Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Partes pra PC gamer Windows XP


Posts recomendados

O título é meio estranho, mas ja tenho uma máquina com partes mais recentes. porém, eu queria montar uma máquina dedicada a jogos mais antigos. De 2010 pra trás e decidi que queria utilizar o Windows XP como sistema operacional, porém tenho algumas duvidas. A configuração que pensei é a seguinte:

 

Processador: AMD Phenom X4 955

 

placa-mãe: ASRock 760GM-HD AM3/AM3+

 

memória RAM: Corsair Vengeance 1600mhz DDR3

 

Fonte: Deepcool 600w 80 plus  Bronze DA-600

 

Placa de video: (a decidir ainda)

 

Armazenamento: 1ssd 240gb(pro sistema) + 1hdd de 1tb

 

Gabinete: Sharkoon Mid-ATX VS7 Preto

 

Agora as dúvidas que tinha:

1- a placa-mãe escolhida aguente processadores FX? Se sim, qual seria o melhor modelo FX pra essa placa-mãe? Ou devo continuar com o Phenom que escolhi?

2- Qual placa de video seria melhor pra essa configuração? Eu queria fazer um conjunto completo send AMD

3- Da pra utilizar watercooler nesses processadores mais antigos ou somente air cooler?

4- A tensão da fonte é suficiente ou devo pegar uma fonte mais forte?

5- essa memória RAM é compatível com minha placa-mãe? 

6- Essa placa-mãe é boa pra um conjunto AMD? Ou existem outro modelos melhores?

 

98041_1534428089_index_g.jpg

images (5) - 2021-07-16T210705.927.jpeg

760GM-HD(M1).png

images (5) - 2021-07-16T210854.385.jpeg

fonte-deepcool-da600n-01.png

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 hora atrás, BoxDroid disse:

Processador: AMD Phenom X4 955

placa-mãe: ASRock 760GM-HD AM3/AM3+

memória RAM: Corsair Vengeance 1600mhz DDR3

Fonte: Deepcool 600w 80 plus  Bronze DA-600

Placa de video: (a decidir ainda)

Armazenamento: 1ssd 240gb(pro sistema) + 1hdd de 1tb

Gabinete: Sharkoon Mid-ATX VS7 Preto

 

Por curiosidade, quanto vai pagar nesse kit?

 

1 hora atrás, BoxDroid disse:

O título é meio estranho, mas ja tenho uma máquina com partes mais recentes. porém, eu queria montar uma máquina dedicada a jogos mais antigos. De 2010 pra trás e decidi que queria utilizar o Windows XP como sistema operacional, porém tenho algumas duvidas. A configuração que pensei é a seguinte:

 

Se não me engano Windows xp não da suporte a processadores com 4 núcleos, pra usar um Phenom vai precisar de um sistema mais moderno (No mínimo Windows 7).

 

1 hora atrás, BoxDroid disse:

Agora as dúvidas que tinha:

1- a placa-mãe escolhida aguente processadores FX?

 

Sim, é compatível com AM3 e AM3+.

 

1 hora atrás, BoxDroid disse:

Se sim, qual seria o melhor modelo FX pra essa placa-mãe? Ou devo continuar com o Phenom que escolhi?

 

Vai depender de quanto vai pagar, FX é bem ruim se comparado aos Phenom.

 

1 hora atrás, BoxDroid disse:

2- Qual placa de video seria melhor pra essa configuração? Eu queria fazer um conjunto completo send AMD

 

Placa de vídeo ser AMD não faz nenhuma diferença, a placa no entanto depende de quanto quer gastar nela.

 

1 hora atrás, BoxDroid disse:

3- Da pra utilizar watercooler nesses processadores mais antigos ou somente air cooler?

 

Da, só não vale a pena.

 

1 hora atrás, BoxDroid disse:

4- A tensão da fonte é suficiente ou devo pegar uma fonte mais forte?

 

O kit mal consome 150w, essa fonte de 600 já é um completo exagero.

 

1 hora atrás, BoxDroid disse:

5- essa memória RAM é compatível com minha placa-mãe? 

 

Sim, qualquer memória que seja DDR3 é compatível.

 

1 hora atrás, BoxDroid disse:

6- Essa placa-mãe é boa pra um conjunto AMD? Ou existem outro modelos melhores?

 

Melhores existem inúmeras, mas essa já atende.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bom, pra um PC jogos até 2010, o melhor sistema seria o Windows 7 e não o Windows XP, o Windows XP seria melhor para games até 2006/2007. Também acho que seria melhor uma configuração LGA 775 com um processador Core 2 Duo. Por ser uma configuração muito mais popular, terá facilidade para encontrar peças mais facilmente. Um Core 2 Duo no Aliexpress custa 20 reais, você deve achar uma placa-mãe usada bem barata também por R$100 ou menos. 

 

Respondendo às perguntas:

 

1-Já vi vários problemas entre processadores FX e algumas placas-mãe com esse chipset, mas não sei em relação a esse modelo em específico. De qualquer forma, para jogos até 2010, qualquer processador com mais de 4 núcleos é um baita exagero, pois todos dos jogos da época rodavam bem em processadores dual-core, até alguns anos depois ainda rodavam.

 

2-Na verdade depende. Se for pegar uma placa boa pra época, pode ser que encontre um modelo ineficiente energeticamente, enquanto modelos mais novos com mesmo desempenho e menor consumo, podem apresentar incompatibilidade com Windows XP, por isso seria melhor ir de Windows 7.

 

3-Existem vários air cooler e water coolers compatíveis com AM3, basta verificar as especificações. Um bom air cooler deve ser suficiente para esse processador.

 

4-A potência (e não tensão) da fonte é até exagerada, o ideal seria um modelo de 400W.

 

5-Provavelmente deve funcionar sim. Mas o processador trabalha por padrão com memória DDR3 1333MHz, então pode pegar uma dessa frequência mesmo.

 

6-Se você estiver comprando nova, como estou pensando, é praticamente a única disponível, mas eu não acho que vale o investimento, está custando muito.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@NIGHT FALL

Eu tinha feito alguns cálculos aqui de quanto seria, e deu mais ou menos uns 2500 reais sem incluir a placa de video que não achei um modelo bom ainda. Mas uma RX550 seria boa? Uma de 2gb de memória ou de 4gb? 

 

Eu não sabia dessa parte dos 4 núcleos serem incompatíveis com Windows XP. Então talvez vou ter que usar o Windows 7 nele, mas obrigado por explicar esse detalhe.

 

 

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

5 horas atrás, BoxDroid disse:

@NIGHT FALL

Eu tinha feito alguns cálculos aqui de quanto seria, e deu mais ou menos uns 2500 reais sem incluir a placa de video que não achei um modelo bom ainda.

 

Com 2500 você monta um Kit Amd Ryzen, um kit Intel Core ou até mesmo um Kit Intel Xeon, todos eles são melhores que o Phenom, mais atuais e com possibilidade de upgrade, talvez fosse interessante cogitar também essa possibilidade.

Pagar 2500 em um kit phenom é bem caro.

 

5 horas atrás, BoxDroid disse:

Eu não sabia dessa parte dos 4 núcleos serem incompatíveis com Windows XP. Então talvez vou ter que usar o Windows 7 nele, mas obrigado por explicar esse detalhe.

 

Pra jogos leves é sim um boa placa, tanto ela quanto a Gt 1030.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@NIGHT FALL

Bem inicialmente eu queria montar um set AMD ja que minha maquina principal já uma que utiliza processador intel, então eu queria experimentar um pouco o lado da AMD.

 

Mas suponhamos que eu monte uma maquina Intel com o mesmo intuito, jogos de 2010 pra trás. Qual configuração você recomendaria? 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 17/07/2021 às 18:56, BoxDroid disse:

@NIGHT FALL

Bem inicialmente eu queria montar um set AMD ja que minha maquina principal já uma que utiliza processador intel, então eu queria experimentar um pouco o lado da AMD.

 

Escolher pela marca pode te faze perder custo benefício.

 

Em 17/07/2021 às 18:56, BoxDroid disse:

Mas suponhamos que eu monte uma maquina Intel com o mesmo intuito, jogos de 2010 pra trás. Qual configuração você recomendaria? 

 

Um kit xeon.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

 

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!