Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Se apenas um pino for quebrado ou parcialmente quebrado em uma placa-mãe socket intel, a mesma ainda funciona? E digo o mesmo de processador AMD.

Assim, recentemente estou com uma placa-mãe, e a mesma não reconhecia os 4 canais de memórias, fora dito que funcionara antes, daí foi feita um tentativa de pôr um processador, o mesmo apresentou defeitou e não ligou a máquina. Daí então, fora dito que não reconhecia 2 canais [A .., B... ]. Então peguei a placa-mãe e analisei e vi que parecia um pino entortado, tentei desentortar e parcialmente quebrou ou quebrou mesmo, ficou apenas um ponta. Então disse: Já era! Mesmo assim tentei, e o processador socket Intel funcionou bem por horas.

Foi feito teste de stress e aparenta está bem.

Até a onde pode ser usado uma placa-mãe assim?

Postado
  Em 01/08/2021 às 16:30, Gonçalo Armando disse:

Se apenas um pino for quebrado ou parcialmente quebrado em uma placa-mãe socket intel, a mesma ainda funciona? E digo o mesmo de processador AMD.

Expandir  

Mesma resposta pra ambos: depende da função do pino..

Uma parte dos pinos, de ambos os soquete é terra, ou seja, sem função.. Nesse caso, alguns quebrados, em tese, não influem no funcionamento.. Ou pode acontecer de partes da placa-mãe, não funcionarem, como slots de RAM ou até o slot PCI-EX principal, já que ambos são controlados pela CPU, hoje em dia.. Acho que só não ligaria, caso seja pino de alimentação ou algum sinal entre CPU e PCH (chipset)..

• Curtir 1
Postado
  Em 01/08/2021 às 17:42, Gonçalo Armando disse:

Mas é muito comum esses pinos quebrarem? Dá aquele peso na consciência sabe?

Entrei a placa-mãe assim e disse que estava 'OK' e agradeceu muito.

Expandir  

99% das vezes tem dedo humano nisso.. Não sei se, por uso contínuo ou agente externo (tipo maresia), eles podem quebrar dentro do soquete, sozinhos..

Postado

@RS Faria E numa viagem pelos correios podem danificar mesmo com aquela proteção do socket?

Vou dizer para comprar outra placa-mãe. Não sei até onde isso pode influenciar.

Fiz teste de estresse e não desarmou, apenas sentir o clock meio baixo, mas acho que é normal.

Fui tentar desentortar numa placa-mãe de um conhecido também com i7 4790k e aparentemente resolveu quando aparentemente quebrou parcialmente uns dos pinos, não falei sobre os pinos parcialmente quebrado. Acho que devo falar para ser mais autêntico possível? Acho que é o caminho é esse.

Sei que deu um alívio nele, pois o mesmo não estava em momento para comprar uma placa-mãe usada.

Postado

@RS Faria Então entreguei em funcionamento e estressei a capacidade da máquina e aparentemente bem.

Qualquer problema que sugir, vai sugerir que é esse pino faltante. Já falei sobre o pino, está dizendo que o clock diminuiu por isso, que tensão oscila e o clock também.

Será que ele deve se preocupar ou segue o jogo? Ele me disse que quando virara o PC era um dor de cabeça para o PC reconhecer os pentes, agora nem acontece muito disso mais.

Então mandei ele ficar de boa, até que surja um problemão.

@RS Faria Falta desses pinos podem reduzir o clock?

@RS Faria Então pelo que parece é terra, após detecta os 4 slots de RAM e passa no teste.

Postado
  Em 01/08/2021 às 22:36, Gonçalito_ disse:

Qualquer problema que sugir, vai sugerir que é esse pino faltante. Já falei sobre o pino, está dizendo que o clock diminuiu por isso, que tensão oscila e o clock também.

Será que ele deve se preocupar ou segue o jogo? Ele me disse que quando virara o PC era um dor de cabeça para o PC reconhecer os pentes, agora nem acontece muito disso mais.

Expandir  

Pode ser o pino faltante, pode ser mau-contato do pino.. Sem saber o que ele faz, não tem como saber..

Normal variar, mas depende do quanto..

• Curtir 1
Postado

@RS Faria Os pentes após que tentou pôr um novo processador parou de reconhecer os dois canais de memórias. Daí tentou desentortar e "parcialmente" e logo voltou funcionar todos os slots de Rams.

Já peguei PC com tudo estável: Tensão e clock.

O clock está de 4.30 até 4.37, com turbo boost ativo. Normal?

Como é aí no seu? Apenas para dá um conferida

Postado

@RS Faria Até onde isso pode influenciar em si na experiência do PC? Vai que esteja lá jogando aquele game boladão e do nada apagar 😑

Já viu ou teve experiência de pinos Intel? Bem que eles poderiam ter um melhor acabamento para evitar isso da natureza humana. Tanto da AMD e Intel é suscetível a empinar ou quebrar "parcialmente"

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Mostrar mais  

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

Mostrar mais  
  • Criar novo...

LANÇAMENTO!

eletronica2025-popup.jpg

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!