Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Olá!

Estou na dúvida sobre qual placa-mãe escolher.

Até agora peguei o seguinte:

CPU: AMD Ryzen 7 5800x

RAM: Crucial Ballistix 8GB 3000MHz CL15 (x2)

SSD: Samsung 980 Pro 1TB

Fonte: XPG Core Reactor 850W 80 Plus Gold Modular

VGA: AMD Radeon RX 6700XT (Pendente)

Agora preciso escolher uma boa placa-mãe pra suportar tudo isso e não consigo me decidir entre X570, B550 e qual versão delas deveriam escolher.

A ideia é evitar que aconteça qualquer gargalo.

Postado
1 hora atrás, Patrick Napoleão disse:

Agora preciso escolher uma boa placa-mãe pra suportar tudo isso e não consigo me decidir entre X570, B550 e qual versão delas deveriam escolher.

A ideia é evitar que aconteça qualquer gargalo.

B550 e X570 é apenas o chipset, o que importa é a construção da placa.

Modelo barato que suporta fácil até mesmo um Ryzen 9.

https://www.terabyteshop.com.br/produto/13983/placa-mãe-asus-tuf-gaming-b550m-plus-chipset-b550-amd-am4-matx-DDR4

1 hora atrás, Patrick Napoleão disse:

Fonte: XPG Core Reactor 850W 80 Plus Gold Modular

Fontezinha bem exagerada pra uma placa de vídeo onde a AMD recomenda 550w. Se ainda não comprou considere reduzir a potência, pois é gasto desnecessário (Mas mantenha a qualidade, essa XPG é uma excelente fonte).

Postado
8 horas atrás, NIGHT FALL disse:

B550 e X570 é apenas o chipset, o que importa é a construção da placa.

Modelo barato que suporta fácil até mesmo um Ryzen 9.

https://www.terabyteshop.com.br/produto/13983/placa-mãe-asus-tuf-gaming-b550m-plus-chipset-b550-amd-am4-matx-DDR4

Fontezinha bem exagerada pra uma placa de vídeo onde a AMD recomenda 550w. Se ainda não comprou considere reduzir a potência, pois é gasto desnecessário (Mas mantenha a qualidade, essa XPG é uma excelente fonte).

Valeu pelas dicas, mano!

Em relação a fonte, eu já peguei e realmente não queria economizar na fonte. Ia pegar a 750W, mas na época a 850W tava no mesmo preço.

Agora eu estou procurando uma placa decente que vá envelhecer bem e suportar futuros upgrades.

Pretendo usar o smart memory access (SAM) da AMD.

Pelo que eu pesquisei, a principal diferença das X570 seriam os slots PCI-e 4.0 extras, mas provavelmente eu não vou precisar de mais que um pro SSD e mais que um pra GPU.

Me recomendaram fortemente pegar uma placa-mãe da MSI, pois disseram que o suporte dela aqui no Brasil é o melhor.

Mas ainda assim a própria MSI possui vários modelos de B550 e X570.

Postado
22 minutos atrás, Patrick Napoleão disse:

Em relação a fonte, eu já peguei e realmente não queria economizar na fonte. Ia pegar a 750W, mas na época a 850W tava no mesmo preço.

Se já comprou vai ter fonte pra muitos anos, nenhuma GPU atual chega perto desse consumo, fora o modelo escolhido que é sensacional.

23 minutos atrás, Patrick Napoleão disse:

Pelo que eu pesquisei, a principal diferença das X570 seriam os slots PCI-e 4.0 extras, mas provavelmente eu não vou precisar de mais que um pro SSD e mais que um pra GPU.

Isso mesmo, o que muda entre os chipsets é a quantidade de recursos disponíveis.

24 minutos atrás, Patrick Napoleão disse:

Me recomendaram fortemente pegar uma placa-mãe da MSI, pois disseram que o suporte dela aqui no Brasil é o melhor.

Mas ainda assim a própria MSI possui vários modelos de B550 e X570.

Isso é mais uma questão de preferência.

Não sei dizer quanto ao RMA, mas atualmente muitas lojas assumem a garantia no lugar do fabricante (como no caso da Kabum por exemplo), isso facilita demais, então acaba que o quesito RMA direto do fabricante fica meio que irrelevante.

A Msi também tem ótimas placas, mas custam quase o dobro da TUF que recomendei e entregam a mesma coisa, claro que ela se aproxima mais de uma X570 que de uma B550.

https://www.terabyteshop.com.br/produto/14216/placa-mãe-msi-b550-tomahawk-chipset-b550-amd-am4-ryzen-matx-DDR4-911-7c91-004

Mas se você prefere uma MSI, é uma placa sensacional, ambas são projetadas para suportar até mesmo um Ryzen 9 com facilidade, vou deixar o teste das duas para você dar uma olhada.

Postado

@NIGHT FALL Poxa! Seu feedback foi sensacional, mano.

Acabei comprando a MSI MPG B550 Gaming Edge Wifi porque o preço tava bem semelhante ao preço da B550 Tomahawk e tinha alguns recursos a mais.

A diferença era menos de R$ 90 reais pra já ter Wifi 6 e Bluetooth 5.1, além de umas portas USB a mais.

Mas suas dicas ajudaram demais. O próximo passo agora é escolher um gabinete e bons coolers pra enquadrar num bom projeto.

Postado
17 minutos atrás, Patrick Napoleão disse:

@NIGHT FALL Poxa! Seu feedback foi sensacional, mano.

Acabei comprando a MSI MPG B550 Gaming Edge Wifi porque o preço tava bem semelhante ao preço da B550 Tomahawk e tinha alguns recursos a mais.

A diferença era menos de R$ 90 reais pra já ter Wifi 6 e Bluetooth 5.1, além de umas portas USB a mais.

Mas suas dicas ajudaram demais.

Fico feliz em ter ajudado.

Foi uma baita aquisição, é uma placa tão boa no quesito construção quanto as demais porém com mais recursos disposníveis.

18 minutos atrás, Patrick Napoleão disse:

Mas suas dicas ajudaram demais. O próximo passo agora é escolher um gabinete e bons coolers pra enquadrar num bom projeto.

Já aproveita o tópico e resolvemos todos os problemas de uma vez só.
Até quanto pretende investir no gabinete?

Postado

@NIGHT FALL Cara, não tenho muita noção de valores ainda, mas não ligo muito pra estética ou RGB. Acho que na faixa dos 1,5k tá de boa ainda.

Meu foco é pegar o gabinete com o melhor espaço e fluxo de ar possível e que suporte os melhores coolers possíveis que possa suprir com sobra a necessidade pra ter o melhor resfriamento possível.

Isto é, quero um gabinete grande, de fácil montagem e que caiba a quantidade de cooler necessário pra manter tudo bem resfriado.

Me indicaram dar uma olhada nos modelos da marca Lian Li, mas ainda não parei pra pesquisar bem sobre isso.

Tava focando primeiro nos componentes que eu ia querer.

Aparentemente, tudo que eu peguei parece esquentar um pouco mais que o normal, principalmente o 5800x.

Minha ideia é pegar um liquid cooler pra ele e colocar mais umas 4~6 fan de boa qualidade num gabinete bem espaçoso pra tentar manter a temperatura mais baixa possível.

Ainda não sei quanto vai me sair tudo isso, mas dependendo dos valores, eu vejo o que consigo e o que não consigo fazer.

Postado
7 horas atrás, NIGHT FALL disse:

Pois é.. Eu estou procurando um full tower, mas não vejo quase ninguém mais falando deles. Parece que hoje todo mundo só compra mid tower.

Qual full tower você me recomendaria?

Postado
Em 08/07/2021 às 00:29, Patrick Napoleão disse:

Pois é.. Eu estou procurando um full tower, mas não vejo quase ninguém mais falando deles. Parece que hoje todo mundo só compra mid tower.

Qual full tower você me recomendaria?

Eu desconheço modelos Full tower pra conseguir recomendar algum, são tipos bem raros e que quase ninguém por aqui pede recomendação, então acaba que fico meio por fora.

Postado

@NIGHT FALL Entendi. Andei conversando com uns amigos e me recomendaram fortemente a marca Lian Li, mas como o modelo Full Tower deles ta acima do meu orçamento, fiquei em dúvida entre alguns modelos Mid Tower mesmo, mais precisamente o Lancool II Mesh Performance e o Lancool 215. Você conhece algum deles? Saberia me dizer alguma diferença relevante entre eles que eu deva ficar atento?

Postado
5 horas atrás, Patrick Napoleão disse:

@NIGHT FALL Entendi. Andei conversando com uns amigos e me recomendaram fortemente a marca Lian Li, mas como o modelo Full Tower deles ta acima do meu orçamento, fiquei em dúvida entre alguns modelos Mid Tower mesmo, mais precisamente o Lancool II Mesh Performance e o Lancool 215. Você conhece algum deles? Saberia me dizer alguma diferença relevante entre eles que eu deva ficar atento?

Pelo que pude perceber a diferença primordial entre os dois é a possibilidade de colocar um Water Cooler no painel frontal do Lancool II Mesh enquanto no Lancool 215 a instalação é feita apenas no painel superior.

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!