Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

placa de vídeo oscilando entre 100% a 0%


Ir à solução Resolvido por NIGHT FALL,

Posts recomendados

Quando eu estou jogando o uso da GPU (monitorado pelo msi afterburner) fica oscilando de 100% e depois cai pra 0% ou números como 33% 80% etc, não tem uma ordem ele nunca fica em 100% sempre cai e depois volta, isso causa sensação de lag na maioria dos jogos.

Meu setup:

Processador: R3 3200 
Placa de vídeo: RX 570 4GB
RAM: 16 (8x2) 3200Mhz
Placa-mãe: A320M-HD
1TB HD
 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Instale na sua máquina um software chamado MSI Aftherburner e configure para exibir as seguinte informações.


Uso de processador.

Temperatura do processador

Uso de memoria RAM

Temperatura da placa de vídeo

Uso da placa de vídeo

FPS

 

Abra o aplicativo e deixe-o executando.
Abra o jogo, jogue por uns 10 minutos, após esse tempo quando houver essa queda de uso, tire um print da tela do jogo e poste aqui no tópico, caso consiga gravar um breve vídeo (De até 1 minuto) e postar o link também ajuda bastante.

 

Caso não saiba como configurar, segue vídeo tutorial.

 

https://www.youtube.com/watch?v=aZNBdi6zjd8

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@NIGHT FALL Infelizmente não pude gravar o vídeo. Vi em outros posts que se limitar o RivaTurner em 60 fps melhora. melhorou um pouco, mas estou meio receoso sobre. Mas aqui as prints:

A primeira: Acredito que deve ser normal, pois estou num local não muito "pesado" 

A segunda: A placa em 9% e o processador em 100%

1 minuto atrás, dossinj disse:

@NIGHT FALL Infelizmente não pude gravar o vídeo. Vi em outros posts que se limitar o RivaTurner em 60 fps melhora. melhorou um pouco, mas estou meio receoso sobre. Mas aqui as prints:

A primeira: Acredito que deve ser normal, pois estou num local não muito "pesado" 

A segunda: A placa em 9% e o processador em 100%

1624979934_CapturadeTela(40).thumb.png.dc87e0a57d56bf6488759a4e2278bcc4.png1844535596_CapturadeTela(48).thumb.png.0ba0e7debea973b0dd0dba2f83f3a607.png

8 minutos atrás, rodrigo.dcvieira disse:

se usa o msi afterburner, basta marcar essa opcao

Screenshot_1.png?1624924432

certo!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

20 minutos atrás, dossinj disse:

A segunda: A placa em 9% e o processador em 100%

 

A princípio tudo indica que o problema esteja no seu processador que não está conseguindo suprir a demanda de uso em jogos mais pesados.

 

Primeira coisa a se fazer, aumente a qualidade gráfica, isso reduzirá a carga sobre o processador, creio que a Rx 570 seja capaz de rodar o jogo no máximo sem problemas.

 

25 minutos atrás, dossinj disse:

Vi em outros posts que se limitar o RivaTurner em 60 fps melhora. melhorou um pouco, mas estou meio receoso sobre.

 

Sim, no seu caso como está tendo sobrecarga no processador, limitar a taxa de quadros vai aliviar um pouco, porém não é preciso usar o Rivatuner pra isso, nas próprias configurações do jogo você consegue habilitar, o nome do recurso é VSYNC.

 

Eleve a qualidade gráfica e ative o Vsync para limitar a taxa de frames em 60fps, teste novamente e verifique se o problema continua. Volte ao tópico com o resultado.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

16 minutos atrás, dossinj disse:

@NIGHT FALL bem, a placa de vídeo agora está de 70% a 100%, sem cair para 0% como estava ocorrendo antes. Porém, em alguns casos, o processador fica a 100%, como na print. Ele, normalmente fica entre 70 a 90%. 

https://prnt.sc/17dfz6t

 

Qual a qualidade gráfica utilizada?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

13 minutos atrás, dossinj disse:

@NIGHT FALL fiz isso. de primeiro, parecia que estava normal. FPS 50-60, utlização da CPU entre 50%-80%

porém, começou a gargalhar. 

https://prnt.sc/17dly9a

 

Então mantenha mesmo a configuração em alta. Jogue durante algumas hora e veja se essas quedas de FPS voltam a ocorrer.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

33 minutos atrás, dossinj disse:

@NIGHT FALL

Certo! Só pra tirar mais uma dúvida: Estou pensando, no futuro, trocar de processador. Comprar um R5 1600af. Vale a pena?

 

Depende de quando é esse futuro.
Hoje vale a pena sim, você sairia de um quadcore (4 núcleos 4 Threads) para um six core de 6 núcleos e 12 Threads, é um salto considerável de desempenho, esses problemas que você tem atualmente com processador sobrecarregado seriam eliminados por completo.

Agora se for pra daqui 2, 3 anos talvez não compense tanto, até lá já teremos inúmeros modelos melhores, um R5 3600 já deve estar bem mais barato etc.

Para o seu caso específico até um Ryzen 5 1600 serviria bem, no aliexpress você encontra ele por pouco mais de 500 reais (Inclusive o meu foi comprado la).

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Solução
16 minutos atrás, dossinj disse:

@NIGHT FALL O futuro que eu falo é no maximo até outubro desse ano. Acho que vale a pena, ne?

 

Vale a pena sim.
Até interessante ressaltar que o Ryzen 1600AF não é um processador de primeira geração, ele é na verdade um 2600 com clock menor e renomeado, ou seja, ele é melhor que o 1600 "original".

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

 

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!