Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Bom dia a todos!

Tenho o seguinte setup desde 2017:

• AMD Ryzen 5 1600
  • MSI B350M Gaming Pro (MS-7A39)
  • GeForce GTX 1050 TI
  • SSD Samsung 850 EVO 240 GB
  • HDD Seagate 1TB
  • RAM 2 x 8GB (2400 MHz)

Uso pra jogos (desde CSGO a variados como Witcher 3, Satisfactory e Control) e pra trabalho no Revit.

Tenho sentido ele ficar um pouco mais lento pra carregar as coisas com o tempo (apesar de formatação e tudo) e gostaria de dar um upgrade.

Gostaria de saber se, considerando os preços atuais, faz mais sentido (melhor custo x benefício) comprar um Ryzen 5 3600 (R$ 1.270,00 na Pichau) ou comprar logo a nova geração Ryzen 5 5600x com uma placa-mãe nova. No caso da segunda opção, vi que tem kits de upgrade 'prontos' com processador + mb, como no link abaixo:

https://www.pichau.com.br/pichau-kit-upgrade-amd-ryzen-5-5600x-asus-prime-a520m-k-8gb-ddr4-3000mhz?gclid=EAIaIQobChMI1fq5zJqr8QIVCxGRCh2TvQLzEAQYBSABEgIBdPD_BwE

Qualquer insight é bem vindo!

Postado

19 minutos atrás, edgf disse:

Tenho sentido ele ficar um pouco mais lento pra carregar as coisas com o tempo (apesar de formatação e tudo) e gostaria de dar um upgrade.

Gostaria de saber se, considerando os preços atuais, faz mais sentido (melhor custo x benefício) comprar um Ryzen 5 3600 (R$ 1.270,00 na Pichau) ou comprar logo a nova geração Ryzen 5 5600x com uma placa-mãe nova. No caso da segunda opção, vi que tem kits de upgrade 'prontos' com processador + mb, como no link abaixo:

Creio que esse upgrade não fará muito sentido, o que está te limitando é a placa de vídeo, se eu fosse você, esperaria um pouco, é provável que o preço das placas de vídeos caiam nos próximos meses, já que as cripto moedas estão desvalorizando 

• Curtir 1
  • Membro VIP
Postado

@edgf Se não pretende trocar a placa de vídeo eu acho invíavel fazer esse upgrade visto que a placa de vídeo que vai limitar melhor performance desses processadores , do 1600 pro 5600x é um salto enorme de desempenho , porém como disse não acho viavel esse upgrade sem trocar placa de vídeo! também recomendaria pegar um kit de memória de 3000mhz pra cima pra pro 3600 ou 5600x!

• Curtir 1
Postado

Entendi, grato pelas respostas.

É, realmente, fazer esse upgrade e comprar placa de vídeo no preço atual inviabiliza o investimento.

Vou esperar o preço baixar um pouco, como sugerisse @Matheus Dutra.

@Rusuelque placas de vídeo seriam minimamente adequadas para o 3600 e para o 5600x, para que não ocorra gargalo? 

Postado
1 minuto atrás, edgf disse:

@Rusuelque placas de vídeo seriam minimamente adequadas para o 3600 e para o 5600x, para que não ocorra gargalo? 

Para um ryzen 5 5600x, acredito que teria que ser uma RTX 3000, ou RX 6000

Para o ryzen 5 3600 acredito que uma RTX 2000 ou RX 5000, talvez as rtx3000/rx6000 também daria para ele 

• Curtir 1
  • Obrigado 1
  • Membro VIP
Postado

@edgf minha opinião não foge muito da do @Matheus Dutra porém se for jogar em full hd com r5 3600 eu pegaria uma gtx 1660ti ou rtx 2060 que já lhe entregaria uma performance boa , mais que isso só se for jogar acima de full hd e quiser gastar mais investindo no 5600x ai sim pegaria os modelos mais recentes tanto da AMD quanto da Nvidia como nosso colega citou acima!

• Curtir 1
  • Obrigado 1
Postado

@edgf bom dia, eu fiz uma pesquisa no início do ano calculando placas que seriam boas para os setups, caso te interesse:

Acredito que qualquer placa de vídeo acima da 1650 super já diminuam bastante o gargalo com o 3600. As configurações do segundo computador podem ser substituidas por uma tuf gaming b550 e um r5 5600x. Qualquer placa acima da 2060 super trabalharão muito bem com ele.

OBS: não cogitei as NVIDIA da série 3000 porque o preço ta muito alto

image.thumb.png.d01fc68a82852c6397f00d43c7219ef6.png

• Obrigado 1
Postado

O que o 5800X custa a mais que o 5600X não retorna em desempenho em games, compare o Ryzen 5600X com o 5900X aqui, você paga o dobro do preço para ganhar uns poucos FPS a mais. O desepenho extra destes CPUs topos de linha é interessante para trabalhar -pois retorna em tempo economizado - tempo = dinheiro. Mas para jogos só no caso de "jogadores de Afterburner" que querem agradar o ego.

Spoiler

• Curtir 1
Postado

Obrigado pelas respostas!

Fui olhar o preço das placas RTX3000 e RX6000 e quase caí pra trás.. o preço tem que cair 50% pra viabilizar esse upgrade.

Só o preço das placas RX 6000 foi mais do que eu gastei no setup inteiro em 2017, inacreditável a distorção.

Acho que esse ano não vai ter como mesmo. Vou esperar abaixarem os preços (e espero que o dólar também) e ir num setup com Ryzen 5 3600, RTX 2000/RX5000 e um jogo de RAM 3000 MHz.

Grato novamente pela ajuda de todos.

• Curtir 1
Postado
5 horas atrás, 1lokos disse:

O que o 5800X custa a mais que o 5600X não retorna em desempenho em games, compare o Ryzen 5600X com o 5900X aqui, você paga o dobro do preço para ganhar uns poucos FPS a mais. O desepenho extra destes CPUs topos de linha é interessante para trabalhar -pois retorna em tempo economizado - tempo = dinheiro. Mas para jogos só no caso de "jogadores de Afterburner" que querem agradar o ego.

Mostrar conteúdo oculto

Concordo plenamente, mas montei assim porque trabalho com o computador também hahaha

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!