Ir ao conteúdo

Teste para ver se a placa de vídeo está boa

Ir à solução Resolvido por WOZ Dods,

Posts recomendados

Postado

Fala galera vou comprar uma placa de vídeo usada, parece estar 100% sem oxidação nem nada, mas obviamente quero fazer algum teste pra ver se ela está boa, me recomendaram fumark, Aida? A placa é uma rx 570 Power color.

Postado

@Danimar 96 GPU-Z e Furmark (10 minutos de stress test). Observe a temperatura da GPU e interrompa o teste se passar de 80°. Você não vai querer matar a GPU do cara e ser forçado a ficar com uma GPU morta. Se superaquecer pode ser só o caso de fazer manutenção, mas pode ser também gabinete sufocado.

Postado

@WOZ Dods Certo, só 10 minutos? Acho que as RX 570 tem limite a 90°

Aqui em SC é frio demais tá 14°

@Math.Pi Ah no gpuz dele apareceu algo que fiquei meio confuso@WOZ Dods Essa informação do pcie não deveria ser x16 3.0 e x16 1.1 mas tá x8 2.0 . Isso é problema na gpu ou a h61 do cara que é antiga? Bom a minha placa é x16 vamos ver quando chegar

Screenshot_2021-05-26-13-04-50-060_com.mercadolibre.jpg

• Curtir 1
Postado
8 horas atrás, WOZ Dods disse:

@Danimar 96 GPU-Z e Furmark (10 minutos de stress test). Observe a temperatura da GPU e interrompa o teste se passar de 80°. Você não vai querer matar a GPU do cara e ser forçado a ficar com uma GPU morta. Se superaquecer pode ser só o caso de fazer manutenção, mas pode ser também gabinete sufocado.

RX esquenta bastante, pode pesquisar que principalmente esses modelos da powercolor chegam a 85c que é totalmente operável, mesmo que seja no furmark a placa não vai morrer por causa disso, só tem algum tipo de risco se o cara tiver feito overvolt

22 minutos atrás, Danimar 96 disse:

@WOZ Dods Certo, só 10 minutos? Acho que as RX 570 tem limite a 90°

Aqui em SC é frio demais tá 14°

@Math.Pi Ah no gpuz dele apareceu algo que fiquei meio confuso@WOZ Dods Essa informação do pcie não deveria ser x16 3.0 e x16 1.1 mas tá x8 2.0 . Isso é problema na gpu ou a h61 do cara que é antiga? Bom a minha placa é x16 vamos ver quando chegar

Screenshot_2021-05-26-13-04-50-060_com.mercadolibre.jpg

Aquela informação ali na esquerda diz o que a placa suporta e a interface que ela está rodando, não significa que vai ficar assim no seu PC

O certo é deixar a placa em estresse a noite inteira no furmark ou qualquer outra ferramenta de estresse,  a placa é pra aguentar isso e se nao aguentar você abre reclamação e prova que ela tem defeito, mesmo que ela chegue a superaquecer ela vai simplesmente desligar (e você obviamente iria notar o superaquecimento em poucos segundos), agora se você acordar com algum tipo de artefato na tela já sabe que ela tem defeito

Postado
9 horas atrás, Danimar 96 disse:

Certo, só 10 minutos? Acho que as RX 570 tem limite a 90°

Toda GPU tem limite teórico maior que 80°, mas uma GPU que estiver danificada, prestes a falhar, pode morrer na sua mão se a estressar demais. Como já disse, se você causar o dano o prejuízo é seu, então eu evitaria.

• Obrigado 1
Postado
3 horas atrás, WOZ Dods disse:

Toda GPU tem limite teórico maior que 80°, mas uma GPU que estiver danificada, prestes a falhar, pode morrer na sua mão se a estressar demais. Como já disse, se você causar o dano o prejuízo é seu, então eu evitaria.

Se ele não forçar a GPU por mais tempo o erro pode não aparecer e quando começar a dar pau o ML já não vai ser mais responsabilizado

• Solução
Postado

@Fuzion200 Cara, dei minha opinião. Não arrisco por que não gosto de fazer nada na sorte. Teste de furmark noite a dentro é loucura e na própria documentação do furmark eles avisam dos riscos e não recomendam esse tipo de exagero. Fora o fato de que se queimar a placa do vendedor se estará genuinamente sacaneando alguém mesmo que não se tome prejuízo. Enfim, penso dessa maneira.

Postado
agora, WOZ Dods disse:

@Fuzion200 Cara, dei minha opinião. Não arrisco por que não gosto de fazer nada na sorte. Teste de furmark noite a dentro é loucura e na própria documentação do furmark eles avisam dos riscos e não recomendam esse tipo de exagero. Fora o fato de que se queimar a placa do vendedor se estará genuinamente sacaneando alguém mesmo que não se tome prejuízo. Enfim, penso dessa maneira.

Seu ponto faz sentido, mas se acha que isso vai queimar a placa use qualquer outro programa pra forçar a placa, pois se a placa apresentar qualquer tipo de defeito o vendedor é sacana, pois esse defeito não vai aparecer da noite pro dia

Postado
5 minutos atrás, Fuzion200 disse:

Seu ponto faz sentido, mas se acha que isso vai queimar a placa use qualquer outro programa pra forçar a placa, pois se a placa apresentar qualquer tipo de defeito o vendedor é sacana, pois esse defeito não vai aparecer da noite pro dia

Se estiver superaquecendo, se tiver desgaste, se o PC do cidadão for mal ventilado demais, mais outras tantas possibilidades, pode sim matar a GPU por displicência. 10 minutos é um tempo razoável para testes e 80° é uma temperatura razoável. Se chegar a esta temperatura e ele ainda sim decidir ficar com a GPU, basta fazer reparos nas ventoinhas ou substituição com melhoria de ventilação do gabinete para ter uma GPU durável. Enfim, não subestimo a qualidade (ou falta dela) do que compro novo de certas marcas, menos ainda usado.

Postado
4 minutos atrás, WOZ Dods disse:

Se estiver superaquecendo, se tiver desgaste, se o PC do cidadão for mal ventilado demais, mais outras tantas possibilidades, pode sim matar a GPU por displicência. 10 minutos é um tempo razoável para testes e 80° é uma temperatura razoável. Se chegar a esta temperatura e ele ainda sim decidir ficar com a GPU, basta fazer reparos nas ventoinhas ou substituição com melhoria de ventilação do gabinete para ter uma GPU durável. Enfim, não subestimo a qualidade (ou falta dela) do que compro novo de certas marcas, menos ainda usado.

Cara, o problema é que 80c é uma temperatura totalmente aceitável pra GPU, principalmente pra essas RX que esquentam demais dependendo do projeto, e como eu ja disse esses da power color são os piores por ter dissipação ruim e sequer possuirem dissipação nas memórias

Eu tinha uma rx 480 e pra ela ficar a 75c eu tinha que aumentar muito a rotação dos fans e tive que trocar os thermal pads do vrm

Fora u undervolt que eu tinha que fazer né

E como eu disse, se a placa estiver superaquecendo ele vai percceber isso em questão de 2 minutos

Postado

@Fuzion200 Trabalho com manutenção a muitos anos, geralmente monto PCs para clientes e acompanho a vida útil inteira deles. Com mais de 20 anos no ramo, faz ideia de quantos PCs já acompanhei desde o dia da montagem feita por mim até o dia do descarte? Pois então, 80° não é uma temperatura aceitável pela minha experiência. Uma GPU que for mantida a uma temperatura saudável (60° para baixo é o ideal) geralmente dura até ficar obsoleta ou até o PC todo precisar ser upgradeado (5 a 8 anos fácil). Uma GPU que roda acima dessa temperatura ou na casa de 70°~80° constantemente geralmente vai queimar entre 3 e 5 anos de uso. 

Se todos os capacitores, VRMs e soldas de todas as GPUs fossem da maior qualidade possível e com isso suportassem as maiores temperaturas possíveis, você ainda teria chips de memória e até a própria GPU que podem ser danificados com variações térmicas muito amplas ou com aquecimento excessivo constante. 

Desde sempre ouvi as pessoas confundindo "tolerância máxima de temperatura" dos componentes com temperatura saudável de operação. Sempre ouço as pessoas falando: ah, esse componente foi feito para suportar até 100° C, então enquanto não passar disso está tudo bem. Aí a pessoa esquece as leis da física, o bom senso e o amor pelo próprio bolso. 

Sério, 80° nunca foi, nunca será uma temperatura aceitável a menos que inventem novos elementos para todo e cada componente de uma PCB. Se discorda, compreendo seu ceticismo, só não concordo por pura e simples experiência.

Postado
1 minuto atrás, WOZ Dods disse:

@Fuzion200 Trabalho com manutenção a muitos anos, geralmente monto PCs para clientes e acompanho a vida útil inteira deles. Com mais de 20 anos no ramo, faz ideia de quantos PCs já acompanhei desde o dia da montagem feita por mim até o dia do descarte? Pois então, 80° não é uma temperatura aceitável pela minha experiência. Uma GPU que for mantida a uma temperatura saudável (60° para baixo é o ideal) geralmente dura até ficar obsoleta ou até o PC todo precisar ser upgradeado (5 a 8 anos fácil). Uma GPU que roda acima dessa temperatura ou na casa de 70°~80° constantemente geralmente vai queimar entre 3 e 5 anos de uso. 

Se todos os capacitores, VRMs e soldas de todas as GPUs fossem da maior qualidade possível e com isso suportassem as maiores temperaturas possíveis, você ainda teria chips de memória e até a própria GPU que podem ser danificados com variações térmicas muito amplas ou com aquecimento excessivo constante. 

Desde sempre ouvi as pessoas confundindo "tolerância máxima de temperatura" dos componentes com temperatura saudável de operação. Sempre ouço as pessoas falando: ah, esse componente foi feito para suportar até 100° C, então enquanto não passar disso está tudo bem. Aí a pessoa esquece as leis da física, o bom senso e o amor pelo próprio bolso. 

Sério, 80° nunca foi, nunca será uma temperatura aceitável a menos que inventem novos elementos para todo e cada componente de uma PCB. Se discorda, compreendo seu ceticismo, só não concordo por pura e simples experiência.

Cara, a fabricante fez a GPU pra operar nessa temperatura, não tem o que você fazer, e só vai danificar a solda se a placa estiver saindo de 30c pra um pulo de 80c constantemente, se ficar nessa média que você citou a placa sim vai durar mais, porém se a fabricante  fez o projeto pra operar nessas temperaturas a unica coisa que ele pode fazer é o que fiz na minha antiga 480, sim 80c é meio alto mas ainda é totalmente funcional a longo prazo

E o ponto é que mesmo que você disse que 80c não é operável a longo prazo, ele só vai rodar por 1 noite e se ele mesmo assim não quiser arriscar ok, põe por 1h se a placa não aguentar um estresse de 1h ela iria apresentar falha em pouco tempo de qualquer maneira

Se a placa estiver desgastada, como ele vai saber sem forçar ela? placa é feita pra ser usada ao máximo, a unica coisa que o furmark faz pra placa esquentar mais que o normal é usar 100% do TDP descrito pela própria fabricante do CHIP que considera uma margem segura

Postado
4 minutos atrás, Fuzion200 disse:

a fabricante fez a GPU pra operar nessa temperatura

Não, não fez. Como já expliquei, interpretação de texto e conhecimento de física básica são essenciais. A fabricante diz que a GPU suporta ATÉ uma temperatura X, não que DEVE rodar nessa temperatura. Sério, leia mais, acompanhe mais a comunidade internacional. Chega dessa discussão, foi completamente improdutiva.

Postado
agora, WOZ Dods disse:

Não, não fez. Como já expliquei, interpretação de texto e conhecimento de física básica são essenciais. A fabricante diz que a GPU suporta ATÉ uma temperatura X, não que DEVE rodar nessa temperatura. Sério, leia mais, acompanhe mais a comunidade internacional. Chega dessa discussão, foi completamente improdutiva.

Meu deus cara, como ela não fez se a maioria das placas de mesmo projeto rodam nessa mesma média?

Postado

@WOZ Dods @Fuzion200 Na verdade comprei pelo mercado livre, e teoricamente eu tenho 7 dias de direito de arrependimento, posso devolver sem dar satisfação alguma, claro não quero lascar com a placa, paguei um preço razoávelmente bom, mas se der artefato no teste, depois que fechar o fumark o artefato desaparece ou fica pra sempre só com o windows aberto

• Curtir 1
Postado
1 minuto atrás, Danimar 96 disse:

@WOZ Dods @Fuzion200 Na verdade comprei pelo mercado livre, e teoricamente eu tenho 7 dias de direito de arrependimento, posso devolver sem dar satisfação alguma, claro não quero lascar com a placa, paguei um preço razoávelmente bom, mas se der artefato no teste, depois que fechar o fumark o artefato desaparece ou fica pra sempre só com o windows aberto

Se der artefato seu PC vai congelar e vai ter que reiniciar, não altere nada na placa, simplesmente instale no seu PC e atualize os drivers para o mais recente, se durante o teste a placa apresentar algum problema já mande de volta, nem precisa ser necessariamente artefato mas sim superaquecimento (pergunte ao vendedor se pode alterar a pasta) ou tela preta, se você abrir a placa pra limpar o vendedor pode usar isso como argumento pra dizer que você danificou a placa (claro se você fizer sem a autorização dele)

Postado
3 minutos atrás, Danimar 96 disse:

@Fuzion200 superaquecimento seria ai por 85°?

Sim, o limite de temperatura das rx 570 é 90c e o desligamento ocorre aos 94 então essa temperatura é sim muito alta

Abaixo de 80c a placa está operando dentro das temperaturas normais

Postado

@Fuzion200 @WOZ Dods Bom fiz o teste no fumark, vamos aos resultados, em 3 minutos foi a 73° não vi mas os fans estavam só a 23% aí coloquei automático, os fans foram a 58% e a temperatura caiu direto pra 59° a partir daí a temperatura sempre ficou em 57° com os fans a 50%, as vezes a temperatura oscilava de 57 para 56° isso persistiu por 10 minutos, os fps sempre ficaram travados em 60. Não teve artefato nem tela azul o teste rolou numa boa, teste durou 17 minutos, não vi motivos pra deixar mais, a placa está muito boa no meu ver, o que vocês acham?

• Curtir 1
Postado

Essa temperatura tá ótima, não ta longe da temperatura em idle que deve ficar na casa dos 30-40c, se o cara cuidou bem ainda tem muito ttempo de vida

Mesmo assim, não avalie o vendedor, use durante essa semana e se nao tiver problema o ML libera sozinho o dinheiro

Postado
6 horas atrás, Danimar 96 disse:

Screenshot_2021-06-03-22-45-30-090_com.whatsapp.thumb.jpg.ca0940ee142a27ad5373c9dc7d2c9a6d.jpg@Fuzion200 o cara diz que tem ela a 1 ano e só usou em jogos, tu diz que a temperatura normal dela é essa no teste ou fora do teste? A hora que fechei o teste ela já caiu pra menos de 40°

IDLE é quando a placa não tá sendo estressada, então é normal a placa ficar nessa média de 40c

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...