Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Olá!

Estava a dar uma olhada nos preços dos processadores e encontrei esse 1600AF por um preço convidativo (R$ 725,00) para com a atual situação.

Provavelmente, ele já esteve bem mais barato no passado. É um Ryzen já de uma geração mais "antiga". Ai comecei a comparar com a minha atual CPU,

um i7 4790k. São equivalentes em questão de desempenho? Lembro que tinha uma geração de Ryzen, que tinha um certo problema com compatibilidade

de memórias. Seria essa? Não acho vantagem investir na minha CPU atual (no caso, necessitaria dar uma melhorada na refrigeração

e adicionar mais memória RAM). Com uma rápida pesquisa, não consegui chegar em um conclusão.

Postado

@BrunoBR600 Veja este comparativo de desempenho:

https://www.cpubenchmark.net/compare/Intel-i7-4790K-vs-AMD-Ryzen-5-1600-vs-AMD-Ryzen-3-3100-vs-AMD-Ryzen-3-3300X-vs-AMD-Ryzen-5-3600/2275vs2984vs3715vs3716vs3481

13 minutos atrás, BrunoBR600 disse:

Lembro que tinha uma geração de Ryzen, que tinha um certo problema com compatibilidade

de memórias. Seria essa?

Não tenho qualquer notícia de falta de compatibilidade de memórias com Ryzen de nenhuma geração. Memórias de baixa qualidade (genéricas) comumente apresentam problemas com qualquer CPU, isso é inevitável. Se as memórias forem das marcas de maior renome (G.Skill, Geil, Patriot, Corsair, Crucial e/ou Adata/XPG) você só verá problema se a memória ou MB vierem com defeito de fábrica. Tive problemas com uma revisão de memórias da Corsair, onde um lote veio queimado. Incompatibilidade com DDR4 desconheço.

15 minutos atrás, BrunoBR600 disse:

Não acho vantagem investir na minha CPU atual (no caso, necessitaria dar uma melhorada na refrigeração

e adicionar mais memória RAM). Com uma rápida pesquisa, não consegui chegar em um conclusão.

Sua CPU ainda tem desempenho suficiente para segurar uma GPU do nível da 1660 sem um gargalo considerável. Acima disso, partindo para as RTX, aí o gargalo já será alto.

Se você quiser e puder investir em mudança de plataforma agora, trocando MB, CPU e RAM, seria interessante que nos dissesse exatamente quais componentes já possui que serão aproveitados e quanto pode gastar. É importante também falar qual é a atividade principal que será desempenhada no PC, quais programas ou jogos serão jogados e qual GPU será usada para fazer a melhor escolha.

Se o PC não é utilizado para programas profissionais ou jogos, instalar um SSD e memórias já seria suficiente para continuar usando esse PC com bom desempenho por alguns anos.

• Curtir 1
Postado

@BrunoBR600

Estou em uma situação similar, possuo um i7-4790, mas já investi em RAM extra e um air cooler.

Sinceramente, depois de ver muitos reviews e comparativos, ao meu ver pegar um Ryzen 5 1600AF é trocar 6 por meia dúzia na maioria das aplicações. Para um ganho real significativo de desempenho no upgrade, teria que ser ao menos um i5-10400 ou um Ryzen 3600.

A única vantagem de ter um Ryzen 1600AF seria a mudança de plataforma para depois colocar um processador melhor, considerando que invista em uma placa-mãe nível B450 Steel Legend é claro. Na prática não é tão fácil como parece.

Em relação ao seu processador, ele ainda tem um potencial para aguentar algum tempo jogos novos, visando a meta de 60 FPS, mas já está chegando ao seu limite de desempenho razoável. Um air cooler ou water cooler de qualidade pode ser um bom investimento pois pode aproveitar na nova plataforma, e RAM DDR3 talvez por sorte ache alguns pentes usados com um preço bem justo.

No final é tudo o quanto você quer e pode investir.

• Curtir 3
Postado

O desempenho desse processador é quase igual ao seu mesmo (em jogos, não há diferença de FPS), a única vantagem da troca seria ter a plataforma mais moderna, o que possibilitaria a troca por um ryzen melhor no futuro. Não acho que valha a pena, visto que você gastaria dinheiro para nenhuma melhora. Quando estiver insatisfeito com o seu processador atual, acho que seria interessante trocar por um processador melhor. Mas o 4790k é suficiente para a grande maioria dos jogos atualmente. 

@Kyo Demoniaco Na verdade não, o desempenho é praticamente igual nos jogos. Só ver testes por aí.

• Membro VIP
Postado

É pra jogos? Qual a placa de vídeo? Tem que colocar tudo isso na balança.

O 1600AF é sim melhor que o 4790K, principalmente em multithread. Mas se por exemplo você for jogar com uma 750TI, praticamente tanto faz qual utilizar.

1600AF é de segunda geração, um 2600 renomeado para OEM.

• Curtir 2
Postado

31 minutos atrás, Lost Byte disse:

@BrunoBR600

Estou em uma situação similar, possuo um i7-4790, mas já investi em RAM extra e um air cooler.

Sinceramente, depois de ver muitos reviews e comparativos, ao meu ver pegar um Ryzen 5 1600AF é trocar 6 por meia dúzia na maioria das aplicações. Para um ganho real significativo de desempenho no upgrade, teria que ser ao menos um i5-10400 ou um Ryzen 3600.

A única vantagem de ter um Ryzen 1600AF seria a mudança de plataforma para depois colocar um processador melhor, considerando que invista em uma placa-mãe nível B450 Steel Legend é claro. Na prática não é tão fácil como parece.

Em relação ao seu processador, ele ainda tem um potencial para aguentar algum tempo jogos novos, visando a meta de 60 FPS, mas já está chegando ao seu limite de desempenho razoável. Um air cooler ou water cooler de qualidade pode ser um bom investimento pois pode aproveitar na nova plataforma, e RAM DDR3 talvez por sorte ache alguns pentes usados com um preço bem justo.

No final é tudo o quanto você quer e pode investir.

O plano, é ir comprando as peças aos poucos (para não ficar tão pesado). Pegar uma placa-mãe decente B450 ou B550, colocar esse Ryzen 5 1600AF, para no futuro, fazer um upgrade para um 5600x ou 5800x. Teria que por mais 8GB nesse meu setup atual. Gastaria na faixa do R$ 500,00 só em memória. Nesse setup atual, teria que dar uma melhorada na refrigeração também. Watercooler meu gabinete não deve nem suportar (Cooler Master HAF 912).

34 minutos atrás, Kyo Demoniaco disse:

Creio que ainda sim, @BrunoBR600 , o Ryzen 5 1600AF se saia melhor.

O i7 4790k trabalha com memória DDR3 de até 1600 MHz

O Ryzen 5 1600 trabalha com memória DDR4 de até 2667MHz

Entendo. E se fosse usar memórias mais rápidas, tipo 3200, 3600 pensando em um upgrade futuro, seria problema para essa CPU em específico?

35 minutos atrás, Acvale7 disse:

O desempenho desse processador é quase igual ao seu mesmo (em jogos, não há diferença de FPS), a única vantagem da troca seria ter a plataforma mais moderna, o que possibilitaria a troca por um ryzen melhor no futuro. Não acho que valha a pena, visto que você gastaria dinheiro para nenhuma melhora. Quando estiver insatisfeito com o seu processador atual, acho que seria interessante trocar por um processador melhor. Mas o 4790k é suficiente para a grande maioria dos jogos atualmente. 

@Kyo Demoniaco Na verdade não, o desempenho é praticamente igual nos jogos. Só ver testes por aí.

Pensei nisso também. Talvez, seja mais negócio esperar.

31 minutos atrás, Phoenyx disse:

É pra jogos? Qual a placa de vídeo? Tem que colocar tudo isso na balança.

O 1600AF é sim melhor que o 4790K, principalmente em multithread. Mas se por exemplo você for jogar com uma 750TI, praticamente tanto faz qual utilizar.

1600AF é de segunda geração, um 2600 renomeado para OEM.

Meu setup atual:

i7 4790k (sem overclock).

Cooler Master Hyper 212 Plus.

placa-mãe B85M-G43 Military Class4.

2x4GB de RAM DDR3 1600MHz Corsair Value Select.

GPU Gigabyte RX580 Gaming 8G.

Fonte Seasonic S12 Bronze 430w.

Meio que faço quase de tudo no PC. RX580 já deve ser uma placa de entrada... ou no máximo mid. Como já citei, a ideia de usar o 1600, seria até fazer um upgrade para um mais atual (5600x ou 5800x, mas sem qualquer previsão). Pois é. Pela data de lançamento dele, poderiam ter colocado uma nomenclatura mais facilitada de diferenciar.

33 minutos atrás, WOZ Dods disse:

@BrunoBR600 Veja este comparativo de desempenho:

https://www.cpubenchmark.net/compare/Intel-i7-4790K-vs-AMD-Ryzen-5-1600-vs-AMD-Ryzen-3-3100-vs-AMD-Ryzen-3-3300X-vs-AMD-Ryzen-5-3600/2275vs2984vs3715vs3716vs3481

Não tenho qualquer notícia de falta de compatibilidade de memórias com Ryzen de nenhuma geração. Memórias de baixa qualidade (genéricas) comumente apresentam problemas com qualquer CPU, isso é inevitável. Se as memórias forem das marcas de maior renome (G.Skill, Geil, Patriot, Corsair, Crucial e/ou Adata/XPG) você só verá problema se a memória ou MB vierem com defeito de fábrica. Tive problemas com uma revisão de memórias da Corsair, onde um lote veio queimado. Incompatibilidade com DDR4 desconheço.

Sua CPU ainda tem desempenho suficiente para segurar uma GPU do nível da 1660 sem um gargalo considerável. Acima disso, partindo para as RTX, aí o gargalo já será alto.

Se você quiser e puder investir em mudança de plataforma agora, trocando MB, CPU e RAM, seria interessante que nos dissesse exatamente quais componentes já possui que serão aproveitados e quanto pode gastar. É importante também falar qual é a atividade principal que será desempenhada no PC, quais programas ou jogos serão jogados e qual GPU será usada para fazer a melhor escolha.

Se o PC não é utilizado para programas profissionais ou jogos, instalar um SSD e memórias já seria suficiente para continuar usando esse PC com bom desempenho por alguns anos.

Então, me perdi nesse lance das memórias. Provavelmente, só ia reutilizar HD e só. Acho que nem a fonte. Precisaria ver se os bancos de memórias que não estou usando, estão OK. Creio que essa CPU que tenho atualmente, deva levar a RX580 sem problemas.

• Membro VIP
Postado

@BrunoBR600 Não foi colocado porque era pra OEM (Dell, HP, etc). Faltou 1600AE e então rebaixaram o 2600 para o 1600AF (o clock é um tico menor que o 2600, nada que um OC em placas B350 pra cima não resolva). Como sobrou acabou desovado no varejo.

Com o preço atual das placas de vídeo, você tá bem servido. Eu só trocaria de plataforma se estivesse sentindo algum gargalo de CPU.

O que você precisa aí é de mais RAM, 8GB hoje no geral é insuficiente. SSD seria uma ótima adição tmb.

• Curtir 1
Postado
1 minuto atrás, Phoenyx disse:

@BrunoBR600 Não foi colocado porque era pra OEM (Dell, HP, etc). Faltou 1600AE e então rebaixaram o 2600 para o 1600AF (o clock é um tico menor que o 2600, nada que um OC em placas B350 pra cima não resolva). Como sobrou acabou desovado no mercado.

Com o preço atual das placas de vídeo, você tá bem servido. Eu só trocaria de plataforma se estivesse sentindo algum gargalo de CPU.

O que você precisa aí é de mais RAM, 8GB hoje no geral é insuficiente. SSD seria uma ótima adição tmb.

Entendi. Muitos chamam o AF de 2600 com clock reduzido. Faz, sentido. Então, fico meio receoso de investir ainda em DDR3. Esse processador anda esquentando demais. 35% de uso chegar perto do 65 ~ 70 me mostra que há algo de errado ai. Deveria chegar nessa temperatura, com 100% de uso. Tenho um SSD guardado, mas como não posso formatar agora, vou ter esperar para instalar. Se tentar jogar e tiver o Chrome aberto com umas 2 abas, já vejo um perda de desempenho. Mas ai, já não sei se é a RAM ou o Windows 10 mesmo.

• Membro VIP
Postado

@BrunoBR600 Pode ser RAM e CPU. Hoje, processadores quadcores já choram nestas situações. Discord, abas no Chrome e jogatina (games em geral disponíveis), pronto, dá travadeira. Pra reduzir isto aí fecha o navegador, fecha tudo em segundo plano (antivirus e etc).

Eu, eu mesmo, sinceramente, só mexeria aí em último caso. DDR5 chega ano que vem, novas plataformas, o preço hoje de hardware tá salgado, enfim. Cabe a você ver o que é melhor aí.

Quanto tá custando um pente usado DDR3 8GB? 150 pilas?

Quanto ao aquecimento, passe nova pasta térmica, limpe o cooler, gabinete, dá uma geral aí. Pega um final de semana e já dá um tapa na máquina.

• Curtir 1
Postado
1 hora atrás, Phoenyx disse:

@BrunoBR600 Pode ser RAM e CPU. Hoje, processadores quadcores já choram nestas situações. Discord, abas no Chrome e jogatina (games em geral disponíveis), pronto, dá travadeira. Pra reduzir isto aí fecha o navegador, fecha tudo em segundo plano (antivirus e etc).

Eu, eu mesmo, sinceramente, só mexeria aí em último caso. DDR5 chega ano que vem, novas plataformas, o preço hoje de hardware tá salgado, enfim. Cabe a você ver o que é melhor aí.

Quanto tá custando um pente usado DDR3 8GB? 150 pilas?

Quanto ao aquecimento, passe nova pasta térmica, limpe o cooler, gabinete, dá uma geral aí. Pega um final de semana e já dá um tapa na máquina.

Sim, está bem caro. Dá vontade de fazer uma limpeza e deixar assim mesmo. Levar assim até onde não der.

Faz tempo que não limpo o PC. Teria que por 2x4 para manter o dual channel. Esse modelo de RAM achei na Kabum por R$ 199,00 + Frete o pente de 4GB.

Como seriam 2, gastaria na casa dos R$ 430,00 com o frete. Não vejo muita vantagem. Mesmo assim, agradecido pelos esclarecimentos e dicas.

• Membro VIP
Postado

@BrunoBR600 Seu equipamento é velho e tá querendo comprar peça nova? Tá errado.

Pesquise por usados, ML ou Aliexpress não deve passar de 150 mangos cada pente de 8GB. Qual sua placa-mãe? 4 slots de RAM? Compre então 2x4GB. Peguei estes dias no ML por 60 pilas, 4GB DDR3 1600MHz SMART (sem dissipador nem nada, plaquinha verde).

• Curtir 1
Postado

@BrunoBR600

4 minutos atrás, BrunoBR600 disse:

Esse modelo de RAM achei na Kabum por R$ 199,00 + Frete o pente de 4GB.

Como seriam 2, gastaria na casa dos R$ 430,00 com o frete. Não vejo muita vantagem. Mesmo assim, agradecido pelos esclarecimentos e dicas.

Você não precisa do mesmo modelo de memória para rodar DC. Esse mito que as pessoas mantém de que todas as memórias tem que ser idênticas é antigo e infundado para DDR3 em diante. Compre dois módulos de qualquer das marcas G.Skill, Geil, Patriot, Corsair, Crucial e/ou Adata/XPG e seja feliz.

• Curtir 1
Postado
6 minutos atrás, BrunoBR600 disse:

Teria que por 2x4 para manter o dual channel.

Não precisa. Se já tiver 2 pentes de 4GB e adicionar outro, as memórias vão trabalhar no que é chamado modo flex, os 8GB já instalados em dual e o novo pente em single channel. 12GB já é seguro para maioria das aplicações comuns, inclusive jogos, e vai ajudar a passar mais um tempo sem a real necessidade de upgrade.

2 horas atrás, BrunoBR600 disse:

O plano, é ir comprando as peças aos poucos (para não ficar tão pesado). Pegar uma placa-mãe decente B450 ou B550, colocar esse Ryzen 5 1600AF

Se vai comprar ao menos o kit todo de uma vez, pode ser um bom negócio. Agora se for comprar a placa-mãe hoje, o processador depois e etc, além da possibilidade dos preços mudarem radicalmente, até montar seu kit já podem ter sido lançados produtos mais em conta de próxima geração, talvez até por um preço menos salgado.

Sem contar a questão de testes, afinal se ao montar o kit novo alguma peça por azar estiver com defeito, torça para que ainda esteja na garantia e tenha outra no estoque para substituir.

• Curtir 2
Postado
Em 24/05/2021 às 13:07, Phoenyx disse:

@BrunoBR600 Seu equipamento é velho e tá querendo comprar peça nova? Tá errado.

Pesquise por usados, ML ou Aliexpress não deve passar de 150 mangos cada pente de 8GB. Qual sua placa-mãe? 4 slots de RAM? Compre então 2x4GB. Peguei estes dias no ML por 60 pilas, 4GB DDR3 1600MHz SMART (sem dissipador nem nada, plaquinha verde).

Vou é comprar nada, nem novo nem usado... deixa assim mesmo. Vou dar uma limpada e vai ficar assim. Mas valeu pelas dicas.

Em 24/05/2021 às 13:08, WOZ Dods disse:

@BrunoBR600

Você não precisa do mesmo modelo de memória para rodar DC. Esse mito que as pessoas mantém de que todas as memórias tem que ser idênticas é antigo e infundado para DDR3 em diante. Compre dois módulos de qualquer das marcas G.Skill, Geil, Patriot, Corsair, Crucial e/ou Adata/XPG e seja feliz.

Nunca cheguei a testar na prática, para ver como se comportaria com memórias diferentes e tamanhos diferentes para ver o comportamento. Mas, o que geralmente recomendam

para usar tudo igual. Aliás, até poderia fazer esse teste. Tenho um PC parado aqui que tem 2 pentes de 2GB de 1333MHz. Daria para testar no meu PC para ver se ia ligar. Se não rolar, deixa assim mesmo.

Em 24/05/2021 às 13:20, Lost Byte disse:

Não precisa. Se já tiver 2 pentes de 4GB e adicionar outro, as memórias vão trabalhar no que é chamado modo flex, os 8GB já instalados em dual e o novo pente em single channel. 12GB já é seguro para maioria das aplicações comuns, inclusive jogos, e vai ajudar a passar mais um tempo sem a real necessidade de upgrade.

Se vai comprar ao menos o kit todo de uma vez, pode ser um bom negócio. Agora se for comprar a placa-mãe hoje, o processador depois e etc, além da possibilidade dos preços mudarem radicalmente, até montar seu kit já podem ter sido lançados produtos mais em conta de próxima geração, talvez até por um preço menos salgado.

Sem contar a questão de testes, afinal se ao montar o kit novo alguma peça por azar estiver com defeito, torça para que ainda esteja na garantia e tenha outra no estoque para substituir.

E se for assim: 2x4GB 1600 e 2x2GB de 1300. É o que tenho disponível aqui. Ficaria 12GB. Sobre um novo kit, estou ciente da condição atual do mercado. Não vou comprar não. Vou esperar e fazer a manutenção desse meu PC mesmo.

Postado
5 minutos atrás, BrunoBR600 disse:

Nunca cheguei a testar na prática, para ver como se comportaria com memórias diferentes e tamanhos diferentes para ver o comportamento. Mas, o que geralmente recomendam

para usar tudo igual. Aliás, até poderia fazer esse teste. Tenho um PC parado aqui que tem 2 pentes de 2GB de 1333MHz. Daria para testar no meu PC para ver se ia ligar. Se não rolar, deixa assim mesmo.

Memórias antigamente precisavam ser idênticas para serem compatíveis em DC. Hoje, DDR4, já não precisa. DDR3 também não precisa se você souber distinguir o tipo. No geral pares idênticos são melhores só por desencargo de consciência, pois a MB vai ter que adequar as configurações das memórias automaticamente do mesmo jeito em ambos os casos.

Por fim, faça o teste. Lembre de resetar a BIOS caso não dê boot de primeira. 

• Curtir 1
Postado
1 hora atrás, WOZ Dods disse:

Memórias antigamente precisavam ser idênticas para serem compatíveis em DC. Hoje, DDR4, já não precisa. DDR3 também não precisa se você souber distinguir o tipo. No geral pares idênticos são melhores só por desencargo de consciência, pois a MB vai ter que adequar as configurações das memórias automaticamente do mesmo jeito em ambos os casos.

Por fim, faça o teste. Lembre de resetar a BIOS caso não dê boot de primeira. 

Essas 1600 são Rank Dual. Vou ter que as outras para ver se são iguais. Grato pela ajuda.

• Curtir 1
Postado

E se for assim: 2x4GB 1600 e 2x2GB de 1300.

Tenho um PC parado aqui que tem 2 pentes de 2GB de 1333MHz. Daria para testar no meu PC para ver se ia ligar.

Não custa nada testar. Nestas condições todos os pentes irão rodar a 1333MHz (pois o sistema emparelha com o pente de menor velocidade), sendo que 1333 para 1600MHz quase não há diferença em DDR3 em relação ao desempenho.

• Curtir 2
Postado
Em 28/05/2021 às 13:08, Lost Byte disse:

Não custa nada testar. Nestas condições todos os pentes irão rodar a 1333MHz (pois o sistema emparelha com o pente de menor velocidade), sendo que 1333 para 1600MHz quase não há diferença em DDR3 em relação ao desempenho.

Já tá instalado. Aliás, surgiu uma situação que não esperava. Na verdade são 2 pentes diferentes (marcas diferentes, e talvez até frequência diferente). Acabei por instalar somente 1 (agora tô com 10GB de RAM). Só que acho que não vai dar para instalar o outro. O cooler é grande mais, acaba por tapar parte do primeiro Slot da RAM. Ai vou ver se consigo instalar. Se não der, deixa assim mesmo. 3 marcas diferentes me parece uma bela salada de fruta haha

• Curtir 1
Postado
19 horas atrás, BrunoBR600 disse:

O cooler é grande mais, acaba por tapar parte do primeiro Slot da RAM.

Eu passei por algo assim e solucionei colocando a FAN do cooler no outro lado dele. Considerando que seu cooler seja o Cooler Master Hyper 212 Plus, existe esta possibilidade caso tenha apenas 1 FAN.

Na verdade são 2 pentes diferentes (marcas diferentes, e talvez até frequência diferente).

3 marcas diferentes me parece uma bela salada de fruta

Se o PC ligar e funcionar normal, não tem problema. Melhor ter RAM extra com menor velocidade do que ganhar 3 FPS e lhe deixar na mão quando mais precisa.

• Curtir 1
  • Obrigado 1
Postado

@BrunoBR600 Todo cooler de torre pode ter sua ventoinha deslocada um pouco para cima para dar espaço para a memória do slot A1. Basta conferir se terá espaço no seu modelo de gabinete específico após o fechamento do tampo lateral. Geralmente só precisa subir a ventoinha uns poucos milímetros e mesmo em gabinetes pequenos não costuma ser problema. Para fazer isso você desliga o PC todo da tomada, claro, remove as presilhas de metal que seguram a ventoinha no lugar, instala a memória, reinstala a ventoinha, pronto. Veja a foto abaixo para entender:

Assassin-III-installed-1.jpg

A perda de eficiência de arrefecimento mudando a ventoinha de posicionamento desta maneira é mínima. 

16 minutos atrás, Lost Byte disse:

Eu passei por algo assim e solucionei colocando a FAN do cooler no outro lado dele. Considerando que seu cooler seja o Cooler Master Hyper 212 Plus, existe esta possibilidade caso tenha apenas 1 FAN.

Já a perda de desempenho de arrefecimento fazendo isso é substancial.

@BrunoBR600 Enfim, retire a ventoinha, instale a memória, reinstale a ventoinha, pronto.

• Curtir 1
  • Obrigado 1
Postado

@WOZ Dods

No meu caso não tive outra escolha para encaixar as memórias. Antes a FAN do cooler ficava à direita.

Depois.thumb.jpg.4edcdf17fff394d3d6f2f5ddb9a80bc3.jpg

Esta imagem foi quando havia mudado de gabinete. Estou ciente que o fluxo de ar não é ideal, porém até hoje o PC continua funcionando bem, sendo que o processador i7-4790 mantém bem uma temperatura aceitável mesmo em cenários onde ele é bem requisitado. Por morar em uma região fria, talvez tenha aliviado a situação.

Postado

@Lost Byte Você está só com uma ventoinha no gabinete, o certo é que tenha uma no painel frontal jogando ar para dentro, a do CPU jogando ar para o painel traseiro e mais uma ventoinha no painel traseiro jogando ar para fora. Você dizer que está numa temperatura "aceitável" sem me dizer exatamente qual é essa temperatura me dá a entender que deve estar sim superaquecendo. Recomendo as correções como sugeri acima. Use o HWmonitor para ver as temperaturas. Deixe rodando 30 minutos em quanto joga ou faz outras coisas e nos mande o print para entendermos.

Postado
1 hora atrás, Lost Byte disse:

Se o PC ligar e funcionar normal, não tem problema. Melhor ter RAM extra com menor velocidade do que ganhar 3 FPS e lhe deixar na mão quando mais precisa.

Esse cooler mesmo. Uso só 1 Fan. Nesse caso, daria para fazer isso ai mesmo. Não havia pensado nisso. Mas já decidi pegar um Watercooler para por nesse processador (Já pensando em um futuro upgrade de plataforma). De forma geral, ficou estável. Não notei grande mudança de desempenho (Tirando uns engasgos que acontecem na jogatina, tipo tá 60FPS do nada, cai para 30 ~ 35 FPS). Mas isso não parece ter relação com a RAM, pois já acontecia anteriormente. É uma desgraça achar um driver da AMD que seja estável (ou a GPU tá com defeito).

50 minutos atrás, WOZ Dods disse:

@BrunoBR600 Todo cooler de torre pode ter sua ventoinha deslocada um pouco para cima para dar espaço para a memória do slot A1. Basta conferir se terá espaço no seu modelo de gabinete específico após o fechamento do tampo lateral. Geralmente só precisa subir a ventoinha uns poucos milímetros e mesmo em gabinetes pequenos não costuma ser problema. Para fazer isso você desliga o PC todo da tomada, claro, remove as presilhas de metal que seguram a ventoinha no lugar, instala a memória, reinstala a ventoinha, pronto. Veja a foto abaixo para entender:

Assassin-III-installed-1.jpg

A perda de eficiência de arrefecimento mudando a ventoinha de posicionamento desta maneira é mínima. 

Já a perda de desempenho de arrefecimento fazendo isso é substancial.

@BrunoBR600 Enfim, retire a ventoinha, instale a memória, reinstale a ventoinha, pronto.

Entendi. Como já citado, vou partir para um Watercooler. Vou deixar esse Aircooler, como reserva.

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...