Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

como escolher hd de notebook para transforma em hd externo usb 3.0 ?


Posts recomendados

olá pessoal , pretendo pegar um hd de notebook para usar num case externo usb 3.0 que tenho aqui , peguei vários SSD como :

adata su630

wd green (western digital)

xraydisk

 

e o adata + xraydisk não passaram de 35mb/s de gravação/escrita onde oscilava muito e o wd green ficou em media uns 50mb/s  a 80mb/s. Tudo isso  testando com arquivos  como 5gb ou 10 gb passando do meu  SSD externo para o ssd citados e todos conectados a porta SATA 2 do PC.

 

Também bateu essas velocidades quando testei no hd tune pro e no atto disk, infelizmente as empresas estão manipulando informação dizendo que esses SSDs alcançam 200mb/s a 350mb/s  de gravação/escrita no crystaldiskMAKR porém os testes são feitos com o valor de 1GB. você mudando para um valor mais alto de 8GB ou 16GB os valores vão bater com 30 a 39 b/s.

 

AÍ depois disso notei que meu hd de PC tem velocidade de gravação maior que esse SSD de entrada pois quando mandei um arquivo de 16gb do meu ssd externo para meu hd toshiba  a velocidade  se manteve até o final a 105mb/s  e por conta disso resolvi comprar um hd de notebook e botar ele no meu case usb 3.0

 

pelo que olhei em média um hd normal consegue alcançar velocidades de 100mb/s a 115mb/s . Olhando aqui nas opções de hd de notebook notei algumas diferenças como :

 

5400 rpm vs 7200 rpm 

8.000 de buffer vs 16.000 de buffer

 

o rpm e o buffer influenciam para eu alcançar as taxas de gravação/escrita de 100mb/s ou 115mb/s ?

 

a principio foram essas 2 diferenças que me chamaram a atenção equeria saber se elas influenciam

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

@kapiel10 Boa tarde

 

Para você alcançar o desempenho máximo de um case para HD 3.0 a porta do seu computador também precisa ser 3.0.

Pelos valores que você postando, isso é desempenho de porta USB 2.0.

E a transferência de arquivos maiores são mais rápido do que de arquivos menores.

E sobre o buffer e RPM, sim quando maiores os valores mais rápido a transferencia, principalmente os RPM.

Por exemplo, no meu notebook alem do SSD tenho um HD de 2Tb 5400RPM com 128Mb de buffer conectado em uma porta sata 3, e na transferência de arquivos consigo no máximo uns 120mbps.

No meu desktop tenho um HD de 3Tb 7200RPM e acho que 64Mb de buffer sata 3, e mesmo conectado em um porta sata 2, eu consigo mais de 200mbps de transferencia.

Qual a configuração do seu PC?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

4 horas atrás, Edvaldo J. Frederico disse:

@kapiel10 Boa tarde

 

Para você alcançar o desempenho máximo de um case para HD 3.0 a porta do seu computador também precisa ser 3.0.

Pelos valores que você postando, isso é desempenho de porta USB 2.0.

E a transferência de arquivos maiores são mais rápido do que de arquivos menores.

E sobre o buffer e RPM, sim quando maiores os valores mais rápido a transferencia, principalmente os RPM.

Por exemplo, no meu notebook alem do SSD tenho um HD de 2Tb 5400RPM com 128Mb de buffer conectado em uma porta sata 3, e na transferência de arquivos consigo no máximo uns 120mbps.

No meu desktop tenho um HD de 3Tb 7200RPM e acho que 64Mb de buffer sata 3, e mesmo conectado em um porta sata 2, eu consigo mais de 200mbps de transferencia.

Qual a configuração do seu PC?

 

meu PC é 

placa-mãe IPM41-D3

processador core 2quad E8400 (socket 775)

4gb de ddr3

sata 2

placa pci-e x1 usb 3.0

 

comprei uma placa PCI-E x1 usb 3.0 e lembrando que ela está funcionando sei disso porque o limite da usb 2.0 é de 33mb  e quando copiei um arquivo de 25GB do meu  ssd xraydisk no case externo usb 3.0 conectado a essa placa pci-e x1 para meu hd toshiba ele copiou a 100mb/s ou seja provando que a placa pci-e x1 funcionava nesse processo que fiz foi usado a velocidade de leitura do xraydisk e a velocidade de escrita do meu hd toshiba , nesse exemplo fica claro que a velocidade de leitura do xraydisk é de pelo menos 100mb/s para cima.

 

Em todos os testes que fiz a velocidade de leitura do SSD são de 140mb/s para cima então o problema que enfrente não tem relação com velocidade de leitura.

 

Quando fui testar passar o arquivo de 25gb do ssd xraydisk no case externo usb 3.0 para o meu ssd da adata,   só consegui bater a velocidade de 5 a 38 mb/s e depois testei passar o mesmo arquivo de 25gb para o meu ssd wd green e nesse ficou numa parte estabilizado a 50mb/s e depois subiu e estabizou a 80mb/s 

 

então pelo seus exemplo você:

1- passando arquivo do ssd para seu hd de 2TB de 5400rpm e 128mb de bufer bateu 120mb/s 

 

2- passando arquivo do ssd para seu hd de 3TB de 7200rpm e 64mb de bufer bateu 200mb/s

 

não citei sata 2 ou sata 3 porque o sata 2 vá até 300mb/s e nenhum dos 2 exemplos que você deu bateu essa velocidade

 

pelos 2 exemplos que você citou o mais importante é o hd ser 7200RPm correto ? 

 

nas minhas pesquisas por hd usados e baratos eu já achei de 7200rpm e 16mb de buffer contudo não acho com buffer mais alto que isso 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!