Ir ao conteúdo

placa de vídeo oscilando entre 100% a 0%

Ir à solução Resolvido por NIGHT FALL,

Posts recomendados

Postado

Quando eu estou jogando o uso da GPU (monitorado pelo msi afterburner) fica oscilando de 100% e depois cai pra 0% ou números como 33% 80% etc, não tem uma ordem ele nunca fica em 100% sempre cai e depois volta, isso causa sensação de lag na maioria dos jogos.

Meu setup:

Processador: R3 3200 
Placa de vídeo: RX 570 4GB
RAM: 16 (8x2) 3200Mhz
Placa-mãe: A320M-HD
1TB HD

Postado

1º - Marca, modelo e potência da fonte?
2º - Marca e modelo do gabinete e quantas fans tem nele para refrigeração?

3º - Em quais jogos isso ocorre?

4º - Qual a resolução e qualidade gráfica usada nesses jogos?

Postado

Instale na sua máquina um software chamado MSI Aftherburner e configure para exibir as seguinte informações.

Uso de processador.

Temperatura do processador

Uso de memoria RAM

Temperatura da placa de vídeo

Uso da placa de vídeo

FPS

Abra o aplicativo e deixe-o executando.
Abra o jogo, jogue por uns 10 minutos, após esse tempo quando houver essa queda de uso, tire um print da tela do jogo e poste aqui no tópico, caso consiga gravar um breve vídeo (De até 1 minuto) e postar o link também ajuda bastante.

Caso não saiba como configurar, segue vídeo tutorial.

https://www.youtube.com/watch?v=aZNBdi6zjd8

Postado

@NIGHT FALL Infelizmente não pude gravar o vídeo. Vi em outros posts que se limitar o RivaTurner em 60 fps melhora. melhorou um pouco, mas estou meio receoso sobre. Mas aqui as prints:

A primeira: Acredito que deve ser normal, pois estou num local não muito "pesado" 

A segunda: A placa em 9% e o processador em 100%

1 minuto atrás, dossinj disse:

@NIGHT FALL Infelizmente não pude gravar o vídeo. Vi em outros posts que se limitar o RivaTurner em 60 fps melhora. melhorou um pouco, mas estou meio receoso sobre. Mas aqui as prints:

A primeira: Acredito que deve ser normal, pois estou num local não muito "pesado" 

1624979934_CapturadeTela(40).thumb.png.dc87e0a57d56bf6488759a4e2278bcc4.png1844535596_CapturadeTela(48).thumb.png.0ba0e7debea973b0dd0dba2f83f3a607.png

8 minutos atrás, rodrigo.dcvieira disse:

se usa o msi afterburner, basta marcar essa opcao

Screenshot_1.png?1624924432

certo!

Postado
20 minutos atrás, dossinj disse:

A princípio tudo indica que o problema esteja no seu processador que não está conseguindo suprir a demanda de uso em jogos mais pesados.

Primeira coisa a se fazer, aumente a qualidade gráfica, isso reduzirá a carga sobre o processador, creio que a Rx 570 seja capaz de rodar o jogo no máximo sem problemas.

25 minutos atrás, dossinj disse:

Vi em outros posts que se limitar o RivaTurner em 60 fps melhora. melhorou um pouco, mas estou meio receoso sobre.

Sim, no seu caso como está tendo sobrecarga no processador, limitar a taxa de quadros vai aliviar um pouco, porém não é preciso usar o Rivatuner pra isso, nas próprias configurações do jogo você consegue habilitar, o nome do recurso é VSYNC.

Eleve a qualidade gráfica e ative o Vsync para limitar a taxa de frames em 60fps, teste novamente e verifique se o problema continua. Volte ao tópico com o resultado.

Postado
10 minutos atrás, dossinj disse:

@night fall alta.

Se não Shadow of Tomb Raider tem mais uma configuração além da Alta (Seria ultra), se sim, tente nessa qualidade gráfica e refaça os testes, a tendência é que reduza ainda mais a utilização de processador.

Postado
33 minutos atrás, dossinj disse:

@NIGHT FALL

Certo! Só pra tirar mais uma dúvida: Estou pensando, no futuro, trocar de processador. Comprar um R5 1600af. Vale a pena?

Depende de quando é esse futuro.
Hoje vale a pena sim, você sairia de um quadcore (4 núcleos 4 Threads) para um six core de 6 núcleos e 12 Threads, é um salto considerável de desempenho, esses problemas que você tem atualmente com processador sobrecarregado seriam eliminados por completo.

Agora se for pra daqui 2, 3 anos talvez não compense tanto, até lá já teremos inúmeros modelos melhores, um R5 3600 já deve estar bem mais barato etc.

Para o seu caso específico até um Ryzen 5 1600 serviria bem, no aliexpress você encontra ele por pouco mais de 500 reais (Inclusive o meu foi comprado la).

• Solução
Postado
16 minutos atrás, dossinj disse:

@NIGHT FALL O futuro que eu falo é no maximo até outubro desse ano. Acho que vale a pena, ne?

Vale a pena sim.
Até interessante ressaltar que o Ryzen 1600AF não é um processador de primeira geração, ele é na verdade um 2600 com clock menor e renomeado, ou seja, ele é melhor que o 1600 "original".

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

LANÇAMENTO!

eletronica2025-popup.jpg

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!