Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Ola, ultimamente eu comprei um computador novo e logo após comprar descobri de que é muito comum pessoas terem problemas relacionados a umidade nas placas mães principalmente nas da amd Ryzen. ( eu vivo em uma cidade a 30 km do litoral bem perto de são paulo na regiao serrana, aqui tem muita nevoa e o inverno é cheio de chuva e umido)

Dai veio a ´´solução´´ popular de que é usar o secador de cabelo para ligar a maquina, eu que ainda não tenho este problema, não quero estar sujeito a estragar minha tão querida e nova placa com um secador ou umidade, eu quero evitar o problema pela raiz.

com isso em mente eu estive pensando em soluções para este problema, silica gel,cloreto de calcio, sal grosso, limpeza recorrente da placa, cobrir o PC após desligar e etc

mas a ideia que me pareceu mais eficaz é uma que vi ninguem usando e eu irei apresentar e tentar tirar algumas duvidas para saber se é ou não uma boa ideia.

minha ideia é o seguinte, colocar um desumidificador, considerado barato, (ele aspira 300ml por dia a uma umidade relativa de 80%) embaixo do PC, e uma caixa para criar uma ´´quartinho seco´´ onde que o ar la dentro será seco para que o PC possa respirar com pouca umidade. tambem irei comprar um higrometro e colocar dentro do gabinete para ver os niveis

aqui vai um desenho (dos piores logico kkkkkkkk, desculpa por minhas habilidades no paint)

image.png.921d5175e8998b9d95605652f38aa85a.png

o desumidificador seria um desses que segundo a capa ele desumidifica 20 metros quadrados. : https://www.americanas.com.br/produto/2271247769?opn=YSMESP&sellerid=33300082000000&tamanho=Eu Plug

mas ai vai os seguintes possiveis preocupações com este projeto

por tirar 500ml no dia, sera que ele não daria oxigenio seco suficiente para o PC ? bom se sim, a ajuda dele seria grande ou então não mudaria nada ?

metodos como usar cloreto de calcio e etc seriam mais efetivos que este ?

o ar que sai dele é mais quente, ou continua como o ambiente ?

bom, de suas opiniões por que estou disposto a gastar nisso e não quero fazer um mal investimento.

Postado

@Rau Joselito mano eu moro na praia e nunca tive ou vi problema direto de umidade na placa-mãe dos meus computadores, só de notebooks que se sabe que foi derramado algo em cima, o mais simples é, não deixar no chão, deixa sempre em cima de algo, e não deixar em cantos abafados, e se você for muito neurótico, compra aqueles potinhos anti mofo que enxem de agua depois de umas semanas, já é mais que o suficiente, fora que só vai precisar no inverno.

Postado

@Rau Joselito Muito trabalho e investimento pra pouco resultado. Muito mais fácil colocar um filtro de ar de espuma nos locais onde as fans sopram ar pra dentro do gabiente e colocar saquinhos de sílica pra absorver a umidade, isso já resolve quase que 100%.

Postado

@NIGHT FALL mas isso não impede a passagem de ar ? pode me indicar um filtro pf ? manda o link pf

@NIGHT FALL simples, as placas AM4 pifam MUITO facilmente com pouco contato com umidade, sério, só pesquisar, a muitos casos de pessoas que não tem a placa a 5 a meses e ja depende de secador para ligar ela

@Paulo Ricardo Lauxen quantos metros acima do chão eu deixo o PC ?

Postado
16 minutos atrás, Rau Joselito disse:

@NIGHT FALL mas isso não impede a passagem de ar ? pode me indicar um filtro pf ? manda o link pf

Seriam filtros com esses.

https://www.eletropecas.com/Produto/filtro-de-ar-para-microventilador-grm120-30

Porém pesquisando mais creio que você encontre apenas o filtro para comprar (Sem a armação plástica).

20 minutos atrás, Rau Joselito disse:

simples, as placas AM4 pifam MUITO facilmente com pouco contato com umidade, sério, só pesquisar, a muitos casos de pessoas que não tem a placa a 5 a meses e ja depende de secador para ligar ela

Absolutamente nenhum sentido nessa afirmação. Placas para processadores amd são exatamente iguais as placas destinadas a processadores intel, inclusive são os mesmos fabricantes, o que muda é apenas o Chipset.
Fora que essa ideia de secador pra ligar não tem nenhuma relação com umidade.

21 minutos atrás, Rau Joselito disse:

quantos metros acima do chão eu deixo o PC ?

Isso também não faz nenhum sentido, pode colocar o PC pregado no teto, vai pegar umidade do mesmo jeito, aliás se fosse esse o caso forro de gesso e telhado não mofaria devido ao excesso de umidade,  indicação sem nenhum fundamento.

• Curtir 1
Postado
9 minutos atrás, NIGHT FALL disse:

Absolutamente nenhum sentido nessa afirmação. Placas para processadores amd são exatamente iguais as placas destinadas a processadores intel, inclusive são os mesmos fabricantes, o que muda é apenas o Chipset.
Fora que essa ideia de secador pra ligar não tem nenhuma relação com umidade.

@NIGHT FALL 99% das placas que tem esse problema é com AMD incrivelmente a intel não tem esse problema, basta pesquisar, eu sei que parece tosco, só pesquisar e ver quantos casos de ´´secador de cabelo´´ ligando computador após um dia chuvoso tem, são centenas de casos

12 minutos atrás, NIGHT FALL disse:

Isso também não faz nenhum sentido, pode colocar o PC pregado no teto, vai pegar umidade do mesmo jeito, aliás se fosse esse o caso forro de gesso e telhado não mofaria devido ao excesso de umidade,  indicação sem nenhum fundamento.

mas a agua por ser mais densa que o ar, ela não desceria pra baixo ?

Postado

@Rau Joselito Se a casa for de madeira, é bom não deixar diretamente no chão, pois dependendo de como a casa foi construída, acumula muita umidade embaixo dela, e logicamente vai passar um pouco, por ser de madeira, pra o que tiver perto, mas não é questão de metros, é só colocar em cima de alguma bancadinha qualquer coisa, mas não é como se fosse realmente mudar algo, é só pro caso de você ser neurótico mesmo, mas repetindo, não é algo que vai acontecer, teu PC vai estar dentro de casa provavelmente dentro de um gabinete, e bem, quem projetou uma placa-mãe estava ciente da umidade no ar

Postado
11 minutos atrás, Rau Joselito disse:

@NIGHT FALL 99% das placas que tem esse problema é com AMD incrivelmente a intel não tem esse problema, basta pesquisar, eu sei que parece tosco, só pesquisar e ver quantos casos de ´´secador de cabelo´´ ligando computador após um dia chuvoso tem, são centenas de casos

@Rau Joselito Já chegaram casos assim aqui no fórum, porém isso não parece ter nenhuma com umidade, até porque um dia chuvoso não é capaz de "molhar" o hardware dessa maneira a ponto de provocar esse tipo de problema.

Postado
3 minutos atrás, Paulo Ricardo Lauxen disse:

@Rau Joselito Se a casa for de madeira, é bom não deixar diretamente no chão, pois dependendo de como a casa foi construída, acumula muita umidade embaixo dela, e logicamente vai passar um pouco, por ser de madeira, pra o que tiver perto, mas não é questão de metros, é só colocar em cima de alguma bancadinha qualquer coisa, mas não é como se fosse realmente mudar algo, é só pro caso de você ser neurótico mesmo

bom, o chão do meu quarto é de madeira, então devo considerar isso

3 minutos atrás, NIGHT FALL disse:

@Rau Joselito Já chegaram casos assim aqui no fórum, porém isso não parece ter nenhuma com umidade, até porque um dia chuvoso não é capaz de "molhar" o hardware dessa maneira a ponto de provocar esse tipo de problema.

pior que sim cara, tambem no forum adrenalina e no youtube grande parte dos relatos é após a chuva ou então a pessoa que vive no mar

e tambem ha de se considerar que eu vivo em uma cidade com muita nevoa e umidade, o ar aqui é otimo pro pulmão , mas pro PC, seila

Postado

@Rau Joselito Sim minha casa é de madeira, e é levantada do chão, obviamente, mas não tem uma "fundação", então quando chove, vai muita agua pra debaixo dela, meu quarto tem que sempre ter os potinho de anti mofo nos canto se não mofa tudo as roupas no inverno kkk, mas nunca causou problema no PC, e eu também moro na praia, no sul ainda.

Postado

@Rau Joselito Sim euhausha, mas se você tiver neurótico, só poe o gabinete em cima de uma estante ou em cima da mesa mesmo e compra os potinhos... e quem sabe os filtros que o night fall citou... Sobre maresia, a 30km de distância você não precisa se preocupar, eu to a 2 e nunca tive problema em nenhum eletrodoméstico também.

Postado

@Rau Joselito então no pico do inverno você enxe de caixinha anti mofo, poe silica até dentro do gabinete uahuahusa, mas é isso, se teu quarto tem chão de madeira, a umidade e o mofo passam fácil, só deixar meio levantado, e manter limpo... os materiais de limpeza costumam dar conta, principalmente os com alcool, eu costumo limpar o chão do meu quarto com agua sanitaria mesmo, ou querosene quando vou fazer faxina pesada, que é pra matar todos os fungo de mofo mesmo

Postado

@Rau Joselito Cara, acho que aquele potinho com um filtro, que se enxe de agua depois de um tempo, não solta resíduo, mas obviamente não é boa ideia por ele dentro do gabinete. No gabinete você poe os saquinhos de silica, outra coisa que aprendi com minha mãe e funciona, pra tirar a umidade do ar, ela usava muito pra secar o banheiro quando ficava muito umido depois do banho, é você pegar o alcool 92 por numa panela uma quantia sei la 200mls, no chão, obviamente longe de qualquer coisa, e não em cima de tapete (ja cometi esse erro e o tapete derreteu) e poe pra queimar, além de que esquenta bastante o ambiente pro inverno, ainda queima toda a umidade, só não vai se trancar no quarto com isso porque você vai morrer sufocado

Postado

@Paulo Ricardo Lauxen

2 minutos atrás, Paulo Ricardo Lauxen disse:

@Rau Joselito Cara, acho que aquele potinho com um filtro, que se enxe de agua depois de um tempo, não solta resíduo, mas obviamente não é boa ideia por ele dentro do gabinete. No gabinete você poe os saquinhos de silica

acho aqueles saquinhos  pequenos e quase nada efetivo, melhor comprar o quilo mesmo

2 minutos atrás, Paulo Ricardo Lauxen disse:

@Rau Joselito  ela usava muito pra secar o banheiro quando ficava muito umido depois do banho, é você pegar o alcool 92 por numa panela uma quantia sei la 200mls, no chão, obviamente longe de qualquer coisa, e não em cima de tapete (ja cometi esse erro e o tapete derreteu) e poe pra queimar, além de que esquenta bastante o ambiente pro inverno, ainda queima toda a umidade, só não vai se trancar no quarto com isso porque você vai morrer sufocado

solta um peido e o quarto explode, que legal

Postado

@Rau Joselito sim obviamente, você poe num canto do quarto afastado de tudo inclusive da parede, se seu quarto for muito pequeno, ai não dá, melhor colocar no meio da cozinha e torcer pra ter efeito no quarto huahuea, mas ai também, um desumidificador não é tão caro,  e seria a melhor solução pro inverno, só vai gastar um pouquinho mais de luz... mas fora que o desumidificador trás beneficio pra familia toda, porque umidade mt elevada faz mal

Postado

@Rau Joselito cara se você se preocupa com isso e ta disposto a pagar, é a melhor opção pra lidar com umidade né... Aquecedores também diminuem a umidade, mas ai sua conta de luz... um ponto que tu colocou, é que se o ar não vai ficar muito seco... amigo, tenho uma solução perfeita... é só desligar ele por um tempo

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...