindo isso tudo.

A memória também pode estar com defeito também. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Vinicius Bianchi é um artigo bem simples mas pode vir ser útil. 

https://www.techtudo.com.br/dicas-e-tutoriais/2019/07/pc-lento-descubra-qual-programa-atrapalha-o-desempenho-do-computador.ghtml

Também desabilite os aplicativos que iniciam junto com o sistema para que alivie a memória nesse aspecto também. 

Outra dica também é sempre desligar o computador, nunca deixar em modo suspenso"hibernar"  isso deixa a memória ram acumulada de dados que vão deixando ela cheia. 

 

Outro ponto seria interessante você dar um shutdown completo da maquina. Desligue, tire todos os cabos de alimentação que possam passar energia. Cabo de alimentação da fonte, HDMI do monitor, periféricos, tudo.. 

Deixe um tempo para descarregar todas as voltagens do sistema por completo. 

 

Mesmo depois de fazer tudo isso ainda não tenha resultado, seja melhor encaminhar para uma assistência averiguar melhor, pois é difícil acontecer mas memórias também podem dar problema.

inicializar.PNG

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Vinicius Bianchi caramba.. se uma assistência nao pode dar um diagnóstico..  fica difícil.

 

O que resta é na base do chutometro kkkk  o que ja foi tudo realizado nele de procedimentos? 

 

Se você conseguir, uma formatação não seria uma má ideia,  outra possibilidade é se você tiver uma outra memória ram para testar. talvez a de um amigo de repente. [só pra desencargo de consciência] como disse o colega acima pode ser problema de memoria, como pode ser placa-mãe.. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

2 horas atrás, Vinicius Bianchi disse:

@Alex Weiss levei para a assistência, não adiantou nada, nem sei mais o que fazer, computador fica dando tela azul, não consigo jogar praticamente nada, tenso demais 

 

Que assistência incompetente em, eu no seu lugar não passaria nem na porta mais, se tiver pago pelo serviço então pediria reembolso.

 

Segue ai tutorial de como reduzir memória compartilhada na BIOS.

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!