Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Tive um problema com uma placa de vídeo, mandei pra garantia na Kabum e estou com o crédito para uma nova, já que o mesmo modelo não tem em estoque. Vendo os modelos, queria saber o que deveria buscar exatamente para ter um maior desempenho, impacta mais a diferença de uma placa 64/128 bits, mais ou menos VRAM, e especialmente o Clock de memória, no que ele impacta? Vejo placas do mesmo modelo com o Memory clock de 5000mhz e outra com 1333Mhz (ambas GT 730 2GB). Não rodo jogos muito pesados, no máximo Smite, CS GO e parecidos, nada muito atual, o resto do setup é:
I5-3470;
Fonte Thermaltake 430w 80+ branco;
placa-mãe Biostar h61-MHV2 1155;
8GB RAM DDR3 1600 freq;
um SSD de 120GB apenas (temporário, vou colocar outro HD ainda).

Postado

@GuilhermeVarella Pelo que eu vi, a Kabum ainda tem um modelo dessa placa de vídeo. O certo (do meu ponto de vista) é eles te enviarem outra no lugar. Eles são malandros, porque te reembolsaram o valor q tu pagou na época, justamente porque não querem te enviar o mesmo modelo que aumentou o preço. Não sei como funciona isso ao certo, mas acho totalmente errado essa tratativa deles

Postado

@AmonAmarth Então cara, chegando em casa vou até entrar em contato pra ver essa questão, também acharia bem melhor uma do mesmo modelo!

@RS Faria Foi o que pensei, apesar de estar praticamente 200 reais mais cara que as outras, mas as gt1030 também variam um pouco nesses quesitos que falei, o que eu devo priorizar? clock de memória, 128 bits, mais vram?

https://www.kabum.com.br/produto/91087/placa-de-v-deo-evga-nvidia-geforce-gt-1030-sc-2gb-gddr5-02g-p4-6332-kr

https://www.kabum.com.br/produto/90660/placa-de-v-deo-vga-galax-nvidia-geforce-gt-1030-2gb-ddr5-64bits-exoc-30nph4hvq5ew

há alguma diferença notável entre essas duas? o cooler faria muita diferença?

Postado

@GuilhermeVarella Clock, bits, frequência, isso tudo é menos importante do que o desempenho final. Não dá para olhar um fator isolado de qualquer componente (mesmo CPUs e memórias) e considerar uma GPU melhor só por isso. Se fosse assim uma GPU com memória de 256 bits de 10 anos atrás teria desempenho maior do que uma atual de 156 ou 192 bits. A arquitetura é diferente, os pipelines, os chips e o número de transistores. Simplesmente não dá para comparar. O desempenho efetivo dá para comparar, e buscar benchmarks te dará uma referência melhor. Se quiser saber o desempenho bruto efetivo, um site bom para comparar é o https://www.videocardbenchmark.net/

Esse site te dá uma referência superficial de qual é o desempenho efetivo de uma GPU. Isso pode ser usado para entender em qual patamar uma GPU está, mas não permite uma avaliação objetiva e precisa do desempenho total dela, pois por ser um benchmark sintético não vai refletir o desempenho final em jogos, já que esses são influenciados por versões de drivers e otimizações da própria engine de cada jogo. 

Dito tudo isso, eu recomendaria hoje comprar uma GPU usada. Uma GTX 960 ou 670 seria uma boa pedida. Apesar de antigas, terão desempenho razoável e podem durar bastante se você souber avaliar na hora de comprar e só comprar depois de testá-la (claro). Sobrevivendo a 10 minutos no Furmark sem crash ou superaquecimento então é por que vai durar ainda. Só lembre de cancelar o teste se ela ultrapassar 80°, pois ninguém merece ter que pagar uma GPU de outra pessoa por que você terminou de mata-la. Se achar uma RX 550 usada também recomendo, desde que seja de marca confiável. Comprar de marca genérica ou desconhecida é garantia de passar raiva. Marcas que indico para GPUs usadas são MSI, Gigabyte, Asus, Galax, EVGA e PNY. Fique longe de zogis e zotac. 

Sempre pesquise o desempenho real quando possível (modelos recentes) ou benchmarks sintéticos para modelos muito antigos.

• Curtir 1
  • Amei 1

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...