Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Glossário:

Dell = notebook da minha namorada (quando eu escrever somente Dell, é porque estarei me referindo ao Notebook que estou tentando fazer funcionar o SSD)

Acer = notebook de apoio

Boa tarde, meus caros.

Recentemente comprei um SSD para substituir o HD que tinha no notebook da minha namorada (Dell 4050). Dentro da realidade dos notebooks, é o que eu chamaria de um Upgrade.

Fiz a abertura do Dell, dei uma limpada, troquei pasta térmica, troquei o HD pelo SSD, fechei e, na hora de ligar, o SSD não "dava partida", digamos assim.

Desconfiei que tivesse feito besteira na montagem. Desmontei de novo, coloquei o HD antigo e, para minha surpresa (e certo alívio) o Notebook funcionou normalmente.

Aí fiquei com a possibilidade do SSD estar com problema. Vamos verificar, certo?

Peguei o SSD "Virgem", botei num outro notebook (vamos chamar ele de Acer daqui em diante) que tenho e, num misto de alívio com confusão, o SSD virgem funcionou. Prossegui com a instalação do Windows 10 nele e tudo ocorreu perfeitamente. O Acer deu boot depois, tudo certinho como manda o figurino.

Nessa de montar e desmontar, peguei o SSD que estava no Acer e tentei fazê-lo funcionar no Dell. Também não deu partida.

É como se o Dell se negasse a reconhecer qualquer SSD que eu coloque nele.

Agora, talvez o mais importante: por que não liga?

A mensagem que aparece é a seguinte (imagem abaixo)

image.png.07cb7f20b37696359c8b5b8838280407.png

Dei uma boa pesquisada e parece que essa mensagem de erro (PXE-E61) é quando o computador não consegue dar boot pela unidade que seria a normal (SSD, no meu caso) e daí tenta dar boot pelo cabo de rede (ou algo assim).

Nas minhas pesquisas, me deparei com a possibilidade de Atualizar a BIOS. Fiz isso. Atualizei para a versão A08. Inclusive, tive que forçar a atualização da BIOS pelo pendrive porque o Notebook tá com a bateria ruim, e, na hora de atualizar, ele não deixava proceder com a atualização porque uma queda de energia poderia comprometer o sistema. Mesmo assim, forcei a atualização, rezei pra não cair a energia e deu tudo certo. Na imagem abaixo há a tela da BIOS.

Em azul = versão da BIOS

Em vermelho = Fixed HDD (mais ao lado mostra que, aparentemente, ele reconheceu o SSD instalado, mostrando o modelo e tudo o mais - CT480BX500SSD1

image.png.4ad94f051afe8bf76fb3994e0ff87633.png

image.png.6b3801ab51d734a087865ddf5cc8148d.png

Ainda dentro daquilo que pesquisei, aparentemente a minha BIOS deveria aparecer assim

image.png.eb4852dd5a438999cbff53229711f0e3.png

Outros tópicos que talvez ajudassem (mas não ajudaram):

1 -  https://www.clubedohardware.com.br/forums/topic/1312647-notebook-não-dá-boot-no-sistema-pxe-e61-e-pxe-m0f/ --> Nesse caso, estão sugerindo que talvez seja um problema de conexão físico na porta SATA. Eu mexi várias vezes. Com o HDD funciona, com o SSD não (com nenhum SSD funciona).

2 - https://www.clubedohardware.com.br/forums/topic/1382071-dell-vostro-3500-não-inicializa/ --> Idem acima. Não é o SSD que está com problema, pois foi testado em outra máquina e funcionou perfeitamente.

3 - https://www.clubedohardware.com.br/forums/topic/1476122-dell-inspiron-n4050-como-habilitar-uefi-e-boot-seguro/ --> Acho que esse é o tópico que mais chegou perto de resolver o meu problema. Só tenho receio de que a solução seja a mesma, ou seja, a falta dela. =/

Já rodei tudo quanto é ferramenta de reparação de dano no sistema. Já mexi na ordem de boot. Já fiz de tudo, não sei mais o que fazer.

Caso alguém tenha alguma sugestão, aceito de bom grado.

Muito obrigado pela atenção.

Postado

Na BIOS costuma ter uma página onde mostra os HDs encontrados, modelo e características. As características podem ser editadas ou colocadas em automático. Caso esteja em configuração manual, altere para automático pois é fato que o armazenamento novo difere do anterior.

Postado

19 horas atrás, Kleber Peters disse:

Faz um teste. Baixa o Linux Mint, gera um pendrive de boot e tenta fazer a instalação. 

Farei isso.

19 horas atrás, Sérgio Lembo disse:

Na BIOS costuma ter uma página onde mostra os HDs encontrados, modelo e características. As características podem ser editadas ou colocadas em automático. Caso esteja em configuração manual, altere para automático pois é fato que o armazenamento novo difere do anterior.

Não existe tal opção, infelizmente.

A única página que chega o mais perto dessa a qual você se refere é esta da foto abaixo, mas somente o System Time e System Date são editáveis. O resto é fixo.

image.thumb.png.04d767c3bcff65be421c6a7094fa0e87.png

• 8 meses depois...
Postado

Boa noite,
Estou passando pela mesma situação agora no notebook do meu pai, que é desse mesmo modelo. Queria saber se o problema foi resolvido e como foi, pois estou pensando em voltar pro HDD. @Strolb

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...