Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Tenho um SSD M.2 Corsair MP510(Gen3 x4) de 480 GB onde está instalado o sistema operacional (Win10) e os programas. A placa-mãe é uma gigabyte Z97X SLI. o processador um i7 4790K.

Ocorreu que do nada o PC reiniciou. Aí depois do boot apareceu aquela tela que não encontrou o disco. Reiniciei novamente, aí parecia que ia entrar no Windows, mas deu uma tela azul...depois disso novamente a msg que não encontrou o disco.

Tirei o SSD limpei e recoloquei...nada, continuou a mesma situação.

Entrei na BIOS e o drive onde estava o SSD não aparece mais na lista, só os outros HDs, que não tem SO instalado.

Resolvi então colocar o SDD no adaptador e plugar numa porta USB.

Reiniciei o PC, dei F12 para selecionar o drive (USB) para o boot.

Entrou na tela de recuperação do sistema.

Tentei quase as opções avançadas de recuperação, nenhuma funcionou.

Tentei também voltar a um ponto de restauração...iniciei o processo depois de um tempo apareceu como "concluído" mas ficou travado nessa tela e não saía mais...acabei desistindo e reiniciei o PC

Resolvi optar por fazer uma instalação (recuperação) limpa, onde seriam apagados todos os arquivos.

O processo iniciou e escolhi a opção de instalar fazendo download do Windows...porém quando o download atingiu 65% não progrediu mais e ficou assim por umas duas horas ou mais...novamente desisti e desliguei o PC

Por fim coloquei o adaptador, com o SSD, no meu notebook...nele consigo acessar o drive e verifico que o dispositivo está acessível, ou seja, consigo abrir e copiar os arquivos lá instalados.

Então optei por fazer a Verificação do Disco nas Ferramentas de verificação de erros. Estes procedimentos está sendo realizado há horas e praticamente não anda.

Estou sem saber o que fazer...pensei em formatar o SSD pelo notebook mas fico com receio de que quando colocar o disco novamente na placa ele não aparecer na BIOS...Poderia ser algum problema no suporte do SSD da placa?

Por favor, agradeço a quem puder me orientar.

Postado

@clhard eu recomendaria fazer uma formatação Zero Fill, e após fazer uma varredura com o HD Tune na aba "Error Scan" ou programa similar.

nessa varredura, ele te mostrará possíveis danos se houver no SSD ou HD. 

é demorado dependendo da capacidade de armazenamento de cada item, mas te mostrará possíveis defeitos no hardware.

dependendo da localização, "se houver" dos defeitos (erros), poderá afetar o SO como um todo, ou a inicialização dele.

Postado
Em 17/07/2021 às 18:57, Ricardo A. Cardoso disse:

@clhard eu recomendaria fazer uma formatação Zero Fill, e após fazer uma varredura com o HD Tune na aba "Error Scan" ou programa similar.

nessa varredura, ele te mostrará possíveis danos se houver no SSD ou HD. 

é demorado dependendo da capacidade de armazenamento de cada item, mas te mostrará possíveis defeitos no hardware.

dependendo da localização, "se houver" dos defeitos (erros), poderá afetar o SO como um todo, ou a inicialização dele.

Boa tarde Ricado e obrigado pelas orientações.

Infelizmente sua mensagem foi pra caixa de spam e eu só tomei conhecimento hoje...ocorre que eu acabei formatando o SSD e reinstalei o SO...está funcionando direito...uma pena que eu tive que reinstalar todos os programas que eu tinha e estava querendo evitar isso...mas td bem, valeu pela informação...já fica o conhecimento para uma próxima.

Em 17/07/2021 às 19:09, Ricardov disse:

Use o utilitário de diagnóstico do fabricante.

Obrigado Ricardov, expliquei na msg acima o motivo de não ter visto a msg de vcs antes...novamente obrigado

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...