Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Meu PC tem um gabinete gamer Aigo Aquarius Preto, tenho 3 ventoinhas Feather 120mm Verde 2 na frente, puxando ar pra dentro, e uma atrás empurrando pra fora... As outras peças não vem ao caso, mas...

Gostaria de saber se eu colocar um Ryzen 5 3600 a temperatura dele com cooler box (sem OC) ficaria muito alta, e perderia desempenho, pois ouvi falar que o cooler box é bem ruim. e não queria ter que gastar mais 200 conto em um outro cooler, o que vocês me dizem?

Postado

@Nz_- Os Cooler Box que acompanham os processadores geralmente conseguem manter um resfriamento aceitável, porém nada extraordinário. Costumo dizer que um bom sistema resfriamento é primordial, pois preserva os componentes e a estabilidade da máquina. 

No mercado você encontra WaterCooler de 120 mm por pouco mais de R$ 300,00 e, dependendo do modelo, até abaixo disto. 

No teu lugar eu faria o teste com o Cooler Box, veria como se comporta e depois resolveria se é necessário ou não uma outra solução de resfriamento.

Postado

@Nz_- Se você não deixar ele com o FPS destravado, pode mudar um recurso do Windows -  "plano de energia". Escolha equilibrado e personalize ele. Ache " Uso máximo do processador" ou algo similar e deixe em 90%. No meu caso ganhei quase 20 graus de temperatura. Só que nos jogos sempre travo a 60 FPS e isso tb ajuda. 

Postado
14 minutos atrás, Matheus Dutra disse:

@Nz_- O cooler box que vem com o processador já da conta ( se não fazer OC). . Mas de qualquer forma, cheque as temperaturas. Eu mesmo utilizo o cooler box padrão, e nunca passou dos 75 graus 

Com o 3600?

Postado
8 minutos atrás, Matheus Dutra disse:

2400g

Pse, eu vi um vídeo que até o 3500x, o cooler suporta dboa, mas quando chega no 3600 pra cima, (fica o mesmo cooler do 3500x) ele esquenta muitooo mais.

Postado
1 hora atrás, Nz_- disse:

Meu PC é um gabinete (https://www.pichau.com.br/gabinete-gamer-aigo-aquarius-preto-lateral-acrilico), tenho 3 ventoinhas (https://www.pichau.com.br/ventoinha-pichau-gaming-feather-120mm-verde-pgfea-green) 2 na frente, puxando ar pra dentro, e uma atrás empurrando pra fora... As outras peças não vem ao caso, mas...

Gostaria de saber se eu colocar uym R5 3600 a temperatura dele com cooler box (sem OC) ficaria muito alta, e perderia desempenho, pois ouvi falar que o cooler box é bem ruim. e não queria ter que gastar mais 200 conto em um outro cooler, o que vocês me dizem?

Seu gabinete  não é muito bom no quesito refrigeração, apesar de ter tantas fans o painel frontal é quase que totalmente fechado, isso já atrapalha muito a entrada de ar.
O ideal seria melhorar o fluxo de ar pois não é apenas o processador que sofre com altas temperaturas, existem componentes bem mais críticos como o circuito regulador de tensão da placa-mãe (Também chamado de VRM).

A ideia de um cooler de melhor desempenho é excelente, pois o cooler box foi projetado para atender a demanda de uso cotidiano.
Gammax 400 é uma ótima opção, custa 120 reais e entrega um desempenho excelente.

https://www.terabyteshop.com.br/produto/15086/cooler-para-processador-deepcool-gammaxx-400-v2-blue-120mm-intel-amd-dp-mch4-gmx400v2-bl

Postado
3 minutos atrás, NIGHT FALL disse:

Seu gabinete  não é muito bom no quesito refrigeração, apesar de ter tantas fans o painel frontal é quase que totalmente fechado, isso já atrapalha muito a entrada de ar.
O ideal seria melhorar o fluxo de ar pois não é apenas o processador que sofre com altas temperaturas, existem componentes bem mais críticos como o circuito regulador de tensão da placa-mãe (Também chamado de VRM).

A ideia de um cooler de melhor desempenho é excelente, pois o cooler box foi projetado para atender a demanda de uso cotidiano.
Gammax 400 é uma ótima opção, custa 120 reais e entrega um desempenho excelente.

https://www.terabyteshop.com.br/produto/15086/cooler-para-processador-deepcool-gammaxx-400-v2-blue-120mm-intel-amd-dp-mch4-gmx400v2-bl

O gabinete tem umas aberturas laterais na parte frontal, e sobre o cooler, não tava muito afim de gastar mais em cooler, porque o orçamento ta complicado...

Postado
8 minutos atrás, Nz_- disse:

O gabinete tem umas aberturas laterais na parte frontal

Esse é o problema "Algumas aberturas", quando o painel todo deveria estar aberto.

9 minutos atrás, Nz_- disse:

e sobre o cooler, não tava muito afim de gastar mais em cooler, porque o orçamento ta complicado...

Então espera o PC chegar, monta e testa, se não gostar do resultado você pensa no que fazer (Comprar um cooler, trocar o gabinete etc) simples.

Postado
32 minutos atrás, NIGHT FALL disse:

Esse é o problema "Algumas aberturas", quando o painel todo deveria estar aberto.

Então espera o PC chegar, monta e testa, se não gostar do resultado você pensa no que fazer (Comprar um cooler, trocar o gabinete etc) simples.

Gabinete comprei novo faz nem uns 2 meses... Então... Mas fico em dúvida, uns dizem que não vai esquentar ja outros que vai

Postado
6 minutos atrás, Nz_- disse:

Gabinete comprei novo faz nem uns 2 meses... Então...

Ser novo ou não, não tem a menor relevância.

7 minutos atrás, Nz_- disse:

Mas fico em dúvida, uns dizem que não vai esquentar ja outros que vai

Esquentar obviamente ele vai, estamos falando de um componente que dissipa calor, porém existem outros fatores que vão influência nisso como a região do país onde você mora, a época do ano, o local onde acomoda o gabinete, se o local é climatizado etc.
Segundo a AMD a temperatura máxima segura de operação para o R5 3600 é de 95ºC, porém é importante lembrar que quanto maior a temperatura, menor a eficiência e automaticamente menor o desempenho.

Então como já dito anteriormente, não precisa sofrer por antecipação, instale o hardware e utilize, se não ficar do seu agrado ou se tiver algum problema com as temperaturas, ai sim você estuda uma solução (Já que existem várias).

Postado
11 horas atrás, Nz_- disse:

Gabinete comprei novo faz nem uns 2 meses... Então... Mas fico em dúvida, uns dizem que não vai esquentar ja outros que vai

Tá de brincadeira... Só pela lógica dá pra saber. Se você mora em Campo Grande (MS), gosta de jogos pesados ou edição de vídeo e seu sistema de resfriamento é meia boca, seu gabinete vai parecer um forno a lenha. O mesmo setup nas Serras Catarinenses agora no inverno vai rodar de boa devido às baixas temperaturas . Um bom sistema que não custa caro e ter um gabinete com 3 fans na frente, 1 atrás e uns dois acima. Se o gabinete é zero ou não isso não importa pois ele tem que ser eficiente pra jogar o ar mais frio de fora e retirar o ar quente, pois além do aquecimento normal das peças os coolers da CPU e GPU retiram o calor deles mas os mantêm dentro do gabinete, e esse calor fica circulando e não deixa nada refrigerar. 

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

LANÇAMENTO!

eletronica2025-popup.jpg

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!