Ir ao conteúdo

Computador ficou lento repentinamente mesmo com consumo baixo de RAM e CPU

Ir à solução Resolvido por NIGHT FALL,

Posts recomendados

Postado

Então, eu tenho um computador meio antigo com 6gb de RAM, um i7 de segunda geração e win10... Durante todo esse tempo, eu tenho usado ele apenas para estudos e de vez em quando para jogar jogos leves (principalmente LOL), sem quaisquer problemas. Entretanto, ontem, ele repentinamente começou a travar e desde então tem apresentado baixo desempenho, como:
- Resposta lenta a cliques;
- Janelas que demoram para abrir e fechar;
- Vídeos no youtube com travamentos recorrentes;
- Funcionalidades gerais do windows com delay.

Como podem ver na imagem, os consumos de CPU, RAM, SSD e HD estão relativamente baixos. Eu já desabilitei programas de segundo plano, já limpei arquivos temporários, já reiniciei o PC, já atualizei os drivers, já fiz várias verificações de possíveis erros no windows, já fiz reparação de possíveis arquivos corrompidos, nada resolveu. As vezes ele trava pouco, mas sempre está com um baixo desempenho. Já não sei o que pode ser... O que vocês acham??

print114.png

Postado
  Em 23/06/2021 às 21:39, Natã.Software disse:

Já não sei o que pode ser... O que vocês acham??

Expandir  

Pode ser a boa e velha falta de manutenção, de hardware ou de software.
Altas temperaturas derivadas de sujeira e/ou pasta térmica ressecada, sistema operacional corrompido ou com "sujeira" derivada do uso.

Postado
  Em 23/06/2021 às 21:49, NIGHT FALL disse:

Pode ser a boa e velha falta de manutenção, de hardware ou de software.
Altas temperaturas derivadas de sujeira e/ou pasta térmica ressecada, sistema operacional corrompido ou com "sujeira" derivada do uso.

Expandir  

Então, no caso, já verifiquei, não estou tendo problemas com altas temperaturas... Não sei se faz sentido o SO estar corrompido, eu formatei o computador uns 5 meses atrás, fiz diversas inspeções do windows hj e não foi apontado nenhum problema... Até o momento, o comportamento dele está normal (tirando a lerdeza)

• Solução
Postado
  Em 23/06/2021 às 22:20, Natã.Software disse:

Então, no caso, já verifiquei, não estou tendo problemas com altas temperaturas... 

Expandir  

Fez medição com qual software? Qual foram as temperaturas obtidas?

fiz diversas inspeções do windows hj e não foi apontado nenhum problema... 

Expandir  

Isso não quer dize muita coisa, pode ter formatado ontem e hoje ter sido infectado com algo ou ter tido algum problema de queda de energia etc.

Até o momento, o comportamento dele está normal (tirando a lerdeza)

Expandir  

Isso pode ter relação também com desempenho de hardware, principalmente HD e memória, seria interessante fazer algum teste em ambos para atestar o correto funcionamento.

Postado
  Em 23/06/2021 às 22:23, NIGHT FALL disse:

Fez medição com qual software? Qual foram as temperaturas obtidas?

Expandir  

Ahhhhh eu pensei q a temperatura do processador estivesse atrelada a porcentagem de consumo da CPU (q está baixa)... Agr vendo bem, o processador está com +/- 95°... E pior ainda, meu cooler está parado kkk Isso explica muita coisa... Enfim, por mais que eu seja burrão, fico feliz por n ser um problema mais grave... valeu Irmão, já estava bolado com isso kkk

Postado
  Em 24/06/2021 às 00:27, Natã.Software disse:

Ahhhhh eu pensei q a temperatura do processador estivesse atrelada a porcentagem de consumo da CPU (q está baixa)... Agr vendo bem, o processador está com +/- 95°... E pior ainda, meu cooler está parado kkk Isso explica muita coisa... Enfim, por mais que eu seja burrão, fico feliz por n ser um problema mais grave... valeu Irmão, já estava bolado com isso kkk

Expandir  

E você está correto, tem tudo a ver sim. Isso se chama Thermal Trotling quando o sistema de segurança do processador derruba os clocks para reduzir a temperatura e evitar o desligamento do kit (ou mesmo a queima).
É bom sempre monitorara as temperaturas pra evitar surpresas como essa, processador passou de 80ºC já é bom se preocupar.

Faça a manutenção (limpeza e lubrificação do cooler e troca da pasta térmica) e refaça os testes, provavelmente tudo vai voltar ao normal.

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Mostrar mais  

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

Mostrar mais  
  • Criar novo...

LANÇAMENTO!

eletronica2025-popup.jpg

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!