Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Eu tinha uma placa-mãe Gigabyte H97M-D3H (usei com CPU i7 4770 e apesar da placa-mãe ter vídeo onboard eu botei uma placa de vídeo, a R7 265). Depois de anos com a placa-mãe oxidando e pegando poeira/sujeira dentro do gabinete deu xabu, o vídeo ficou estranho e depois de reiniciar nem na BIOS entrava mais.

Levei na assistência e o diagnóstico foi que a placa-mãe pifou de vez e levou a placa de vídeo junto.

Comprei outra placa-mãe (Bluecase BMBH81-T) que já tem vídeo onboard também.

Só que eu queria me certificar se a R7 265 iria funcionar na placa-mãe nova. O técnico disse que isso seria arriscado, poderia danificar de alguma forma a placa-mãe.

Eu fiquei de levar a outro técnico pra avaliar mais a fundo se a VGA irá funcionar e caso negativo se existe alguma possibilidade de conserto.

Mas o que eu quero saber é se rola isso mesmo de placa de vídeo pifada ser arriscado ligar na placa-mãe. Porque pela lógica ela não funcionaria e entraria o vídeo onboard (gráficos integrados) do CPU.

Quando um disco rígido "morre" (e faz aquele clique conhecido) ele simplesmente para de ser reconhecido na BIOS e pelo sistema operacional, até onde sei isso a morte do HD não é como se fosse um tumor no corpo que se espalha pro resto. Morreu a placa-mãe "cospe" o hardware ruim, você vai lá, tira e põe outro.

Se existe risco de insistir nessa VGA então eu não vou nem perder tempo vendo se tem conserto.

• Membro VIP
Postado

@Perene Boa tarde!
Depende do defeito da placa de vídeo. Se ela estiver em curto, dependendo do curto, pode sim danificar a placa-mãe. Se eu fosse tu não arriscava testar a placa de vídeo na sua placa-mãe principal, recomendo procurar um computador que possa servir de "cobaia", ou levar numa assistência que repare placas de vídeo para testar, e verificar se é viável fazer reparo.

Agora se a placa de vídeo não estiver em curto de forma que possa prejudicar a placa-mãe, ela irá simplesmente parar de ser reconhecida, e o computador usará os gráficos integrados.

Postado
31 minutos atrás, Perene disse:

Eu tinha uma placa-mãe Gigabyte H97M-D3H (usei com CPU i7 4770 e apesar da placa-mãe ter vídeo onboard eu botei uma placa de vídeo, a R7 265). Depois de anos com a placa-mãe oxidando e pegando poeira/sujeira dentro do gabinete deu xabu, o vídeo ficou estranho e depois de reiniciar nem na BIOS entrava mais.

Levei na assistência e o diagnóstico foi que a placa-mãe pifou de vez e levou a placa de vídeo junto.

Se o diagnostico é de que a placa de vídeo está com problema, obvio que não deve ligar ela novamente.

32 minutos atrás, Perene disse:

Eu fiquei de levar a outro técnico pra avaliar mais a fundo se a VGA irá funcionar e caso negativo se existe alguma possibilidade de conserto.

Se uma assistência técnica especializada disser que não tem recuperação, é porque não tem, não existe milagre.

35 minutos atrás, Perene disse:

Mas o que eu quero saber é se rola isso mesmo de placa de vídeo pifada ser arriscado ligar na placa-mãe. Porque pela lógica ela não funcionaria e entraria o vídeo onboard (gráficos integrados) do CPU.

Não tem nada de "Lógica" nisso.
Quando se coloca uma placa de vídeo dedicada a placa de vídeo onboard é desativada e vice versa.

36 minutos atrás, Perene disse:

Quando um disco rígido "morre" (e faz aquele clique conhecido) ele simplesmente para de ser reconhecido na BIOS e pelo sistema operacional, até onde sei isso a morte do HD não é como se fosse um tumor no corpo que se espalha pro resto.

HD só deixará de ser reconhecido pela BIOS se queimar a parte eletrônica, porém pode dar defeito na parte mecânica (Disco, braço, agulha etc).

37 minutos atrás, Perene disse:

Se existe risco de insistir nessa VGA então eu não vou nem perder tempo vendo se tem conserto.

Risco não pois não é a placa de vídeo que alimenta a placa-mãe mas sim o contrário, então a única forma de saber se funciona é testando.

Postado

Pessoal, levei a placa de vídeo R7 265 pra outro técnico e diante de um microscópio vi que de fato ela queimou, justamente naquela parte que você insere no PCI-E, o conector dela em algumas partes ficou chamuscado, preto, e alguns até com um furo bem minúsculo. Então fritou mesmo, e levou a placa-mãe já oxidada junto. O técnico ficou de dizer se há conserto, e se como foi explicado se isso pode acarretar futuro risco pra nova placa-mãe. E vou ver se vale a pena pagar pra ajeitar. Se não eu vou vender a sucata.

Postado

Infelizmente a resposta que recebi é que pela extensão do dano talvez até o chipset dela tenha sido afetado, da forma como queimaram os conectores segundo o técnico não valeria a pena consertar $$$$$$. Uma R7 265 mesmo usada chega a custar quase R$ 1 mil. Uma VGA similar a essa e nova claro que passa disso. E olha que é uma placa de 2013/2014...

O que questiono é se somente uma placa-mãe oxidada e um gabinete sem manutenção por anos pode levar a tanto. Às vezes se a fonte de alimentação está ruim ela pode queimar placa-mãe, VGA e outros. Ou então uma variação de energia elétrica que ocorra na hora, que deve ter causado algum curto circuito. Minha fonte é uma Seasonic 520W. Meu filtro de linha é um Clamper multi-energia.

Enquanto não há indício de problema na alimentação elétrica que vai pra esse PC e nem nessa fonte ou outra peça eu vou continuar usando, pois após trocar a placa-mãe voltou a tudo funcionar normalmente. Então a "morte" da VGA e placa-mãe deve ter sido pelos motivos explicados e por anos de uso mesmo. Na hora que o monitor apagou eu não notei nada de anormal na eletricidade, até achei que era o Windows dando problema. E nem estava jogando ou forçando a CPU.

Postado
3 horas atrás, Perene disse:

Enquanto não há indício de problema

Você quer mais indícios do que isso?

3 horas atrás, Perene disse:

O que questiono é se somente uma placa-mãe oxidada e um gabinete sem manutenção por anos pode levar a tanto.

Qualquer componente eletrônico com oxidação pode entrar em curto, por isso exige cuidados como limpeza, evitar umidade etc, quem não toma essas precauções está sujeito a problemas.

Postado
3 horas atrás, NIGHT FALL disse:

Você quer mais indícios do que isso?

Qualquer componente eletrônico com oxidação pode entrar em curto, por isso exige cuidados como limpeza, evitar umidade etc, quem não toma essas precauções está sujeito a problemas.

Eu quis dizer indício de que foi a fonte quem danificou placa-mãe + VGA ao mesmo tempo, ou algum problema na rede elétrica, ou ainda no filtro de linha.

Porque tanto placa-mãe como VGA já estavam fazendo hora extra.

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

LANÇAMENTO!

eletronica2025-popup.jpg

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!