Ir ao conteúdo

Placa de video não esta usando 100%

Ir à solução Resolvido por pedraohf,

Posts recomendados

Postado

Minha config é: i3 4140 + GTX 750ti + 8GB ram. 

Meu problema é estranho, eu comprei esse PC de um amigo e uma semana antes ele jogava csgo a 100 , 200 fps, agora comigo ele roda a 20 fps, com drivers atualizados e verifiquei se o PC estava reconhecendo a placa, e sim ele reconhece normalmente, fui ver no MSI afterburner e vi que o uso da gpu dentro da partida é de 1% a 15% , sendo que fica na média de 9% quase todo tempo, e isso acontece com o lol tambem, no meu PC antigo que era um Q9300 com 6gb de ram e uma gt1030 rodava a 70 fps, agora com esse meu roda a 20 ou 30. O mais estranho é que em outros jogos como dead by daylight , roda no alto a 60 fps cravado, battlefield 1 no low roda a 60 , 50 fps. Fui atras pra ver o que pode ser, mas não encontrei nada que poderia resolver o meu caso. Vocês tem alguma ideia doque pode ser ?

image.png.482d53e127f5238d914ffa8a538e79fd.pngimage.png.abd293daec1baecc8bfafb82093121ad.pngimage.png.8955bc2fe401c923837cea4dc3229449.pngimage.png.a1a93ba2023a06654ff219d89e2302ce.png

Postado

@pedraohf Olá, como este processador não é recente, ele pode estar dando gargalo na placa de vídeo, não deixando ela rodar na potência máxima.

E como sua memória RAM não tem uma frequência muito boa, o processador pode não estar "conversando" muito bem com a placa de vídeo.

Qual a frequência exata da sua RAM?

Recomendo ativar o XMP se sua placa-mãe for compatível com overclock.

Postado

@Murilo1BR Então não sei ver muito bem, mas acho que cada uma é 800 MHz, eu sei q é  pouco mas não sabia que poderia ser o problema. E sobre o processor e a placa de video eu pensava que os dois eram da mesma época e não tava levando em consideração o gargalo, mas é estranho porque o meu amigo conseguia jogar cs com fps alto com esse mesmo PC, mas isso ano passado.

image.png

• Membro VIP
Postado

Todos os drivers instalados, chipset da placa-mãe e GPU atualizados? Pois se parou de funcionar da forma correta é alguma coisa que vcs alteraram aí que originou o problema.

Não tem superaquecimento do CPU?

Postado

@pedraohf Você pegou o PC dele, formatou, e não funcionou mais direito, é isso? Se for, é algum driver de vídeo que tu pos errado. Não usa  o geforce experience, usa só o driver da sua placa, acho que deve ser o 457. 

8 minutos atrás, pedraohf disse:

@Paulo Ricardo Lauxen Vish não tenho noção de como fazer isso, restauração você diz os pontos antes do PC ser formato ?

Pontos de restauração geralmente se criam na hora que tu faz atualizações, instala pogramas, etc. Se tu pegou o PC dele e formatou limpo, não vai ter ponto nenhum.

Se é só nesse jogo, pode ser alguma opção dentro dele também. Vai nas configurações dele e reseta pro padrão original. Você mediu o uso do CPU dentro do jogo? Fica em quantos %?

Postado
38 minutos atrás, Murilo1BR disse:

@pedraohf Olá, como este processador não é recente, ele pode estar dando gargalo na placa de vídeo, não deixando ela rodar na potência máxima.

E como sua memória RAM não tem uma frequência muito boa, o processador pode não estar "conversando" muito bem com a placa de vídeo.

Qual a frequência exata da sua RAM?

Recomendo ativar o XMP se sua placa-mãe for compatível com overclock.

@Paulo Ricardo Lauxen Exatamente isso, ele formatou e me deu, dai atualizei pelo geforce experience, vou tester com esse driver ai, é alguma versão especifica desse 457 ? tem algum numero após ?

Postado

@pedraohf 457 é a versão que o Windows 10 pôe no seu computador automaticamente ao formatar, quando você tem essa placa. Eu também tenho ela. Se você for no site da NVIDIA e baixar por elá eles vão te oferecer a 471. Não me lembro qual a versão exata. Pode me dizer em quantos % de uso fica o processador durante o CS go

• Membro VIP
Postado

@pedraohf Formatou o PC... E não havia citado isso anteriormente. Mexeu dentro do PC tmb, trocou pasta térmica? Cooler foi bem fixado?

Tem 1001 motivos pra não estar funcionando a contento. Eu começaria pelos drivers, é o erro mais básico e simples de resolver.

Postado

@Paulo Ricardo Lauxen fica entre 80 a 60 % de uso, e não foi mexido no PC, foi formatado pela recuperação do Windows, e se fosse pasta termica eu acho que esquentaria o processodor, mas ele fica em 30 graus a média. Primeiro vou testar colocar o driver 457

Postado

@pedraohf Mas e os programas do resto do Windows? jogos não se baseiam só em driver de vídeo. o que eu posso te recomendar, é fazer uma formatação 100% limpa, com o Windows 10, aquele baixado direto da microsoft, e não instalar nada nele, deixar só as atualizações do próprio Windows. Se algum jogo pedir alguma DLL, ai você vai atrás, mas não atualiza nada.

Postado

@Paulo Ricardo Lauxen A isso ja não sei, mas programa que eu sei que mexe nas peças é só o geforce experience que atualiza o driver, de resto pelo q eu saiba não tem mais nenhum programa e tem o msi afterburner mas acho que esse não interfere em nada. De resto é programas normais que eu uso pra faculdade, tipo compiladores de linguagem de programação, etc...

Postado

@Paulo Ricardo Lauxen Na verdade não é só no cs, o league of legends roda mal também, o minecraft que é mt mais leve também roda mal, mas o minecraft é muito mal otimizado então pode ser um pouco por isso. 

Enfim , vou tentar baixar o driver 457, e digo se funcionou, muito orbigado por enquanto.

Postado

Primeiro, baixe e instale o HWmonitor, deixe ele aberto  minimizado, ele mostra os valores minimos médios e máximos do seu sistema. Depois jogue normalmente e tente fazer dar o problema, depois de usar bastante na ''ferida'" ( no problema) saia do jogo, maximize o hwmonitor.

De prints de todas as informações de clocks e temperaturas do processador e poste aqui, vá também lá em baixo na placa de video e bata print de lá também e poste aqui.

Postado

Atualização: 

o que houve nos meus testes...

1° - Minha placa estava com a versão 471.68 do drive, decidi desinstalar para instalar a versão 457 pois o paulo recomendou. Quando eu desinstalei o drive, o PC pediu para reiniciar, quando reiniciou o drive voltou para a versão 471.41 eu abri o jogo por curiosidade e estava rodando muito bem, 60fps+ e a placa estava trabalhando em 60/80% , isso no cs, lol e outros, Maas por curiosidade eu fechei e abri de novo os jogos, e infelizmente o problema voltou, a placa baixou sua porcentagem para 9% em todos os jogos.

2° - Então após isso eu desinstalei o driver versão 471.41 e instalei a versão 457.58, reiniciei o PC e testei os jogos, e voltou a rodar bem e a placa trabalhando em % alta, mas eu testei de novo e fechei e abri os jogos, e voltou o problema, placa trabalhando pouco com fps baixo

3° - Por desencargo de consciência eu testei os driver 457.31 e 457.09 e continua o problema. 

Então duas vezes que a placa voltou a trabalhar e conseguiu % alta, quando voltou para o driver 471.41 depois que reiniciei, e quando atualizei para o driver 457.51 e reiniciei novamente. voce tem alguma ideia.

Além que eu fui testar o PUBG e roda muito bem, com a placa trabalhando de 70 a 100% , kkkkk olha gente eu não entendo mesmo o que ta rolando...

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!