Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Boa noite pessoal, hoje resolvi dar uma olhada nas peças do meu PC e me deparei com uma coisa um pouco estranha. Eu estava crente que minha Ram (tenho 2 pentes de 4gb)

tinha frequência de 800mhz, pois sempre que uso o comando "wmic memorychip get speed" ele mostra esse valor, entretanto quando entro no CPU-Z, ao invés de mostrar metade disso (400mhz), ele mostra o valor total (800mhz). Quando fui olhar na BIOS o valor da memoria estava em 1600mhz e agora estou bugado, qual é a frequência real da minha Ram?

Screenshot_220.png

Screenshot_221.png

Screenshot_222.png

Postado

@Lucas Ayoub Boa noite!

Dá uma olhada nesse artigo do próprio fórum, você vai entender tudo!

Um abraço!! :D

Postado

Fala mano, aparentemente descobri pelas informações que a memoria é uma DDR3 1600, procede? Mas queria tirar uma duvida a mais, pois sou leigo nesse assunto. Por que quando coloco o comando "wmic memorychip get speed" no meu CMD ele me devolve que os 2 pentes estão a 800mhz sendo que esse comando deveria mostrar a frequência máxima do PC? Isso está quebrando a minha cabeça, pois não faz sentido não mostrar os 1600, sendo que no dos meus conhecidos mostra o máximo.

Screenshot_223.png

Postado

Mano não é bem isso que eu quero dizer. Se você olhar os prints, minha memoria Ram tem características de uma DDR3 1600mhz, entretanto quando digito o comando no cmd ele diz que a frequência máxima da minha Ram é 800mhz (Esse comando sempre mostra o máximo, ele não divide por 2), sendo que deveria ser o dobro mostrado. Logo após isso fui pesquisar a fundo sobre as memorias no Mr.Memory, um site para ver as peças do seu PC e aqui eu anexo o print do que foi mostrado. De acordo com ele possuo duas memorias de 4gb de 800mhz, isso explica muito bem o porque do CMD mostrar o total como 800mhz, mas não faz sentido as especificações estarem trabalhando em 1600mhz, entende? Queria que alguém conseguisse me ajudar, pois nada faz muito sentido agora.Screenshot_223.png.62a191d7792ca256f41db74c23e5bdf4.pngScreenshot_224.png.403c810856cdf27d8cc3d96ae0d4b7e7.png

Postado

@Lucas Ayoub Eu já vi explicação sobre isso, mas faz tempo, e pode não ser preciso.

O que vi dizer é que se não me engano, a velocidade padrão das memórias é menor, tipo na sua, é 800Mhz a velocidade padrão, mas é vendida como sendo 1600Mhz.

E tem o fator sobre o Double-Data-Rate, que pegaria esse valor dos 800Mhz e faria x2, para se tornar 1600Mhz.

Essa frequência de 800Mhz se não me engano, é lá da época do DDR2, então hoje em dia se for para procurar memória mesmo, não pode colocar lá DDR3 de 800Mhz, creio que não acha.

Já outro site dizer que suas memórias é 4Gb, e o CPU-z dizer a mesma coisa, mesmo com o part number mostrando resultado diferente ficou estranho pra mim.

Normalmente é mais fácil achar informações sobre memória se procurar o part number que é mostrado no CPU-Z, mas quando procurei, não achei muita coisa concreta das suas memórias, pode ser pelo fato de serem mais antigas, inclusive parece que achei um arquivo pdf da HyperX, com memórias de 1333Mhz, não lembro 100%, mas o código parece que batia em parte ou total.

Postado
2 horas atrás, Lucas Ayoub disse:

Mano não é bem isso que eu quero dizer. Se você olhar os prints, minha memoria Ram tem características de uma DDR3 1600mhz, entretanto quando digito o comando no cmd ele diz que a frequência máxima da minha Ram é 800mhz (Esse comando sempre mostra o máximo, ele não divide por 2), sendo que deveria ser o dobro mostrado. Logo após isso fui pesquisar a fundo sobre as memorias no Mr.Memory, um site para ver as peças do seu PC e aqui eu anexo o print do que foi mostrado. De acordo com ele possuo duas memorias de 4gb de 800mhz, isso explica muito bem o porque do CMD mostrar o total como 800mhz, mas não faz sentido as especificações estarem trabalhando em 1600mhz, entende? Queria que alguém conseguisse me ajudar, pois nada faz muito sentido agora

Existem dois valores: o clock real, que é o que de fato a RAM roda, e o clock efetivo, que é o dobro do valor real. O anunciado pelo fabricante (ou seja, a etiqueta) e aquele da qual a gente se refere quando fala da RAM é sempre o efetivo, mas programas como CPU-Z mostram o real.

No caso, sua RAM está rodando em 1600mhz, (clock real de 800mhz). E de fato, é esse o perfil padrão dessa sua RAM: pentes DDR3 1600mhz.

Postado
8 horas atrás, Elder Nauvirth disse:

@Lucas Ayoub Eu já vi explicação sobre isso, mas faz tempo, e pode não ser preciso.

O que vi dizer é que se não me engano, a velocidade padrão das memórias é menor, tipo na sua, é 800Mhz a velocidade padrão, mas é vendida como sendo 1600Mhz.

E tem o fator sobre o Double-Data-Rate, que pegaria esse valor dos 800Mhz e faria x2, para se tornar 1600Mhz.

Essa frequência de 800Mhz se não me engano, é lá da época do DDR2, então hoje em dia se for para procurar memória mesmo, não pode colocar lá DDR3 de 800Mhz, creio que não acha.

Já outro site dizer que suas memórias é 4Gb, e o CPU-z dizer a mesma coisa, mesmo com o part number mostrando resultado diferente ficou estranho pra mim.

Normalmente é mais fácil achar informações sobre memória se procurar o part number que é mostrado no CPU-Z, mas quando procurei, não achei muita coisa concreta das suas memórias, pode ser pelo fato de serem mais antigas, inclusive parece que achei um arquivo pdf da HyperX, com memórias de 1333Mhz, não lembro 100%, mas o código parece que batia em parte ou total.

Então mano, eu ainda estou procurando o porque de tudo estar alterado assim, não faz sentido o CMD e o Mr.Memory me falarem uma coisa e o CPU-Z me dizer outra. Agradeço a todos que estão tentando ajudar, entendo a parte de dividir por 2 e tudo mais, mas nesse caso aqui minha duvida é maior do que isso, o CMD tinha que mostrar toda a frequência da memoria do sistema, logo, que os 2 pentes então "trabalhando" a 1600mhz, não 800mhz. Bato muito nessa tecla, pois pedi para todos os meus amigos fazerem esse teste e em todos o CMD apontou a frequência máxima, vulgo clock efetivo deles e não a famigerada "metade do valor", vulgo clock real. Esse é o meu problema. Segue print de exemplo de um único pente que me mandaram para exemplificar melhor tudo que quero dizer.

unknown (3).png

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...