Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Montagem Boa? Ryzen 5 1600 af, Biostar b450gt, Gtx 1650 e Pichau nidus 500w


Ir à solução Resolvido por Eduardo Crispiliano,

Posts recomendados

Saudações a todos e sou grato pela oportunidade de estar com vocês. 

 

Eu já possuo uma placa de vídeo Gtx 1650 que comprei a alguns anos. 

E estou para comprar um Ryzen 5 1600 af para multitarefas, trabalhos gráficos e raramente jogos.

Então com muita pesquisa no Clube do Hardware, estou para escolher a Biostar b450gt e Pichau nidus 500w bronze 80 plus. 

 

Mas estou com algumas dúvidas. 

1) Será que a Biostar b450gt já vem pronta para receber o Ryzen 5 1600 af, ou provavelmente precisará mexer na BIOS e sabe lá mais onde?

2) A fonte Pichau nidus 500w bronze 80 plus suportará tudo isso com mais 6 fans no gabinete? Suporta com quanto de folga?
3) Até quanto de upgrade posso fazer de modo que essa fonte suportará?

4) Por que no próprio site da Pichau, fontes da Corsair com menos W são mais caras? Por que uns VS e outras CX... ?

5) A fonte está uns 300 reais, será que tem opções melhores? 

 

Obrigado. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Solução

1 - 97% das placas-mãe am4 da biostar já vem com suporte zen e Zen+ desde o Agesa 1.0.0.3.. e na própria listagem é mencionado o suporte total ao 1600 e 1600AF-Zen+ (FONTE) ou seja não precisa futricar na BIOS não.. já perdi a conta de quantas placas-mãe da biostar eu tive para uso em mineração, sua BIOS é muito confiável, versátil, ótima para overclock e ajustes finos.. mas o XMP em alguns modelos de memória (micron e-die kkkkk) pode ter ocorrência de telas azuis.

2 - Já na fonte  como minerador e fuçador.. eu já tive 2 exemplares da Pichau Nindus sob condições extremas em especifico o modelo de 500W que garimpei em uma promoção já fazendo um bom tempo.. pra ser mais preciso operava 24/7 em um rig de gtx 1060 6gb ~ 78W por placa  ao total de 12 Gpus sendo 6 para cada fonte isso dava algo entorno de 460W, com uma folga bem mínima era coisa de 35 ou 80W 🤔 é... não tive problemas, alias até as vendi e funciona até hoje as danadinhas que foram torturadas...

Aproveitando vou deixar meu relato com uma VS 550w que eu tive por aqui...

Spoiler

Se me lembro bem por volta de 2019 eu adquiri uma Vs 550W na kabum por 239R$... objetivo final dela era ser usada em uma máquina "simples" de single-gpu de gtx 1070 rodando daggerhashimoto exigindo algo entorno de 109W aproximadamente ou seja mal utilizava 20% da fonte, porém estranhamente a fonte apresentou problemas após 2 semanas de uso (apagões).. mandei para garantia foi feita a troca, e então que o segundo modelo simplesmente explode após iniciar o windows eu achei muito estranho, então acabei por testar a Gtx em outro PC que tinha outra fonte e funcionou perfeitamente por 24h, acabei devolvendo a fonte e optando por uma Evga 550Bq e tá firme é forte até hoje ao lado de uma pcyes 400w que tenho ali.

Excluindo essa farofa de gosto ruim  ai em cima que eu tive com PSU da corsair,  não creio que seja uma fonte ruim mas é inferior a linha CX.. eu me esqueci em qual plataforma ela é baseada mas de qualquer modo pra um setup/rig que trabalhe ou rode 24 horas por dia 7 dias por semana não recomendaria essa, especialmente em "50% de carga" onde seria o cenário ideal..

 

 

3 - A tendência do hardware é consumir cada vez menos... então irá variar muito do futuro upgrade que você irá optar mas uma 3060/2070S teria uma ótima margem...

4 - Liberdade econômica.. qualquer loja é livre para praticar seus preços, e como disse ali em cima a linha VS é de entrada(80plus white), salvo-engano a CX(bronze) é intermediaria.

5 - Seasonic S12iii 500w... a poucos dias atrás estava por 299R$ no mercado livre com frete grátis.. não sei se a promoção ainda está rolando pois eu ia pegar um par delas mas como qualquer brasileiro, deixa pra depois.. estou com uma rx 6800xt apodrecendo ali pois não tenho fonte e riser pra conectar nela 😒.
 

  • Obrigado 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Eduardo Crispiliano Prazer, Eduardo. Parabéns pelo capricho e entendimento no assunto. Obrigado pelo link onde você orienta sobre a B450GT, agora sei como observar esse detalhe. 

 

Meus pentes de memoria provavelmente sejam fracos. Por gentileza, o que seria o XMP em alguns modelos de memória micron e-die? Esta printscreen é dos meus pentes de memoria atuais. 

Memory.jpeg.9cc1f24d7127092d2fc20a2a5525c880.jpeg

 

 

 

Encontrei esta Seasonic S12iii 500w na Pichau: https://www.pichau.com.br/hardware/fonte/fonte-seasonic-s12iii-500w-80-plus-bronze-s12iii-500 Será que entao compensa mais que a https://www.pichau.com.br/fonte-pichau-gaming-nidus-500w-bronze-80-plus-pg-5001-br ?; e por quê? Se não for incomodo.

 

 

 

Lamento pelo teu rx 6800xt parado, pois como você disse ser um minerador, apenas imagino que possa estar perdendo um reforço nos ganhos com a mineração. Inclusive, parabéns também por saber minerar, quem dera eu poder ser teu pupilo nesse universo virtual. 

 

 

 

Tenha um excelente descanso quando for dormir; você e todos que estiverem lendo.

 

Grato pela atenção.

  • Haha 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

4 horas atrás, de Deus disse:

@Eduardo Crispiliano Prazer, Eduardo. Parabéns pelo capricho e entendimento no assunto. Obrigado pelo link onde você orienta sobre a B450GT, agora sei como observar esse detalhe. 

 

Meus pentes de memoria provavelmente sejam fracos. Por gentileza, o que seria o XMP em alguns modelos de memória micron e-die? Esta printscreen é dos meus pentes de memoria atuais. 

Memory.jpeg.9cc1f24d7127092d2fc20a2a5525c880.jpeg

 

 

 

Encontrei esta Seasonic S12iii 500w na Pichau: https://www.pichau.com.br/hardware/fonte/fonte-seasonic-s12iii-500w-80-plus-bronze-s12iii-500 Será que entao compensa mais que a https://www.pichau.com.br/fonte-pichau-gaming-nidus-500w-bronze-80-plus-pg-5001-br ?; e por quê? Se não for incomodo.

 

 

 

Lamento pelo teu rx 6800xt parado, pois como você disse ser um minerador, apenas imagino que possa estar perdendo um reforço nos ganhos com a mineração. Inclusive, parabéns também por saber minerar, quem dera eu poder ser teu pupilo nesse universo virtual. 

 

 

 

Tenha um excelente descanso quando for dormir; você e todos que estiverem lendo.

 

Grato pela atenção.

De maneira crua XMP são perfis de "alto overclocking" predefinidos.. algo como obter o máximo de ciclos DRAM com o mínimo de latência CAS por predefinições e ajustes automáticos via controlador de memória, desde que a placa-mãe e o processador seja compatíveis caso contrário os ajustes terão de ser manual (em alguns casos) não manjo muito dessa parte mas deve ser algo relativo.

 

Não sei qual marca da sua memória então não dá pra saber qual é o seu chip, a não ser que consulte via ryzen Dram calculator... Eu não me preocuparia muito com isso, até por que aquele problema ali do profile XMP foi corrigido na BIOS do agesa 1.0.0.6 e ainda que são bem raros os módulos de ram que apresentavam esse tipo de incompatibilidade.

 

Entre esses duas fontes apesar da Nindus ter ótima certificação, sem dúvidas iria de seasonic.. sempre com projetos atualizados e com componentes alta durabilidade, fora que a marca é lendária, tá no mercado de fontes desde 1980... já cedeu plataformas para a corsair, evga, alguns raros modelos da OCZ  dentre outras marcas que ficaram famosas por fontes decentes baseadas em plataformas da seasonic... enfim é uma marca que tem baita mérito no ramo de fonte e em alguns outros setores também.
 

 

 

  • Obrigado 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Eduardo Crispiliano Paz seja contigo hoje, meu semelhante. Minhas memórias são duas Kingston 4gb kvr13n9s8/4 1.5v, e uma markvision 8gb ddr 1333mhz cl9. Pelo que entendi lendo os três pentes. Acredito que os três sejam ddr3, embora não esteja escrito em seus corpos. 

 

1) Se eu fosse comprar pentes de memoria ddr4 para acompanhar a configuração a cima, quais opções você sugeria para custo beneficio? Eu encontrei este link com supostas promoções na Terabyteshop, por exemplo, e há diversas promoções se colocarmos do menor preço primeiro, mas fico completamente perdido: 

https://www.terabyteshop.com.br/hardware/memorias/ddr4 

 

2) E qual seria a diferença prática se em vez de usar minhas ddr3 nessa nova configuração, substituirmos para as ddr4 aconselhadas? 

 

Te desejo um bom dia. 

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

4 horas atrás, de Deus disse:

@Eduardo Crispiliano Paz seja contigo hoje, meu semelhante. Minhas memórias são duas Kingston 4gb kvr13n9s8/4 1.5v, e uma markvision 8gb ddr 1333mhz cl9. Pelo que entendi lendo os três pentes. Acredito que os três sejam ddr3, embora não esteja escrito em seus corpos. 

 

1) Se eu fosse comprar pentes de memoria ddr4 para acompanhar a configuração a cima, quais opções você sugeria para custo beneficio? Eu encontrei este link com supostas promoções na Terabyteshop, por exemplo, e há diversas promoções se colocarmos do menor preço primeiro, mas fico completamente perdido: 

https://www.terabyteshop.com.br/hardware/memorias/ddr4 

 

2) E qual seria a diferença prática se em vez de usar minhas ddr3 nessa nova configuração, substituirmos para as ddr4 aconselhadas? 

 

Te desejo um bom dia. 

 

 

 

Então amigo, se tratando de uma plataforma nova essas memórias DDR3 serão completamente inúteis (a não ser que você as venda ou monte outro setup baseado em DDR3) já que AM4 é DDR4-Only..

 

1 - Sem dúvidas se quer custo x beneficio nessa parte, compre um kit 2x8GB no aliexpress.. enquanto aqui um kit 2666/CL15 sairia por 530~560R$ lá sai entorno de 450 à 429R$ as vezes até por 300!.. exemplos,
https://pt.aliexpress.com/item/4001097770614.html ou https://pt.aliexpress.com/item/33038317669.html salvo engano o controlador de memória do Ryzen 1600 vai só até 2666mhz então opte por memórias dessa faixa de frequência, o mais importante sempre em dual-channel (2 módulos presente nos canais da placa-mãe).

 

2 - A diferença é que vai encaixar, vai funcionar.. e sua placa-mãe vai te dar um beijo e ficar feliz.. se por hora você não quiser importar, eu sugiro 2 Módulos DESTA MEMÓRIA que acompanha meu Ryzen 1500x.. mas de longe é mais viável comprar no aliexpres, alias esqueça tributação aduaneira geralmente só ocorre com pacotes grandes.

 

Abraço.

 

 

  • Obrigado 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Eduardo Crispiliano Entendi, muito obrigado. 

Mas como sou obrigado a parcelar em 12 vezes, não terei proveito nos R$ 284,90 a vista. =\
Então antes de finalizar resolvi te apresentar algumas opções junto a tua indicação para eu parcelar em 12, se possível:

R$ 286,21 - Memória DDR4 Geil Evo Potenza, 8GB 3000MHz, Black, GAPB48GB3000C16ASC 

R$ 295,32 - MEMORIA TEAM GROUP T-FORCE VULCAN PICHAU 8GB (1X8) DDR4 3200MHZ BRANCA, TLPBD48G3200HC16C01

R$ 319,90 - Memória HyperX Fury, 8GB, 3000MHz, DDR4, CL15, Preto - HX430C15FB3/8

R$ 335,18 - Memória RAM Crucial Ballistix 8GB DDR4 2666 Mhz, CL16, UDIMM, Preto - BL8G26C16U4B 

R$ 340,8 - MEMORIA TEAM GROUP T-FORCE VULCAN PICHAU RTB 8GB (1X8) DDR4 3000MHZ BRANCA, TLPBD48G3000HC16C01 

E obrigado por me informar sobre o limite do controlador de 2666mhz. Assistindo um vídeo agora, o capaz disse que com esse processador ele não conseguiu trabalhar em quad-chanel, mas tão somente em dual; embora a AMD o informou que é possível, mas que poderia haver alguma coisa errada no caso do rapaz.

 

  • Enquanto isso li comentários de usuários que utilizam memorias de 30000mhz e não dá problemas porque o processador faz uso dos 2667mhz e o restante fica para quando fizer upgrade, por isto ousei a construir esta lista de opções a cima. Mas se eu entendi errado me corrija por favor? Obrigado. 


😄

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 hora atrás, de Deus disse:

@Eduardo Crispiliano Entendi, muito obrigado. 

Mas como sou obrigado a parcelar em 12 vezes, não terei proveito nos R$ 284,90 a vista. =\
Então antes de finalizar resolvi te apresentar algumas opções junto a tua indicação para eu parcelar em 12, se possível:

R$ 286,21 - Memória DDR4 Geil Evo Potenza, 8GB 3000MHz, Black, GAPB48GB3000C16ASC 

R$ 295,32 - MEMORIA TEAM GROUP T-FORCE VULCAN PICHAU 8GB (1X8) DDR4 3200MHZ BRANCA, TLPBD48G3200HC16C01

R$ 319,90 - Memória HyperX Fury, 8GB, 3000MHz, DDR4, CL15, Preto - HX430C15FB3/8

R$ 335,18 - Memória RAM Crucial Ballistix 8GB DDR4 2666 Mhz, CL16, UDIMM, Preto - BL8G26C16U4B 

R$ 340,8 - MEMORIA TEAM GROUP T-FORCE VULCAN PICHAU RTB 8GB (1X8) DDR4 3000MHZ BRANCA, TLPBD48G3000HC16C01 

E obrigado por me informar sobre o limite do controlador de 2666mhz. Assistindo um vídeo agora, o capaz disse que com esse processador ele não conseguiu trabalhar em quad-chanel, mas tão somente em dual; embora a AMD o informou que é possível, mas que poderia haver alguma coisa errada no caso do rapaz.

 

  • Enquanto isso li comentários de usuários que utilizam memorias de 30000mhz e não dá problemas porque o processador faz uso dos 2667mhz e o restante fica para quando fizer upgrade, por isto ousei a construir esta lista de opções a cima. Mas se eu entendi errado me corrija por favor? Obrigado. 


😄

Entre essas memórias eu iria na mais barata, sendo sincero em nenhuma delas se eu fosse proprietário de um 1600 optaria por memórias 2666 pelo fato de que as de memórias de 2933/3200mhz entregarem a mesma performance nessa micro-arquitetura, mas eu tenho boa preferência pela crucial devido a sua garantia e chips de excelente binagem.

 

Já o quad-channel é indicado mais para servidores ou trabalhos que envolve workload e alto uso de ram algo superior a 31GiB se não me engano, então você teria que ter um setup que seu esforço exige mais do que 32 Gigas de memória "rambo" 🤣


Sobre os clocks, é fato que o IMC (Controlador de memória interno do processador) ajusta automaticamente os clocks para o nível tolerável, exatamente por esse motivo eu sugiro você optar por módulos de 2666mhz cl16 ou 15, já vai economizar um bocado... inclusive você pode perfeitamente ir em kits de 2400mhz que são mais baratos ainda. pois a diferença de performance bruta será mínima,

 

Entretanto é fundamental o dual-channel na arquitetura ryzen, pois zen, zen+ e se não me engano zen2 existe um gargalo no Infinity fabric que só pode ser reduzido eliminado com alta largura de banda proveniente através do dual-channel, isso é muito notável nos de primeira e segunda gen em especial as APUs onde uma maior largura de banda favorece até um melhor escalonamento do vídeo integrado delas.

 

E na questão do preço, é aquilo que eu mencionei anteriormente... é mais custo x benefício importar do que comprar em loja nacional (alias o Aliexpress também parcela em até 12x no cartão, e clientes novos tem direto a cupom de desconto na primeira compra).

  • Obrigado 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Eduardo Crispiliano Saudações e paz seja contigo. Realmente te entendi ainda melhor, pois depois que você disse, observei e vi 3 anos de garantia na Crucial sugerida, fora o teu bom testemunho devido a experiência com seus chips. 

 

Obrigado por esses três dias me transmitindo conhecimento de maneira tão didática. É prazeroso aprender e entender tanta coisa em tão pouco tempo. 

 

E você me encorajou a aproveitar o Aliexpress. Pois além de você me indicar, nos dois links que você colou há muitos comentários e boas avaliações de brasileiros, semelhante ao Mercado Livre. Vou ler mais a respeito e assistir vários vídeos para dominar o Aliexpress e fazer essa espécie de compras; com certeza de peça em peça as minhas economias agradecerão. 

Deus te abençoe, Eduardo. 

  • Obrigado 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!