Ir ao conteúdo

Programa de GNU/Linux pode ser pago?


Ir à solução Resolvido por KairanD,

Posts recomendados

  • Coordenador
  • Solução
Postado

@Um mero usuário Primeiramente, nem todo software distribuído em sistemas GNU/Linux é, necessariamente, open source (código aberto). A Snap Store do Ubuntu, por exemplo, tem partes proprietárias. E não há qualquer "obrigação" universal de divulgar o código ou "proibição" quanto à distribuição de software proprietário. Isso tudo está relacionado ao tipo de licença. Da mesma forma, programas de GNU/Linux podem ser distribuídos por algum valor monetário, sejam eles open source ou não.

 

Você também pode estar confundindo "software livre" com "código aberto". Software livre é uma filosofia, geralmente associada à Free Software Foundation (FSF), que estabelece diretrizes bem mais restritas. A maioria das distribuições GNU/Linux não é aprovada pela FSF como software livre.

  • Curtir 2
Postado

Você não é obrigado a fornecer nenhum fonte se você desenvolveu totalmente o software sem incorporar nada de software livre no seu código.

 

Vamos supor  que você queira fazer um jogo, mas no programa de seu jogo você utilizou algumas bibliotecas livres para poder economizar tempo. Aí você seria obrigado a liberar o código fonte de seu jogo, pois ele contém partes que estão protegidos por licenças livres. Mas vamos supor que você desenvolveu tudo do zero, sem utilizar nenhum pedaço de software livre. Aí você não é obrigado a liberar o código fonte. Os drivers proprietários da nVidia por exemplo são fornecidos compilados e o código fonte é segredo deles. Já a AMD tem drivers proprietários cujo código fonte eles não liberam, e tem o driver amdgpu livre, que é inclusive incluído no próprio kernel do linux, e inclusive a AMD ajuda a manter o código fonte aberto das placas de vídeo deles.

 

Mas a licença não indica nada se o software pode ser cobrado ou não, existem programas que são livres mas você tem que pagar uma licença para usar, como por exemplo o Red Hat Enterprise, uma distro linux paga. O fato da Red Hat liberar o código fonte não indica que eles não exclui a possibilidade de eles cobrarem pelo uso do Red Hat e pelo fornecimento de suporte. Mas se você quiser baixar os fontes do Red Hat e compilar você tem toda liberdade de fazer isso gratuitamente, só não vai poder usar a marca Red Hat e nem vai ter suporte da Red Hat. Da mesma forma que o driver da nVidia é fechado, mas é fornecido gratuitamente. Ou seja, existe software livre pago, e existe software proprietário gratuito.

 

 

  • Curtir 1

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...