Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Fala pessoal!

Tenho um desktop com a seguinte config:

AMD Ryzen 5 2400G

GPU Radeon RX 570 4Gb

placa-mãe Gigabyte A320M-S2H

Memória 2x8gb Kingston HyperX DDR4 2666Mhz

SSD 256Gb + HD Sata 1Tb

Fonte Gigabyte PB 500w

A minha dúvida é que a GPU às vezes apresenta artefatos, principalmente na tela inicial (POST). Desta forma, sinto que ela não vai durar muito tempo...  Se eu tiver que trocá-la, qual seria a melhor alternativa?

1-) Usar a minha Vega integrada até que o cenário de preços melhore. Não sei se ela roda os jogos que citarei abaixo.

2-) Pensei na 1660 Super, mas os preços pandêmicos deixaram ela proibitiva. E não sei se faltaria processador para empurrá-la.

3-) Tentar achar outra RX570 ou 580.

4-) Existe alguma opção hoje para substituí-la?

Uso o desktop para jogos (emuladores, GTA V, BeamNG Drive, FPS´s). Penso em comprar Cyberpunk mais pra frente.

Agradeço quem puder me dar uma luz. Abs!

Postado

Primeiro veja se realmente é a placa de video ou se é algum conflito de drive, sistema operacional já vi relatos que uma atualização do W10 deu problemas na GPU.

Sobre as opções ficaria com a primeira.

• Curtir 1
Postado

@moraesvt Pode postar uma foto desses artefatos?
No geral vale mais a pena consertá-la, mas recomendo antes que descubra a razão para o defeito ter ocorrido. Geralmente o que causa isso é superaquecimento, então recomendo que monitore as temperaturas com o MSI afterburner para observar as temperaturas durante jogos. Se ultrapassar 80° já saberá onde está o problema e investir em arrefecimento deverá ser sua prioridade nesse caso. 

O reparo dessa GPU em uma loja especializada em reballing não será proibitivo se comparado ao preço da mesma GPU no mercado hoje, mas procure uma empresa especializada e que lhe dê garantias. Antes do reballing eles deverão fazer o diagnóstico, claro, pois pode ser VRM ou outras coisas também. 

Lembre de testar outro cabo na GPU e como o @Andros Santos mencionou, baixar drivers novos do site da fabricante da GPU e da placa-mãe para testes (se usa driver booster e porcarias do tipo, desinstale e nunca mais use).

Sobre o que fazer caso não dê certo, claro que o 2400G é a sua melhor opção.

• Curtir 1
Postado

cara sobre esses jogos que você roda, esses que você citou pelo menos vão rodar tranquilamente no Vega, então use o gráfico Vega até o preço melhorar, então espere até 2023, talvez até metade de 2022 os preços comecem a cair, mas só vão normalizar lá pra 2023 mesmo

• Curtir 1
Postado

@WOZ Dods, não tenho foto aqui, pois o artefato ocorre às vezes, e quase sempre na tela post, quando o pc ainda está frio.  E tb algumas vezes na área de trabalho do windows, após a inicialização.  Curiosamente, nunca ocorreu jogando, onde a vga é mais exigida. Sempre mantive os drivers atualizados, mas o problema vem ocorrendo independente disso.

@Andros Santos, @Pepse e @Mercury1v4, obrigado pelas dicas, acho que o melhor é usar a 570 até onde der, usar a vega depois e esperar os preços normalizarem mesmo. Abs!

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

LANÇAMENTO!

eletronica2025-popup.jpg

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!