Ir ao conteúdo

placa-mãe Asus Prime Z490m Plus Bios compatível com Processador i5 11400F?

Ir à solução Resolvido por Pedro Math.pi,

Posts recomendados

Postado

Olá, gostaria de saber se a placa-mãe Asus Prime Z490m Plus já vem de fábrica com a Bios compatível com Processador i5 11400F?

Um amigo meu comprou uma placa e um processador que eram compatíveis, mas a placa veio com a Bios desatualizada.

Então ele teve que pagar a iByte pra colocarem um processador deles e atualizarem a Bios pra ele.

Logo, gostaria de evitar passar pelo mesmo problema e gasto.

Postado

Porque eu já comprei a placa, e eu ia comprar um i5 10400F.
Só que apareceu uma promoção muito boa do i5 11400F por R$ 1.149,00 (o que é quase o mesmo preço do i5 10400F).

Postado

Certo, obrigado. Vou pegar o 11400F mesmo então.

Mas pra atualizar a Bios, eu consigo fazer isso sozinho? Ou preciso mesmo ir em uma loja, com outro processador e tal?
Tipo, quando eu colocar o 11400 na Z490, o pc vai ligar?

• Membro VIP
  • Solução
Postado

Placas série 400 são nativas para Intel 10xxx. Intel 11xxx necessita que se faça a atualização da placa-mãe.

7 minutos atrás, Tárek disse:

Mas pra atualizar a Bios, eu consigo fazer isso sozinho? Ou preciso mesmo ir em uma loja, com outro processador e tal?

Se a placa-mãe tiver o recurso de atualização de processador, você consegue. Senão, precisará de outro processador para isso.

8 minutos atrás, Tárek disse:

Tipo, quando eu colocar o 11400 na Z490, o pc vai ligar?

Não.

• Curtir 1
Postado

Entendi, muito obrigado.
Vi aqui no site da Asus que a placa tem o "ASUS EZ Flash 3", que serve pra atualizar a Bios.
Então, acredito que eu vou conseguir atualizar com o um pendrive, e utilizar com o processador.

Obrigado a todos.

Postado

@Tárek Conseguiu atualizar a BIOS? Comprei esse mesmo kit, e fiz o procedimento exatamente como informado no site do fabricante, mas assim que pressiono o botão "Q flash plus" o sistema reseta e nada acontece...

Postado

Desculpe a demora @Leomvianna .

Não, não consegui atualizar a minha placa.

apesar de ter a tecnologia de atualizar a Bios via USB, aparentemente ela não tem a função de atualizar sem Sistema Operacional.

Acredito que vou ter que levar na Ibyte e pagar pra eles atualizarem pra mim mesmo.

Meu processador já está pra chegar.

Alguém sabe dizer se eu montando todo o pc, eu consigo atualizar ela mesmo sem o processador ser compatível? Será que a Bios liga pra eu atualizar ela via USB?

Postado

@Tárek Então, eu consegui atualizar com um pouco de custo, porém com um detalhe bem simples, o pc todo energizado, porém desligado. https://youtu.be/BjzSE5mg2kg

Quando fiz estava com o processador e ram já conectada, porém não precisa, você pode somente conectar a fonte na placa-mãe e efetuar o processo ( já com o pendrive plugado e o pc desligado porém conectado na tomada você aperta o "Q Flash plus", assim que começar a piscar um led laranja no mesmo lugar desse botão é que foi iniciado o processo, a partir daí é só esperar.

Obs: isso não vai dar nenhum vídeo em seu monitor, é somente a placa-mãe e fonte mesmo, o vídeo só com o processador.

• Curtir 1
Postado

@Leomvianna tua placa é a Asus Prime Z490m Plus?

Eu vi aí o vídeo, mas infelizmente, minha placa não tem esse botão aí (ou pelo menos eu não encontrei).

Acredito que não são todas as Z490 que possuem essa funcionalidade.

Postado

@Tárek é pelo que vi das fotos e no site do fabricante não encontrei nada parecido realmente, a minha é a z490 da gigabyte, o botão era diferente do mostrado no vídeo, por isso imaginei que também teria algum parecido na sua =\

Postado

Depois de muitas horas de pesquisa, consegui confirmar duas coisas com 100% de certeza sobre a Asus Prime Z490M Plus:

1 - Ela não possui a tecnologia para atualizar a Bios sem processador. Apesar de possuir a tecnologia de atualizar a Bios via USB.

2 - Ela não é compatível com os processadores Intel de 11th geração, nem mesmo atualizando a Bios pra versão mais nova.

Acabei de comprar uma Asus TUF Gaming B560M Plus, que é compatível com o i5 11400F.

E infelizmente, vou ter que vender minha Z490.

Obrigado a todos e boa noite.

Postado

LOL! E tem um famoso Youtuber recomendando o pessoal a comprar placa-mãe Z490 para o 11400F - devido ao imbroglio do B560, vai que alguém compra esta Asus. :P

"11400F, o i5 que precisa de placa-mãe para i9."

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...