Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Eu tenho aqui uma placa de video mas que não tem cooler, pelo que vi é uma ATI Radeon HD 4300, eu não sei se essa placa de vídeo precisa de um cooler até porque eu sequer vejo uma abertura pra isso. Alguém pode me esclarecer nessa questão? 

16257686157928366574309847559202.jpg

Postado

Na verdade ela tem cooler sim. É do modelo passivo, com apenas o dissipador de calor (essa grade preta). Sua dúvida deve ser se ela precisa de um modelo ativo, que além do dissipador de calor, tem também um fan (ventilador). Não, não precisa. 

• Curtir 2
Postado

@Kleber Peters Essa placa de vídeo veio em um PC no meio de uma gambiarra enorme com uma ventoinha improvisada do lado, por isso imaginei que fosse necessária, mas quando liguei em outro PC deu problema nenhum então não deve ter problema mesmo. Obrigado.

Postado

@jacksontaxiw como disseram ela é passiva, mas se você tiver qualquer fan ai, pode ser de fonte estragada, processador etc, seria interessante instalar ela, mas só se estiver sobrando, pode parafusar entre as aletas bem de leve que segura.

A placa vai funcionar um pouco mais fresquinha e melhora a durabilidade dela.

Postado

Ah sim, nada impede fazer uma adequação técnica de baixo custo, também conhecida como gambiarra, e colocar um fan parafusado nas aletas como o colega @wagner2029 bem disse, ligado em algum molex da fonte. 

Mas, como se diz na aviação quando se pega um modelo experimental: "operação por sua conta e risco". 

Postado
15 horas atrás, wagner2029 disse:

@Kleber Peters De qual risco você tá falando?

O mais latente é soltar e o fan ficar voando solto dentro do gabinete, podendo danificar algum outro componente (já vi acontecer). Fora isto, conexão deficiente gerar curto-circuito, danificar o dissipador ou o fan que está sendo instalado. Veja que tudo isto é baseado na habilidade (ou falta dela) de quem faz a instalação. Como não conheço as habilidades do colega autor do tópico, fica o alerta para que ele tome as devidas precauções caso faça a instalação. 

Postado
2 horas atrás, Kleber Peters disse:

O mais latente é soltar e o fan ficar voando solto dentro do gabinete, podendo danificar algum outro componente (já vi acontecer). 

isso ai já é esculacho, quando eu monto eu uso um molex macho pra conectar na fonte, se não tiver é só descascar um centimetro de fio, virar ao contrário e inserir o fio na conexão do molex da fonte, ele vai entrar apertado e não dá mal contato, depois é só dobrar o fio junto ao corpo do molex da fonte, passar fita adesiva na boca do molex e depois passar outra no corpo do molex travando tudo.

Fica bem firme, difícil até pra desmontar.

Sobre a questão de habilidade vai de cada um , se o usuário acha que consegue então faz, se acha difícil paga pra alguém fazer.

Postado
14 horas atrás, Kleber Peters disse:

O mais latente é soltar e o fan ficar voando solto dentro do gabinete, podendo danificar algum outro componente (já vi acontecer). Fora isto, conexão deficiente gerar curto-circuito, danificar o dissipador ou o fan que está sendo instalado. Veja que tudo isto é baseado na habilidade (ou falta dela) de quem faz a instalação. Como não conheço as habilidades do colega autor do tópico, fica o alerta para que ele tome as devidas precauções caso faça a instalação. 

Então, teve um momento que o PC onde estava essa placa de video começou a soltar um cheiro ENORME de algo queimando, quando fui ver a ventoinha estava com os fios desencapados conectados com outros fios da fonte e da placa-mãe e por isso eu decidi não ligar mas ele.

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...