Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Meu pc tinha dado um problema na placa-mãe e na fonte há algumas semanas atrás, como não sei mexer muito bem, levei pro técnico colocar as peças q comprei novas. Então, no dia 25, o pc deu o primeiro sinal desse problema, que era: o vídeo não aparecia no monitor, mas o computador continuava ligado, com todos os led e ventoinhas funcionando e, depois de alguns segundos, reiniciava. Achei estranho, mas como só tinha acontecido uma vez até então, decidi deixar como estava. 
Dia 27, deu o exato mesmo problema, só que dessa vez deu duas vezes no dia! A partir daí já comecei a desconfiar que alguma coisa na placa de vídeo estava com problema, mas não sabia apontar se era de fato nela. 
Hoje, no dia 28, ela deu esse mesmo problema, só que dps q aconteceu isso, dessa vez todo jogo mais pesadinho q eu abri (Genshin, Valorant e LOL) ou não abria ou ficava com um fps muito baixo (10~15 fps) sendo que antes de ocorre essa reinicialização, todos estavam funcionando normalmente com um FPS alto. 

Já atualizei os drivers da placa e o Windows Update, mas continuo com o mesmo problema. Não cheguei a testar a temperatura com números, mas quando tocava no gabinete para verificar, a temperatura não parecia estar muito quente não. Antes de levar pro técnico meu pc já ficou mais quente ao usar. 

Outro detalhe, q não sei se tem muito a ver mas vale a pena dizer, é que dps q trouxe do técnico o gabinete faz um barulho de ronco ao ligar. Demora uns 5 minutinhos até o pc normalizar e parar com esse barulho. Pode ter alguma coisa a ver? Alguém saberia me dar uma luz pra qual é o problema? Tenho quase certeza que minha placa de vídeo está morrendo, mas queria saber se tem como ser qualquer outra coisa. Desde já agradeço!

Confg:

Processador AMD Ryzen 5 2600 3.4GHz

Placa de Vídeo XFX, Radeon, RX 580 Dual OC+ GTS XXX Edition

placa-mãe Asus Prime A320M-K, Chipset A320

Memória DDR4 Corsair Vengeance LPX, 8GB 2666MHz

Fonte Corsair 450W 80 Plus Bronze CX450

Tirando a placa-mãe e a fonte que são novas e tem menos de um mês, comprei todas as outras peças no final de 2019. 

• Membro VIP
Postado

Bem, o "ronco" que você reclama pode ser algum cooler que está sem lubrificação, muito normal em casos que são bastante utilizados ou velhos... seria bom ir desligando um por um até achar o barulhento e lubrificar ele...

Sobre o sumiço de imagem, algumas vezes está relacionado a drivers, mais no seu caso acredito que seja mesmo sua placa de vídeo, seu pc sempre começa bem, depois começa a dar os erros, então, seria bom remover ela e fazer uma manutenção, verificar os coolers, pasta térmica dela, limpeza de slot, etc...

Postado

Você monitorou os clocks? a placa não vai rodar mal os jogos se estiver com o clock normal e geralmente o clock só cai se estiver com temperatura alta tanto no chip quanto nos vrms, e essa de o pc ligar sem dar vídeo é normal e um pouco irritante, acontece com minha 1060 as vezes e sempre me dá um susto, acontecia na minha antiga rx 480 tb

Se tudo estiver normal em temperaturas e clocks a unica coisa que pode ser é o driver

Postado
2 horas atrás, Akimoto238 disse:

@Fuzion200 Essas placas são muito baianas, a minha HD 6850 faz isso às vezes, fico pucto.

E volta ao normal logo após reiniciar o PC novamente

Postado

Em 30/05/2021 às 00:12, Fuzion200 disse:

Você monitorou os clocks? a placa não vai rodar mal os jogos se estiver com o clock normal e geralmente o clock só cai se estiver com temperatura alta tanto no chip quanto nos vrms, e essa de o pc ligar sem dar vídeo é normal e um pouco irritante, acontece com minha 1060 as vezes e sempre me dá um susto, acontecia na minha antiga rx 480 tb

Se tudo estiver normal em temperaturas e clocks a unica coisa que pode ser é o driver

Então, eu consegui resolver o problema do FPS que era porque o sistema >do nada< decidiu que a placa tinha sido desativada manualmente (o que nao tinha) dps de reiniciar aquela vez
Reativei a placa pelo gerenciador de dispositivos, instalei o driver q já tinha no pc e daí reiniciei pra ver se tava tudo deboa. Nisso,o pc ligou, apareceu a notificação de bug da AMD e o computador travou e nao voltou mais, tive q desligar pelo botão do gabinete e ligar de novo.
Depois disso tá tudo normal, consigo meus 100~120fps nos jogos, as ventoinhas rodam quando a temperatura passa dos 60º etc. E, pelo tempo que tô usando ele, ainda nao reiniciou nenhuma vez. A única coisa que me incomoda agr é que não consigo abrir o software da AMD de forma alguma, quando eu uso o Windows+Shift+S pra tirar print, fica muito lagado e o uso da GPU vai pra 100% no gerenciador de tarefas e, por ultimo, é que o FPS >ESPECIFICAMENTE< no genshin continua uma *****... 
Amanhã vou levar pra dar uma geral, limpar a placa e reinstalar todos os drivers. Mas ainda tenho medo da placa de vídeo tá com algum tipo de defeito. 😕 porque até essa ultima reiniciada (dia 28) eu conseguia abrir o software da placa normal, até atualizei para a versão mais recente.... 
Mas, de qualquer forma, agradeço pelas dicas e sugestões :) 

Postado
8 horas atrás, schnossel disse:

Então, eu consegui resolver o problema do FPS que era porque o sistema >do nada< decidiu que a placa tinha sido desativada manualmente (o que nao tinha) dps de reiniciar aquela vez
Reativei a placa pelo gerenciador de dispositivos, instalei o driver q já tinha no pc e daí reiniciei pra ver se tava tudo deboa. Nisso,o pc ligou, apareceu a notificação de bug da AMD e o computador travou e nao voltou mais, tive q desligar pelo botão do gabinete e ligar de novo.
Depois disso tá tudo normal, consigo meus 100~120fps nos jogos, as ventoinhas rodam quando a temperatura passa dos 60º etc. E, pelo tempo que tô usando ele, ainda nao reiniciou nenhuma vez. A única coisa que me incomoda agr é que não consigo abrir o software da AMD de forma alguma, quando eu uso o Windows+Shift+S pra tirar print, fica muito lagado e o uso da GPU vai pra 100% no gerenciador de tarefas e, por ultimo, é que o FPS >ESPECIFICAMENTE< no genshin continua uma *****... 
Amanhã vou levar pra dar uma geral, limpar a placa e reinstalar todos os drivers. Mas ainda tenho medo da placa de vídeo tá com algum tipo de defeito. 😕 porque até essa ultima reiniciada (dia 28) eu conseguia abrir o software da placa normal, até atualizei para a versão mais recente.... 
Mas, de qualquer forma, agradeço pelas dicas e sugestões :) 

Boa sorte pra você

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!