Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Fluido para water cooler, qual usar?


Posts recomendados

Galera, bom dia. Me tirem duas duvidas por favor. Estou montando um sistema de refrigeração liquida custom apenas para processador. Já tenho bloco, mangueiras, radiador de 240mm, fittings e bomba/reservatório de 65mm. Não que meu processador precise, mas fiz basicamente pela estética. Está faltando apenas o fluído. Aí estou na duvida. Qual usar? Compro pronto? Faço em casa? Dos comprados prontos, vejo muito da Hexa Pro e da Thermaltake T1000. Da Thermaltake, em teoria, é mais confiável, apesar de te achado uma review gringa do cara reclamando que o T1000 criou tanta borra que ele teve que jogar o sistema fora.

Outra duvida, para esse sistema simples que estou montando, um litro basta?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Grande maioria dos fluídos possuem "Álcool" para reduzir problemas de oxidação, obstrução e aumento do ponto de ebulição. É semelhante aos utilizados em sistemas de carro, só que no sistema de water cooling a temperatura geralmente não é superior ao ponto de ebulição da água.

 

Os prontos ou específicos para computador tem a vantagem estética, muitos deles vem com aditivos que reagem com luz ultravioleta, ou mesmo possuem coloração específica. Eu já utilizei os para carro sem grandes problemas de marcas conhecidas, como o Paraflu e não tive problemas com oxidação, mas ele perde a cor em contato com a luz UV (provavelmente, deve reduzir a proteção).

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

16 minutos atrás, dwatashi disse:

Grande maioria dos fluídos possuem "Álcool" para reduzir problemas de oxidação, obstrução e aumento do ponto de ebulição. É semelhante aos utilizados em sistemas de carro, só que no sistema de water cooling a temperatura geralmente não é superior ao ponto de ebulição da água.

 

Os prontos ou específicos para computador tem a vantagem estética, muitos deles vem com aditivos que reagem com luz ultravioleta, ou mesmo possuem coloração específica. Eu já utilizei os para carro sem grandes problemas de marcas conhecidas, como o Paraflu e não tive problemas com oxidação, mas ele perde a cor em contato com a luz UV (provavelmente, deve reduzir a proteção).

 

 

Bem, meu sistema não usa luz UV. Então é mais interessante usar uma solução de paraflu veicular?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Se não tem a desvantagem do UV e deseja algo seguro o paraflu é uma boa opção. Melhor pode ser subjetivo, porque pode ser que algum desses produtos venha com informando algum aditivo xyz, mas posso informar que utilizei durante uns 3 anos no water e não tive problemas. Mas optei por ela também porque utilizei nos carros durante 3 anos e também não tive problemas. (Meu raciocínio foi que no carro o sistema é muito mais exigido, tem muito mais troca de calor e não tive problemas de corrosão, mesmo com diferentes metais. Porque não seria seguro utilizar no water cooler?)

 

Outra que como o volume é menor no WC, um frasco dava pra trocar tudo nos intervalos de 18 meses mais ou menos.

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

33 minutos atrás, dwatashi disse:

Se não tem a desvantagem do UV e deseja algo seguro o paraflu é uma boa opção. Melhor pode ser subjetivo, porque pode ser que algum desses produtos venha com informando algum aditivo xyz, mas posso informar que utilizei durante uns 3 anos no water e não tive problemas. Mas optei por ela também porque utilizei nos carros durante 3 anos e também não tive problemas. (Meu raciocínio foi que no carro o sistema é muito mais exigido, tem muito mais troca de calor e não tive problemas de corrosão, mesmo com diferentes metais. Porque não seria seguro utilizar no water cooler?)

 

Outra que como o volume é menor no WC, um frasco dava pra trocar tudo nos intervalos de 18 meses mais ou menos.

 

 

valeu pela dica. Vou ver o que faço.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 1 ano depois...

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

 

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!