Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

@iDavi Seria muitíssimo mais amigável você colocar o modelo de cada componente, pois abrir cada página é chato pacas.

Já te adianto que por esse preço não justifica GTX 1650. Ou paga 1000 reais a mais e pega uma RTX 2060, ou paga 1000 a menos e pega uma RX 550. 

Isso se a pessoa não puder esperar baixarem os preços mais um mês.

Postado

@WOZ Dods De resto achas que o setup está tudo certo?

2 minutos atrás, WOZ Dods disse:

Seria muitíssimo mais amigável você colocar o modelo de cada componente, pois abrir cada página é chato pacas.

Ponho assim para mostrar certinho cada peça, mas vou ver se ponho os nomes certinhos.

Postado

O R5 3600 está 200 reais mais barato na Pichau.

O cooler está bom, a MB está ótima, a Fonte está boa (apesar dos frufru que devem ter seu custo, mas ok). O SSD é caro, promete desempenho que usuário doméstico simplesmente não vê por não ser a carga de trabalho que vai demandar tanto. Recomendo este no lugar: SSD Crucial P2, 500GB, M.2 NVMe, Leituras: 2300Mb/s e Gravações: 940Mb/s - CT500P2SSD8

Tem outras opções, mas é raro ver preço melhor que esse. Sobre o dissipador, para cargas de trabalho domésticas (mesmo jogos) não há necessidade desde que o gabinete seja bem ventilado. A temperatura de operação ideal é em torno de 40° e isso é fácil de obter só com a ventilação do gabinete.

Tudo parece ótimo, mas tem um grande problema no final. Bluecase é uma marca que sempre produziu produtos de má qualidade, para não dizer pior. Não recomendo aos inimigos para ter ideia. Hoje por preço similar você tem o aerocool Hive, mas ele não comporta o cooler escolhido. Alternativamente poderia investir um pouco mais no Aerocool One Frost ou no Cougar MX410 Mesh-G RGB. Outras alternativas de gabinetes deixo abaixo.

• Aerocool Aero 500G RGB BK - 155/374mm - 1F
    Aerocool Aero One - 161/327mm - 1F
    Aerocool Aero One Frost - 161/327mm - 4F
    Aerocool Aero One Mini - 161/327mm - 1F
    Aerocool Aero One Mini Frost - 161/327mm - 4F
    Aerocool Hive - 157/317mm - 1F a 4F
    Aerocool Ore Saturn - 155/371mm - 3F
    Aerocool Zauron Saturn - 166/325mm - 1F
    Cooler Master MasterBox K500 ARGB - 163/400mm - 3F
    Cooler Master MasterBox MB311L (mini) - 166/344mm - 2F
    Cooler Master Masterbox MB511 TG - 165/410mm - 1F
    Cooler Master Masterbox NR600 166/410 - 2F
    Corsair Carbide 275R Airflow - 170/370mm - 3F
    Corsair Carbide Series SPEC-DELTA - 160/330mm - 4F
    Corsair Carbide SPEC-04 - 150/370mm - 1F
    Corsair iCUE 220T Airflow - 160/300mm - 3F
    Cougar MX330-G - 155/350mm - 1F
    Cougar MX410 Mesh-G RGB - 165/300mm - 4F
    Deepcool E-Shield - 168/370mm - 1F
    Deepcool Matrexx 55 Mesh - 168/370mm - 0F
    Galax Nebulosa (Micro ATX) - 160/345mm - 0F
    Lian Li Lancool II Mesh RGB 176/384mm - 3F
    Thermaltake Comander C35 TG ARGB - 180/410mm - 3F
    Thermaltake Core X31 - 180/420mm - 2F
    Thermaltake Versa J24 - 160/330mm - 4F

Ps.: Tem opção de ventoinhas melhores também, da Deepcool, por bons preços na Kabum. Salvo engano tem até Kit de 3 ventoinhas Deepcool lá por 60 reais.

Postado

@iDavi negativo, o que importa é durabilidade e silêncio, coisa que o Deepcool XFan faz demais, além de que a diferença de RPM só vai fazer efeito em uns 2 ou 3 graus, mas caso seu amigo queira um fru fru, a custo de uma durabilidade um pouco menor tem o kit Pichau Wave, com 3 ventoinhas Pichau Wave + o controlador para colocar os coolers e controlar o RGB, por mim eu pegaria esse kit, a diferença entre eles não é tão grande e muita gente fala bem

• Curtir 1
Postado
23 minutos atrás, iDavi disse:

Refrigeração só se for geladeira ou freezer. Arrefecimento parece ser bom, mas tem que ver se a qualidade de fabricação também é boa. Me atenho a marcas consagradas por isso, pois é comum vermos gabinetes mal fabricados, com erros de design ou até circuitos do painel frontal pouco duráveis. O Gadit X é um gabinete amado pelos brasileiros. Não sei se atenderia minha perspectiva de qualidade por não ter montado nenhum PC até hoje com ele (o que por sinal gostaria de fazer que fosse apenas para atestar a qualidade, mas não posso arriscar a satisfação dos meus clientes só para isso). Hoje temos gabinetes de alta qualidade com preços similares, então me atenho a indicar o que sei com certeza que é bom, seja por que usei ou por que li reviews suficientes para confiar, independentemente da marca.

6 minutos atrás, iDavi disse:

@Pepse CFM e rpm desse é pior que o da rise... Isso não inporta bastante não?

Performance prometida e performance executada são coisas diferentes. Longevidade ainda é outra coisa mais alienígena ainda. Sempre me atenho a marcas confiáveis em ventoinhas por isso, pois passei anos tentando usar ventoinhas de marcas aleatórias (sim, já usei inúmeras) com resultados abaixo da pior expectativa em alguns casos. Ventoinhas de qualidade duram facilmente 5 a 8 anos sem qualquer ruído ou dificuldade de uso, mas ventoinhas de má qualidade duram 2 ou 3 e já começam a falhar. Tive que montar um PC com 12 ventoinhas medíocres (e o gabinete sequer suportava todas, então tinha duas auxiliares que modifiquei só para a GPU) só para entender o impacto financeiro que isso tem. Por vezes gastar 10 reais a mais pode te poupar de um mundo de transtorno e uma infinidade de dores de cabeça. Marcas que priorizam a qualidade ascendem a escada rapidamente se estiverem abaixo do preço médio. Se quiser atestar a qualidade de um produto, seja ventoinha, MB, GPU, PSU, etc., busque "reviews" do produto intencionado e leia com paciência e parcimônia. 

Enfim, hoje as marcas que eu gosto de indicar são as mais sólidas no mercado. Se quiser algo durável, sempre terá alternativas. Se quiser algo barato, também terá alternativas. A questão é conciliar as duas coisas.

12 minutos atrás, iDavi disse:

@Pepse CFM e rpm desse é pior que o da rise... Isso não inporta bastante não?

Depende muito do gabinete e da aplicação. Geralmente eu prefiro excesso de ventoinhas para evitar que todas tenham que rodar em altas velocidades para atingir a temperatura ideal. Com isso em mente, você pode priorizar o fluxo de ar elevado (que custa caro por sinal), a pressão estática (que também tem preço elevado), ou simplesmente optar pelas ventoinhas baratas e de qualidade em boa quantidade. O que mais importa é um fluxo de ar consistente e bem dimensionado ao meu ver, então não adianta colocar as melhores ventoinhas do mundo em um PC, em baixa quantidade, se o que você quer é baixo ruído e baixo custo. Sempre dá para colocar 4 ou 6 deepcool de baixo custo em um case e deixá-las todas rodando na metade da velocidade máxima, ou algo entre isso e o máximo, e não se preocupar mais com temperaturas enquanto o PC durar. Em contrapartida você pode colocar duas que custam muito mais e sempre se frustrar com o nível de ruído final. É tudo uma questão de equilíbrio e só experimentando se chega a um consenso. O meu consenso hoje é de que é melhor você ter ventoinhas de baixo custo, mas alta qualidade, em boa quantidade, com um fluxo equilibrado, do que qualquer outra mágica que as fabricantes prometam.

12 minutos atrás, Pepse disse:

@iDavi negativo, o que importa é durabilidade e silêncio, coisa que o Deepcool XFan faz demais, além de que a diferença de RPM só vai fazer efeito em uns 2 ou 3 graus, mas caso seu amigo queira um fru fru, a custo de uma durabilidade um pouco menor tem o kit Pichau Wave, com 3 ventoinhas Pichau Wave + o controlador para colocar os coolers e controlar o RGB, por mim eu pegaria esse kit, a diferença entre eles não é tão grande e muita gente fala bem

Eu tenho uma enorme dificuldade de indicar os produtos da Pichau pelo simples fato de que eles não declaram quem é o fabricante na maioria dos casos. Se declarassem seria ótimo, pois os produtos deles JAMAIS são fabricados por eles, só recebem uma etiqueta de acordo com a demanda, assim como tantos e praticamente todas as marcas brasileiras fazem (oi positivo/sony, estou excluindo vocês com enorme receio pelo contraste). Enfim, marca em roupas raramente é sinônimo de qualidade, em carros geralmente é, pois são produtos altamente especializados. Muitas pessoas ficam com receio de se ater a marcas quando comprando componentes para computador por que acreditam que são como roupas, mas não entendem que não existe uma única situação onde os dois possam ser comparados. Componentes são complexos, não dá para cortar curvas (cut corners) sem ter um impacto imediato e objetivo na percepção da clientela (exceto no caso da Apple, por que ela aparentemente é imune a todo tipo de inteligência social e sua clientela é a menos pensante, aparentemente). 

Enfim, prefiro ventoinhas, cases, MBs, GPUs, RAMs de marcas que tem compromisso com sua clientela. Não coloquei fontes no meio por que não conheço uma única marca que vende fontes que não tenha cometido um pecado capital em algum ponto de sua tragetória (oi Antec, eu te frago). 

• Curtir 1
Postado

@WOZ Dods bem, eu indico Pichau pois o que ela vende pelo preço é muito bom, como a Pichau Nidus, P501 e P631K, que são um dos melhores produtos do mercado pelo preço deles, mas obviamente tem coisas ruins que ela faz, mas em geral ela é muito boa e eu confio nela, é difícil encontrar alguém que comprou um produto Pichau e se arrependeu

• Curtir 2
Postado
7 horas atrás, Pepse disse:

@WOZ Dods bem, eu indico Pichau pois o que ela vende pelo preço é muito bom, como a Pichau Nidus, P501 e P631K, que são um dos melhores produtos do mercado pelo preço deles, mas obviamente tem coisas ruins que ela faz, mas em geral ela é muito boa e eu confio nela, é difícil encontrar alguém que comprou um produto Pichau e se arrependeu

Posso acrescentar a este comentário o fator concorrência, se a Pichau divulgasse o que faz dela uma marca competitiva no quesito preço, talvez deixariam de ter o prestígio que tem... eles tem buscado se destacar na América latina em um nicho específico que não recebia muita atenção por aqui e precisava receber como fontes, cadeiras, gabinetes e kits de arrefecimentos e mais recentemente em periféricos e se analisar a trajetória deles principalmente no quesito custo / benefício, eles tem feito um trabalho louvável.

Entendo o posicionamento do @WOZ Dods e de certa forma não discordo de sua opinião mas eu sempre procuro manter a mente aberta para novidades, aliás, nesse ramo tecnológico isso é uma constante e é necessário sempre estar testando e atestando a qualidade do que nos é ofertado, até mesmo as grandes lojas em si fazem isso, pois também é seu nome que está em jogo.

10 horas atrás, WOZ Dods disse:

Tudo parece ótimo, mas tem um grande problema no final. Bluecase é uma marca que sempre produziu produtos de má qualidade, para não dizer pior. Não recomendo aos inimigos para ter ideia.

Em uma primeira análise do material e construção do gabinete, ele não parece ruim, agora com relação a parte eletrônica como os botões, fios e leds, pode ter um fundo de verdade, porém não sabemos por exemplo se a Bluecase produziu ou remarcou uma construção de terceiros, mas o material do aço por exemplo é o mesmo padrão dos outros gabinetes, o vidro e o aço tem a mesma espessura de outros gabinetes na mesma faixa de preço, claro que tê-lo em mãos para realizar uma inspeção mais detalhada dá outra perspectiva sobre sua qualidade, mas em um primeiro momento não consigo falar mal dele.

Postado
7 horas atrás, RaposaFeroz disse:

Entendo o posicionamento do @WOZ Dods e de certa forma não discordo de sua opinião mas eu sempre procuro manter a mente aberta para novidades, aliás, nesse ramo tecnológico isso é uma constante e é necessário sempre estar testando e atestando a qualidade do que nos é ofertado, até mesmo as grandes lojas em si fazem isso, pois também é seu nome que está em jogo.

Tanto para este quanto o comentário seguinte a minha resposta será a mesma. Como trabalho com montagem de PCs para clientes, manutenção e afins, preciso sempre me focar nos componentes que tenho certeza de que vão funcionar corretamente, não causarão problemas prematuros e que deixarão o cliente satisfeito. No meu caso o nome que está em jogo é o meu, não o da marca ou da loja. Ocasionalmente eu faço sim testes em componentes diferentes, até por que muitos dos meus clientes fazem compras por indicações de outras pessoas antes de me contratar pela primeira vez para reparar ou fazer upgrade em seus PCs. Com isso já tive experiência com uma infinidade de componentes que eu pessoalmente sei que não são bons por participar de fóruns. Bluecase, Zotac, Kingston (em especial os SSDs), Zogis, e algumas várias outras marcas podem sim ter produtos muito bons, mas tem nome queimado no mercado por um excesso de produtos de baixa qualidade, durabilidade e confiabilidade. Já tive pilhas de componentes de marcas assim para descarte que queimaram prematuramente, sendo que em alguns casos o cliente poderia ter gasto apenas alguns poucos reais a mais e ter recebido um produto que duraria três vezes mais. Eu chamo isso de "o barato que sai caro" e minha maior preocupação é observar se há alguma alternativa mais confiável na mesma faixa de preço. A título de exemplo já montei PCs com os gabinetes Aigo e achei satisfatório, apesar de conseguir enxergar exatamente onde o fabricante economizou para ter o menor preço. 

Lembrando que eu não confio cegamente mesmo nas melhores marcas do mercado. Cooler Master, Gigabyte, MSI, ASUS, Corsair, Thermaltake, dentre tantas outras já tiveram seus "flukes" no passado, onde venderam produtos (e ainda vendem em alguns casos) de má qualidade. Eu não compraria, por exemplo, fontes thermaltake ou Gigabyte. Cooler Master comecei a comprar só por causa de uma ou duas linhas, mas todo o restante não é digno de confiança, e até a Corsair andou cometendo alguns erros inadmissíveis aqui no mercado brasileiro recentemente.

Enfim, tem que se manter justamente informado para evitar componentes de má qualidade, sendo que se o seu dinheiro é suado e você quer investi-lo bem, às vezes gastar um pouquinho a mais pode ser a diferença entre um PC que dura 8 anos sem dor de cabeça ou um que você terá que reparar constantemente, isso com um custo adicional que comumente supera em muito o valor que poderia ter sido desprendido em uma fonte, gabinete, placa-mãe, etc. melhores.

Gastar bem é gastar apenas uma vez.

• Curtir 2
Postado

@WOZ Dods Corretíssimo seu posicionamento, aliás, não quis afirmar que você não se permita conhecer algo novo, eu uso do mesmo conceito nos auxílio que me disponho a dar, porém resultando em setups ou peças que eu provavelmente compraria para mim (já que não tenho como testar por conta a maioria das peças atuais do mercado) com as devidas limitações impostas.

Eu me reciclo cada vez que faço um orçamento ou cada vez que os preços mudam, é um desafio e também um divertido passatempo^^

E opiniões existem para serem confrontadas / discutidas, se não fosse assim tudo seria igual no mundo, sem melhoras ou evoluções... este é um dos motivos que me atrai na tecnologia e sua capacidade de continuar otimizando, inovando e barateando um produto / software ou um conceito, é algo fascinante de se ver^^

• Curtir 2
Postado

@WOZ Dods @RaposaFeroz Qual fonte(tensão e modelo) sugerem para este setup?

Ele exatamente:

R5 3600

Gigabyte A520M DS3H

Ram 2x8 Team force 3600mhz

SSD adata swordfish 500gb

HD 1TB wd

Cooler box cooler Master MA410P

6X FAN RISEMODE

GPU GTX 1650 PNY 4GB

Gabinete pichau Gadit X RTB

Fonte ?

Postado

@iDavi Tensão é o que sai da tomada (110 ou 220), a potência é o que você quis dizer. Se quiser algo barato, pode ser a Pylon 450, 550 ou 650 (essa última está em promoção aqui por 399 reais). Se quiser algo bom pode ser a Leadex III 550W gold. O preço dela hoje é próximo dos 600 reais.

Esse setup consome pouco, uma de 450W segura com tranquilidade. 550 eu compraria só por que o preço é muito próximo e essa de 650 que indiquei é por que está em promoção. Seja como for, sempre use esta ferramenta para calcular o consumo: https://outervision.com/power-supply-calculator

Postado

@iDavi A leadex vai durar mais que a Pylon pela qualidade dos componentes internos, isso é certo. Além disso a Leadex é gold, então vai se pagar com o tempo na conta de luz. A qualidade de ambas é similar em outros aspectos e vão proteger seu PC muito bem.

Eu passei pra gold antes da pandemia e não volto mais.

• Curtir 1
Postado
10 horas atrás, iDavi disse:

@WOZ Dods @RaposaFeroz Qual fonte(tensão e modelo) sugerem para este setup?

Ele exatamente:

R5 3600

Gigabyte A520M DS3H

Ram 2x8 Team force 3600mhz

SSD adata swordfish 500gb

HD 1TB wd

Cooler box cooler Master MA410P

6X FAN RISEMODE

GPU GTX 1650 PNY 4GB

Gabinete pichau Gadit X RTB

Fonte ?

Como já comentado pelo nosso colega@WOZ Dods fontes boas de 500w+ já possuem folga para um conjunto que no máximo consumirá 300w.

As recomendadas até aqui seriam as melhores do mercado nacional mas caso fique complicado ficar com uma delas pelo seu alto valor, ainda existem boas opções 80 plus Bronze por até R$: 350.

Alguns exemplos seriam promoções da Pichau Nidus 500w, Corsair CX 450w, Corsair CV 550w, Seasonic S12III 500w, Redragon RGPS 500w e Mancer Thunder 500w (por ordem de preferência e qualidade).

• Curtir 2

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...