Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Boa tarde pessoal, eu estou tentando fazer Overclock, nesta placa-mãe (PIG41BA)

Porém vejo que na BIOS, não há possibilidade de fazer, pelo fato da positivo remover está função, e regravar suas BIOS por cima,

Bom, eu estou tentando aumentar o fsb da placa, porém tentei fazer o BselMod, usando fita isolante, e acabou que o PC ligava mais, não dava video, então fui obrigado a desfazer essa alteração, enfim, eu andei pesquisando e percebi que algumas pessoas conseguiram fazer overclock na memória RAM, bom, alguém sabe me dizer como? Se é a partir de BIOS mod ou alguma função oculta na BIOS? (CMOS setup utility copyright (c) 1985)

PC:

Positivo 

PIG41BA

4gb RAM DDR2 400mhz

Pentium E5800 3.20ghz

• Membro VIP
Postado

Tem algumas BIOS Mod, mas tem que procurar porque a placa é mais antiga.

Pode também tentar achar uma BIOS que tenha os recursos pois muito das placas BR são placas de outras fabricantes com BIOS capadas.

O Bsel funciona, mas é meio complicado de fazer. A não ser que saiba até onde o processador vai e consiga fazer utilizando aqueles adesivos, semelhantes aos processadores de servidor em placas comuns.

• Curtir 1
Postado

Tenho uma placa-mãe igual a essa, mesmo modelo. Infelizmente ela deu problema no audio e nos USB mas isso é história pra outro tópico.

Enfim, já fiz BIOS mod nessa placa e pelo que me lembro pois faz já um certo tempo, não prestou pois a placa ficou instável e não abriu assim tantas opções na BIOS. Daí voltei com a BIOS original e fiquei usando até dar esse problema nos USB e no som. 

Se esse for seu único PC, sugiro que você não mexa com isso pois é bem arriscado e no final das contas não ficará como você espera.

Espero ter ajudado

Postado

@dwatashi Bom, Bsel mod não funciona nela, como descrito acima, então eu pensei em fazer apenas na memória ram...

Nesse caso,eu possuía: TRCD = 6, TRP= 6, TRAS = 18

Eu modifiquei para 7,7,21, e percebi um pouco de desempenho ganho...para qual valor você acha que eu poderia aumentar? Sem forçar muito as memórias?

Postado

@Fr4nk Eu utilizo este PC, como servidor e apenas para armazenar arquivos...

E eu sei os riscos que eu corro ao fazer overclock, mas minha intenção não é aumentar ao máximo, apenas 10 a 15% para conseguir aumentar um pouco do desempenho dele...pois se eu abrir o Chrome+ o visual studio...toda a memória vai pro saco...

mas obrigado pela dica.

• Curtir 1

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...