Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Alto uso da CPU


Posts recomendados

Boa tarde pessoal.

Estou com um problema que ja vi alguns relatos pela internet mas não consigo encontrar uma solução.
Meu computador fica com alto uso da CPU mesmo sem fazer nada, eu escuto a ventoinha acelerada, quando eu abro o gerenciador de tarefas aparece um serviço chamado "interrupções do sistema" com 100% e logo em seguida some e eu percebo que a ventoinha ficou silenciosa e caiu o uso da CPU.

Quando estou em algum jogo, sinto ele pesado, ao abrir o gerenciador de tarefas o jogo ja fica completamente mais liso.

Eu vi que poderia ser algum vírus de mineração mas eu ja rodei o Malwarebytes, coloquei pra scanear por rootkit e não deu em nada. Ja formatei achando que poderia ser algo que nem o malwarebytes pegou mas mesmo assim, sistema limpo e acontece a mesma coisa.

As vezes não aparece esse "interrupções do sistema" nos serviços mas o uso está alto igual, é só abrir o gerenciador de tarefas que fica normal. Não notei nenhum processo suspeito ou que esteja em alto uso.
Windows 10 (original e atualizado)
I7 7700k
GTX 1070 Ti
24GB RAM
Gigabyte B250M-D3H-CF

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Plissken Normalmente a questão de uso de CPU muito alto por conta do processo "Interrupções de sistema" está relacionado à drivers da placa de rede. 

 

Faça o seguinte teste: vá no gerenciador de dispositivos e desative as suas placas de rede, tanto a cabeada quanto a wifi, se tiver. Depois de desativar, verifique se o uso da CPU caiu. Se sim, pronto, tá aí o problema. 

 

Aí você vai me dizer: mas meus drivers estão atualizados!!! Aí é que está, muitos drivers atuais têm apresentado este problema. 

 

Se o problema for realmente referente à placa de rede, depois de constatar pelo teste que citei acima, eu indicaria procurar drivers mais antigos e instalar para testar. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Plissken Complementando o que o colega acima disse, se você não tiver baixado seus drivers diretamente do site do fabricante da placa-mãe, tente fazê-lo. Drivers baixados de outros lugares geralmente são problemáticos por si só. 

Além disso, sempre atualize seu Windows para a versão mais recente, pois esse tipo de bug pode ser resolvido com patches da própria microsoft. Sempre que atualizar e reiniciar, procure novamente para ver se tem mais alguma atualização, pois algumas são interdependentes, bem como observe as opcionais.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Plissken Acesse este link https://downloadcenter.intel.com/pt-br/download/25016/Ethernet-Driver-adaptador-de-rede-Intel-para-Windows-10

 

você verá que tem diversas versões para a tua placa de rede, faça o teste começando da mais antiga pra mais nova, pode ser que alguma versão destas resolva o problema. 

image.png.11e4ae0a8b54daa85fac7388c637f9e1.png

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Plissken Olha, pode até parecer estranho, mas talvez tenha algum malware/spyware rodando no teu sistema e você nem perceba. 

 

você não consegue identificar qual recurso está mais consumindo CPU quando a máquina fica lenta? 

 

Veja se por acaso você não identifica um processo chamado "data00.vji". É um candidato em potencial a causar este tipo de problema. 

 

Eu recomendaria você fazer uma varredura completa com o antívirus instalado no teu PC e em seguida com o Malwarebytes para eliminar esta possibilidade.

 

https://br.malwarebytes.com/mwb-download/thankyou

 

CUIDADO:  Este é um site não-Microsoft. A página parece estar fornecendo informações precisas e seguras. Fique atento aos anúncios no site que podem anunciar produtos frequentemente classificados como PUP (Produtos Potencialmente Indesejados). Pesquise cuidadosamente qualquer produto anunciado no site antes de decidir baixá-lo e instalá-lo.

 

Outra tentativa é seguir o que é explicado neste vídeo 

 

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu ja tinha passado o malwarebyte e não deu em nada.

Fazendo uns testes aqui eu desabilitei uma opção e parece que resolveu, vou ficar mais atento mas aparentemente eu senti uma melhora.

Nas opções do driver de rede tem Ativar com Magic Packet, eu desativei isso e reiniciei o PC, parece que resolveu.

Edit: Não resolveu kkkkkkk. Parece que só demorou mais tempo pra começar a aumentar o uso da CPU só.

Screenshot_1.png

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Plissken Entendo que esteja tentando resolver seu problema descobrindo sua origem. Pode ser tanta coisa que geralmente você vai gastar mais tempo tentando achar o problema do que resolvendo ele da forma mais simples que seria uma reinstalação do sistema integral. 

Se optar por essa rota, lembre-se da forma correta de instalar os drivers e também de não baixar programas de sites de download. Se quiser programas sempre baixe do site do desenvolvedor. O ninite.com te ajuda com os programas básicos do dia a dia e é seguro, fora ele não tem um único agregador de programas que conheço na web que não seja repleto de vírus. 

 

Ademais, se quiser uns toques bacanas para evitar ter que passar pelo processo todo de reinstalação do Windows quando isso acontecer, leia o tópico abaixo e aprenda a fazer um espelho/ghost do seu sistema. Isso leva 10 minutos para restaurar e você ainda mantém todas as suas customizações e programas mais importantes.

 

Lembrei de umas coisas que já vi algumas pessoas fazerem errado. Verifique antes de formatar só por desencargo de consciência:

  • Veja se tem backup programado no agendador de tarefas.
  • Observe se alguém instalou "folding@home" no seu PC.
  • Vá ao painel de controle e veja no menu "opções de energia" se você está no modo equilibrado, que é o correto.
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Cara, resolvi.
As opções de energia estavam em alto desempenho, isso eu mesmo mudei porque praticamente uso o PC só pra jogar e editar imagens. Mas vi no agendador de tarefas que tinha uma tarefa chamada ContentManagement, definida para repetir a cada 15 minutos. Eu desativei isso e ja era, sem aumento de uso da CPU.

Muito obrigado!

Ah, e interessante esse ninite.com, não conhecia.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

3 horas atrás, Plissken disse:

As opções de energia estavam em alto desempenho, isso eu mesmo mudei porque praticamente uso o PC só pra jogar e editar imagens.

Alto desempenho não aumenta, magicamente, o desempenho do seu PC. Só faz ele ficar ligado direto, gastar mais energia e durar menos, sério.

Bem vindo ao mundo de fantasia da micosoft.

3 horas atrás, Plissken disse:

Mas vi no agendador de tarefas que tinha uma tarefa chamada ContentManagement, definida para repetir a cada 15 minutos. Eu desativei isso e ja era, sem aumento de uso da CPU.

Muito obrigado!

Que bom que achou e resolveu.

3 horas atrás, Plissken disse:

Ah, e interessante esse ninite.com, não conhecia.

Para quem formata PCs para viver é vida. Me poupa muito trabalho e mantém os PCs com as versões mais atualizadas de programas, o que é sempre bem vindo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!