Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Opa! Preciso de um help da comunidade. 😅

Fiz um upgrade recente no meu PC trocando algumas peças. Vou contar uma história breve pra melhorar o contexto. 

Meu setup era o seguinte: placa-mãe Asus TUF B360m, processador Core i5-8600, fonte Corsair CX550w, WC da corsair que no momento não me lembro o modelo, 2 memórias de 8GB de marca e frequências diferentes(que por urgência comprei a segunda diferente mesmo), e uma GTX1060 da Galax...
Com isso, decidi dar um upzinho e troquei minha placa de vídeo por uma RTX3060Ti. De início, tava tudo ok, porém o processador esquentava muito quando rodava o famigerado Cyberpunk, batendo 100c. Conversando com um "vendedor", ele conseguiu me empurrar um novo processador, com a conversa de que o problema ela gargalo, onde o processador não era potente o suficiente para a placa. Então acabei pegando um i7-9700k (comprei pelo preço em promoção, sem intenção nenhuma de fazer over). O processador continuava esquentando, porém, bem menos que o i5. Ficava na faixa dos 80c. Decidi trocar meu WC e peguei um de 240mm da XPG, que deu uma boa melhorada na temperatura. Até aí, tudo certo...
Mas, como alegria de pobre dura pouco... começaram a dar telas azuis com alguns erros variados no PC. No início, era só quando jogava Cyberpunk, mas depois, até jogando o lolzinho que é bem mais leve. 
Pesquisando na internet, vi que tinha uma possibilidade de ser as memórias. Resumidamente, comprei dois pentes de 8GB de mesma marca e frequência. As telas azuis continuaram...
Mandei um PC para uma assistência aqui da região. Após me enrolarem bastante, deram um diagnóstico de que era o processador. Pensei... mando o processador novo pro RMA e vou utilizando o antigo enquanto isso. Chegando em casa, assim que retornei para o processador antigo, mesmos problemas, que fez com que eu duvidasse da assistência e não mandasse o i7 pro RMA. 

Fazendo alguns testes aqui, notei o seguintes padrões:

Um detalhe que talvez seja muito importante - A tela azul só ocorre quando estou utilizando 2 pentes de memória, sejam eles qual forem e em qualquer variação de slot. 

Atualmente, consigo reproduzir o erro fazendo um teste de estabilidade do sistema utilizando o AIDA64, onde o erro só ocorre se eu marcar as opções de testar as memórias e a GPU em conjunto. Individualmente ou qualquer outra configuração em que as duas opções não estejam marcadas, nada acontece.

Ou seja, se memória e GPU estiverem marcadas, dá B.O. O tempo para o surgimento da tela azul é variado entre 5~10min. 

image.png.82f146ed47cd54f08d08f4fe989eb783.png

Na tela azul em si também não é informado nenhum serviço, mas utilizando o bluescreen, um ou mais serviços ficam em evidência.

Fiz atualização de drivers, BIOS na configuração padrão e na última versão, formatei o sistema... e nada. kkj

image.png.bb1b977bd78b1b6e39a72afa30cb65df.png

Alguém tem alguma luz do que pode estar ocorrendo? Só para eu não investir mais grana trocando o que não deveria ou gaste mandando para outra assistência que talvez possa me dar outro diagnóstico não convincente.

Se forem o caso, não possuo placa-mãe, fonte ou outra placa de vídeo para teste, infelizmente.

Sou pouquíssimo habituado com fóruns... portanto, se estiver parecendo confuso, me perdoem.
Desde já, agradeço pela colaboração de quem puder ajudar. tmj 👊🏻

Postado
31 minutos atrás, Clayton Lima disse:

De início, tava tudo ok, porém o processador esquentava muito quando rodava o famigerado Cyberpunk, batendo 100c.

Faltou o modelo do gabinete para ter certeza, mas se fosse chutar, diria que o cooler estava mal encaixado.

32 minutos atrás, Clayton Lima disse:

Conversando com um "vendedor", ele conseguiu me empurrar um novo processador, com a conversa de que o problema ela gargalo, onde o processador não era potente o suficiente para a placa. Então acabei pegando um i7-9700k (comprei pelo preço em promoção, sem intenção nenhuma de fazer over). O processador continuava esquentando, porém, bem menos que o i5. Ficava na faixa dos 80c.

Acho que você já deve ter se tocado, mas caso não, pense bem: se um processador esquenta, um processador essencialmente igual, só que com mais núcleos e rodando com mais desempenho tem é que consumir mais energia, e por consequência, gerar mais calor, o que por sua vez implica que tem que ser mais quente. Ou seja, você caiu na pegadinha do malandro, o vendedor te passou a perna.

E aí vem a pergunta "então como baixou a temperatura?", e isso suporta a minha tese de que o cooler estava mal encaixado: na hora da troca, você teve que reinstalar, e dessa vez instalou certo.

4 horas atrás, Clayton Lima disse:

Atualmente, consigo reproduzir o erro fazendo um teste de estabilidade do sistema utilizando o AIDA64, onde o erro só ocorre se eu marcar as opções de testar as memórias e a GPU em conjunto. Individualmente ou qualquer outra configuração em que as duas opções não estejam marcadas, nada acontece.

Ou seja, se memória e GPU estiverem marcadas, dá B.O. O tempo para o surgimento da tela azul é variado entre 5~10min. 

Só para garantir, você colocou os pentes nos slots certos, isto é, 2 e 4 (contando da esquerda para direita)?

Postado
3 horas atrás, Imakuni disse:

Acho que você já deve ter se tocado, mas caso não, pense bem: se um processador esquenta, um processador essencialmente igual, só que com mais núcleos e rodando com mais desempenho tem é que consumir mais energia, e por consequência, gerar mais calor, o que por sua vez implica que tem que ser mais quente. Ou seja, você caiu na pegadinha do malandro, o vendedor te passou a perna.

Segundo ele e replicando a grosso modo: Tava sobrando placa de vídeo enquanto o processador tava sofrendo. Mas enfim... Agora já foi mesmo. kkk

3 horas atrás, Imakuni disse:

Só para garantir, você colocou os pentes nos slots certos, isto é, 2 e 4 (contando da esquerda para direita)?

Sim, testei também todos os slots individuais para ver se não poderia ser problema em algum slot e nada. ☹

Postado
16 horas atrás, Clayton Lima disse:

Segundo ele e replicando a grosso modo: Tava sobrando placa de vídeo enquanto o processador tava sofrendo. Mas enfim... Agora já foi mesmo. kkk

Sim, testei também todos os slots individuais para ver se não poderia ser problema em algum slot e nada. ☹

Certo... a BIOS está atualizada para a versão mais recente?

Postado
2 horas atrás, Imakuni disse:

Certo... a BIOS está atualizada para a versão mais recente?

Atualmente na versão 2811. Não instalei a versão 3201 por estar em beta.

image.png.251f260203b36d18a1c26438c5633f83.png

Postado
2 horas atrás, Clayton Lima disse:

Atualmente na versão 2811. Não instalei a versão 3201 por estar em beta.

Considerando que você tem um problema, vale tentar.

Ah, outra coisa, habilite XMP para a placa acessar o perfil da RAM.

• Amei 1
Postado

Bom dia! Aparentemente, resolvido.

Retornei o i7-9700k pro setup, formatei sistema novamente e habilitei o XMP. Joguei Valorant durante o final de semana sem problemas. Porém, hoje pela manhã, decidi fazer novos testes no AIDA64 e ocorreu uma nova BSoD SYSTEM_SERVICE_EXCEPTION em testes entre 5~8min. 

Solução: Decidi tentar a atualização da BIOS para a versão Beta 3201. Após atualizar realizei primeiro um teste, com o turbo boost do processador desativado na BIOS, que durou cerca de 10min sem erros. Habilitei o turbo boost e fiz mais um teste de 20min também sem erros.

stabilitytest3.png.b38e645436f1b151e009b6ab8a6a65e1.pngstabilitytest2.png.d27d1a286b63f52d32bed946a8af8a5c.pngstabilitytest.png.cd44e3b8fa901b5251a8e396cd253869.png

Agradeço imensamente pela ajuda, @Imakuni! Tmj 👊🏻

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!