Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

HD/SSD Direto no Roteador?


Posts recomendados

Ultimamente tenho considerado a possibilidade de comprar um roteador com um porta USB 3.2 ou 3.1 gen 1 (tp link ax50/ax73 ou ASUS AX86U) e conectar um HD ou sdd (de preferência) nele, não só para fazer um backup, mas deixar jogos que tanto eu quanto o meu irmão jogamos assim poupando espaço em nossos HDs que estão em nossos gabinetes, jogos que por sinal vão ficar por lá muito tempo, não pretendo instalar e desinstalar o tempo inteiro por sei que isso causa um desgaste no SSD, ainda mais visto que o jogos hoje em dia estão absurdamente grandes, mas pesquisando mais afundo vi que existe HDs específicos para NAS, e aqui vai minha primeira perguntar, posso colocar um HD comum ou até mesmo um melhor como de servidores (Seagate Exos)? se sim então não existe restrição quanto isso, eu posso colocar qualquer HD da seagate independente da linha em um PC ou nas sem grandes problemas de compatibilidade certo? e por ultimo, eu teria problemas a longo prazo conectando o HD ou SSDs diretamente nas porta USB do roteador? o que um Dock ou Station ou seja lá como chamam traz de beneficio? pois 1k é meu orçamento, e a maioria passa facilmente dessa quantia. gostaria de saber qual escolher, por que, prós e contras de cada um. pois se não houver muita diferença, talvez eu conecte os HDs diretamente no roteador que pretendo comprar e desligo quando não tiver usando.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
  1. Geralmente a performance de leitura/escrita é bem menor que o disco instalado localmente, por exemplo tenho um MIR3G com HD e porta 3.0 e a velocidade não passa dos 32MB/s, sendo que o disco passa na USB acima disso.
  2. SSD traria uma pequena vantagem no acesso, mas ainda assim ficaria capado por causa da performance. Os roteadores geralmente são projetos para ser eficientes, processadores para gerenciar transferências geralmente consomem não apenas processamento, mas RAM também. (Por exemplo para obter boa confiança e velocidade no FreeNAS é preciso ter alguns Gigabytes de RAM ECC)
  3. Os HDs de servidores geralmente tem um controle de qualidade melhor, mas são mais caros. Tanto que sua garantia geralmente é maior. Na experiência que tive em NAS utilizar HDs Corporativos sempre apresentam maior vida útil (Já vi conhecido com NAS e HDs WD Blue terem vida útil curta, cerca de 2 anos. Já os RED passaram de 4 anos sem problemas, que acabaram aposentados pois o NAS sofreu upgrade.) Os HDs de NAS geralmente possuem um firmware diferente também, ao menos era o que li em reviews. (Por exemplo o HD para desktop estava funcionando normal, mas no NAS ele acusava observação. No caso parece que a escrita estava com performance em ms abaixo do padrão e para o NAS era uma das métricas para avaliar o status do HD. Ao ler, parece que o firmware para NAS usa um recurso que gera menos atrasos e por isso em condições semelhantes não gera o alarme)
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

O principal problema é que um roteador gigabit estará limitado a transferência máxima de ~125MB/s (um HD comum chega a ~200MB/s de leitura sequencial), e isto contando como um todo. Ou seja, tá utilizando o HD + internet? Terá congestionamento no tráfego.

Para backup de arquivos é válido, inclusive recomendaria os HDs do tipo DVR (Skyhawk da Seagate), são mais baratos que os Ironwolf, Exos, etc e com alta durabilidade. Em contrapartida são mais lentos.

 

Se quer desempenho taca dois SSDs, um em cada PC. Com 1000 reais você compra dois BX500 480GB por exemplo e sobra troco.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Obrigado pela respostas dos dois. dwatashi eu acredito que eu consiga 1gb/s sem problema tendo em vista o roteador ser triple core 1,5 GHz. e no caso de possível perda velocidade uma station como aquelas da synology talvez ajudaria com 1GB DDR3. em todo caso, eu irei comprar o SSD de qualquer forma visto o tanto de jogos que tenho (alguns ultrapassam 50gb com facilidade), tenho um HD 2tb quase cheio. então o SSD viram de qualquer jeito, a questão é que eu compartilho algum desses jogos com o meu irmão, e conforme mais PC usam os mesmo arquivos achei conveniente ter um NAS pensado em algo a longo prazo. lembrando, jogos esse que já rodam super bem em um HD de 2 tb da seagate. então compraria um SSD mas pelo fato de não quebrar facilmente caso acha queda ou algo do gênero. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 8 meses depois...

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

 

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!